Allan Kardec
(Terceiro artigo –
Vide os números de fevereiro
e março
de 1858)
Não é de nosso conhecimento que
o Sr. Home tenha feito aparecer, pelo menos visivelmente a todos, outras partes
do corpo além das mãos. Cita-se, entretanto, um general, morto na Criméia, que
teria aparecido à sua viúva e visível somente a ela; mas não pudemos constatar
a realidade do fato, sobretudo no que diz respeito à intervenção do Sr. Home em
tal circunstância. Limitar-nos-emos apenas àquilo que pudermos afirmar. Por que
mãos, de preferência a pés ou a uma cabeça? É o que não sabemos e ele próprio ignora.
Interrogados a respeito, os Espíritos responderam que outros médiuns poderiam
fazer aparecer o corpo inteiro; aliás, não é isso o ponto mais importante; se
só as mãos aparecem, as demais partes do corpo não são menos evidentes, como se
verá dentro em pouco.
A aparição de uma mão geralmente
se manifesta, em primeiro lugar, sob a toalha da mesa, através de ondulações
produzidas ao percorrer toda a sua superfície; depois se mostra à borda da
toalha, que ela levanta; algumas vezes vem postar-se sobre a toalha, bem no
meio da mesa; frequentemente, toma um objeto e o leva para baixo da toalha.
Essa mão, visível para todo o mundo, não é vaporosa, nem translúcida; tem a cor
e a opacidade naturais; no punho, termina de maneira vaga, mal definida; se é
tocada com precaução, confiança e sem segunda intenção hostil, oferece a
resistência, a solidez e a impressão de uma mão viva; seu calor é suave, úmido
e comparável ao de um pombo morto há cerca de meia hora. Não é de forma alguma
inerte, porquanto age, presta-se aos movimentos que se lhe imprime, ou resiste,
acaricia-vos ou vos aperta. Se, ao contrário, quiserdes pegá-la bruscamente e
de surpresa, somente encontrareis o vazio. Uma testemunha ocular narrou-nos o
seguinte fato que com ela se passou. Tinha entre os dedos uma campainha de
mesa; uma mão, a princípio invisível, pouco depois perfeitamente visível, veio
pegá-la, fazendo esforços para arrancá-la; não o tendo conseguido, passou por
cima para fazê-la escorregar; o esforço da tração era muito sensível, qual se
fora mão humana. Tendo querido segurar violentamente essa mão, a sua só
encontrou o ar; havendo retirado os dedos, a campainha ficou suspensa no espaço
e veio pousar lentamente no assoalho.
Algumas vezes há várias mãos. A
mesma testemunha contou-nos o fato que se segue. Várias pessoas estavam
reunidas em torno de uma dessas mesas de sala de jantar que se separam em duas.
Golpes são batidos; a mesa se agita, abre-se por si mesma e, através da fenda,
aparecem três mãos, uma de tamanho natural, muito grande outra, e uma terceira
completamente felpuda; toca-se nelas, apalpa-se-lhes, elas vos apertam a mão,
depois