William T. Stead
É tão difícil para os espíritos
voltarem para a Terra como é para vocês penetrarem nos reinos dos espíritos.
Não temos mais a faculdade dos
viventes na substância física. Isso nos foge, assim como as substâncias dos
planos superiores fogem de vocês.
Temos impressões e sensações
análogas as de vocês − mas tão diferentes. Temos luzes, cores e sons, mas eles
apenas distantemente se assemelham àqueles que conhecem como tais. Temos
necessidades que nos lembram de sede, fome e sono, mas que são mais
necessidades da inteligência do que do corpo.
A despeito de todos nossos
desejos de responder aos seus apelos, somos muitas vezes impedidos de fazer
como esperamos, pelas diferenças dos planos.
Sempre direi que é mais fácil
para você ir aos EUA do que nós irmos até você. O sono permite-lhe a entrar em
contato conosco mil vezes melhor do que pode todos os médiuns no mundo, e a
ajuda que somos capazes de dar-lhe deste modo é de longe mais preciso e eficaz.
Faculdades espirituais do homem
Médiuns são realmente apenas
intérpretes medíocres dos espíritos, um meio casual pelo qual são obrigados a
ajudar a si mesmos enquanto esperam por algo melhor − quero dizer, até os
sentidos espirituais que devam completar os sentidos físicos terem se
desenvolvido nos seres humanos. É anormal que os mortos tenham de voltar ao
físico, como são obrigados quando se manifestam. As almas dos mortos,
excetuando o primeiro período após a morte, nada têm a fazer com a Terra
diretamente, pois sua evolução espiritual os leva para bem longe daquela baixa
esfera onde a humanidade luta.
É o homem quem deve ir aos
espíritos ao desenvolver em si mesmo suas faculdades espirituais. E tal
capacidade a todos é dada. Possuem os embriões das faculdades espirituais cujas
ações resultam em intuição, inspiração e impulsos, as origens dos quais não
sabem como traçar, pois estão imersos no próprio corpo físico, vivendo apenas
para ele e não tomando conhecimento de sua alma.
Agem e pensam como se fossem homens
físicos para sempre e, muito raramente, como se fossem e continuassem a ser
espíritos, contudo, são sempre espíritos, mesmo quando estão em corpos físicos.
A alma seria mais sensível se se ocupassem mais com isso e os mortos
manifestar-se-iam melhor.
Como as mensagens são afetadas
Voltando aos médiuns. Eles são,
no máximo, um meio medíocre de correspondência. Os pensamentos transmitidos por
eles são embaralhados pelo peso de seus corpos físicos e deformados pela
resistência de seus cérebros. Estão em perigo de espíritos maliciosos e quanto
mais inteligente e malévolo o espírito é, maior é o perigo.
Tirando inteiramente os perigos
e considerando apenas as mensagens, descobrirá que são muitas vezes distorcidas
quando são dadas pelo intermédio de um médium.
Se o espírito manifestante quer
ele mesmo explicar certos fatos de uma natureza complicada − como, por exemplo,
a constituição espiritual do homem − e se ele quer desenvolver noções que não
são ainda genericamente aceitas pelas pessoas, ele encontrará intransponíveis
obstáculos, e a mensagem sairá insuficiente e mutilada. Como estilo da relação,
o maior escritor apenas obterá escritos banais de um médium sem cultura.
Há terríveis obstáculos para
transpor quando devemos usar um corpo estranho como intermediário (como quando
um médium está em transe).
Muitas vezes acontece de
parcialmente perdermos algumas de nossas faculdades e estamos em tortura quando
expressamos uma ideia que, sob a forma que é dada mais tarde pelo médium,
falham em nos fazer reconhecer ou o reconhecimento é apenas sutil.
Não é nossa falta, ou do médium,
se as personalidades terrícolas sufocam e constrangem-nos.
Auras dos Médiuns
Vou tentar dizer algo sobre as
auras dos médiuns. Sabem que é a radiação de seus fluidos que se dá o nome de
"aura"[2]. A
qualidade da aura difere grandemente em diferentes pessoas. Algumas têm uma
irradiação que é muito poderosa, elevam-se bastante e protegem o médium, como
se ele estivesse dentro de uma concha. Em tais casos, é difícil para os
espíritos o alcançarem. Quando se aproximam, são repelidos como se por uma
corrente elétrica. Não podem tomar posse do médium e são forçados a trabalhar
de outra maneira.
É sabido que se há dois pianos
na mesma sala afinados iguais e se tocar uma tecla em um, a mesma tecla no
segundo vibra em harmonia com a primeira. Então, no caso de uma aura de longo
alcance, os fluidos espirituais devem ser postos de acordo com os do médium, a
fim de fazer com que os fluidos do médium vibrem em concordância com o do
espírito.
Se o médium é muito sensível e o
espírito é capaz, resultados bons e, às vezes, excelentes serão obtidos. Este é
o caso com a mediunidade indireta ou "intuitiva". Chamo de
"indireta" por que o espírito não pode tomar posse do médium, pois só
pode trabalhar de certa distância dele. Devido a isso que as comunicações
recebidas "intuitivamente", embora maiores, mais desenvolvidas e
muitas vezes mais elevadas comunicações são menos precisas do que aquelas
através de um médium "direto".
Poucos fatos, distintos das
noções, são enviados através de médiuns deste tipo. Vibrações de fatos, tais
como nomes e datas, não são da mesma natureza das vibrações que transmitem
pensamentos morais ou metafísicos. Elas são de um plano mais material e são de
uma onda muito curta para alcançar o centro sensível de um médium que tem uma
aura poderosa. Em comunicações "intuitivas", o espírito permanece
longe do médium, no outro aspecto sua irradiação, de onde apenas as vibrações
que são suficientemente longas, podem alcançar a mente do médium.
Médiuns "intuitivos"
não estão em contato com espíritos inferiores. Eles podem apenas se comunicar
com espíritos suficientemente avançados.
Suas auras, ou conchas
protetoras, não são facilmente penetradas.
Penetrando a concha
Médiuns cujas auras são facilmente
penetráveis atraem mais espíritos, e quanto mais permeável é a aura, mais
precisas serão as manifestações. Se um espírito é capaz de entrar inteiramente
dentro da aura de um médium, ele pode lembrar aos seus ouvintes exatamente os
fatos sobre sua existência terrícola, pois ele é o mestre incontestável dos
órgãos do médium. Ele pode tomar controle total do corpo durante um transe
completo e parcial em um semi-transe, quando o médium permanece consciente.
Geralmente, a aura pode apenas
ser penetrada em um ponto. Por exemplo, o psicógrafo que pode dar mensagens em
uma língua ignorada por ele, não pode ver as visões dadas ao clarividente ou
escutar as palavras ditas ao clariaudiente.
Uma certa quantidade de fluido
etérico[3]
é tomado do corpo físico para movimentar
objetos, para girar as mesas etc. Se a aura do médium é facilmente penetrável,
o fenômeno será de um tipo inteligente; se a aura for difícil de influenciar,
os movimentos efetuados serão de pouca inteligência.
No momento, o médium cuja aura pode
ser penetrada por espíritos está exposto a muitos perigos, pois a porta está
aberta a todos os tipos de influência, e se sua vontade for débil ou sua
moralidade dúbia, ele se tornará vítima de espíritos errantes maliciosos. Para
isso, pode ser vítima sem ir a sessões. Muitas pessoas possuem auras facilmente
penetráveis e são influenciadas por entidades que são atraídas a elas por suas
vontades instáveis e seus maus pensamentos.
Padrão moral elevado é a melhor proteção
As duas grandes classes de médiuns
− a indireta ("intuitiva") e a direta (aqueles através dos quais
efeitos físicos são produzidos) − são divididas e subdivididas, de acordo com a
natureza de seus fluidos e da qualidade de suas mentes.
Sra.
Piper[4],
por exemplo, uma médium cuja aura era admiravelmente permeável, tinha ao mesmo
tempo um padrão moral elevado e uma inteligência bem desenvolvida; ela era
praticamente inalcançável aos espíritos malévolos. Outros, cujas auras são
menos permeáveis que a dela, são vítimas pelas terríveis influências devido
suas débeis vontades e baixa moral.
Quando um médium tem uma aura
que pode ser penetrada, espíritos são capazes de entrar em seu ser psíquico com
grau de facilidade de acordo com a afinidade entre o espírito e o médium.
Um espírito de elevado caráter
não pode se aproximar de um médium muito material sem sofrer como se asfixiado,
por vezes perto de se tornar inconsciente; mas, com o mesmo médium, um espírito
grosseiro poderia se sentir bem à vontade. Por outro lado, com um médium de um
tipo mais refinado, o espírito grosseiro se sentiria como um camponês em uma
sala de desenho, ele não saberia como agir.
Alguns médiuns têm fluidos que
estão em harmonia com apenas uma categoria de espíritos e só podem produzir
fenômenos quando trabalham com tal categoria. Outros possuem fluidos adaptáveis
e podem entrar em comunhão com muitos tipos de entidades espirituais.
[1] COMUNICAÇÕES COM O OUTRO MUNDO − OS MÉTODOS CERTOS E
ERRADOS - Psicografado por MADAME HYVER
[2] Precisamente o que é a aura ainda está além do poder
da ciência dizer, embora investigações agora em progresso prometam
consideravelmente estender o conhecimento. Na pesquisa psíquica, a aura é dita
como uma influência ou irradiação da alma, ou corpo psíquico. O Century
Dictionary assim a define: "uma substância imponderável supostamente
emanada por todos os seres vivos, constituída de uma essência sutil do
indivíduo, como meio de manifestação do que é chamado magnetismo animal, e
também um meio da operação do hipnotismo, clarividência e poderes
sonambúlicos".
[3] Fluido etérico significa o "plasma", ou
forma psíquica da matéria, descrita pelo Dr. Crawford, de Belfast, em seu livro
The Psychic Structures at the Goligher Circle (As Estruturas Psíquicas
na Corrente Goligher, sem tradução em português), e por Dr. Gustave Geley,
cientista francês, em From the Unconscious to the Conscious (Do
Inconsciente ao Consciente, igualmente sem tradução em português). Esta
substância, afirmam, enquanto permanecendo invisível à vista normal, pode, às
vezes, ser tocada e já foi fotografada (há reproduções no livro do Dr.
Crawford) e também pesada. É com ela que, de acordo com Dr. Crawford, sob
certas condições, objetos podem ser movidos sem a causa ser visível pelos
observadores.
[4] A Sra. Piper era a médium em um grande número de
sessões realizadas entre 1887 e 1911 por membros das Sociedades Britânicas e
Americanas de Pesquisas Psíquicas, estando entre os investigadores Sir Oliver Lodge,
Professor William James
e Professor Romaine Newbold. Registros dessas sessões ocupam todo o volume 28 e
parte dos volumes 6, 7, 13, 14, 15, 16, 22, 23 e 24 dos Anais da Sociedade
Britânica de Pesquisas Psíquicas. Foi acordado, depois de exaustivos testes
feitos, que a perda de sua consciência em transe era completa, e que quando
acordava ela de nada se lembrava do que havia ocorrido no estado de transe. Ela
ainda está viva, (faleceu em 1950) mas sua mediunidade de transe chegou ao fim
em 1911.
Nenhum comentário:
Postar um comentário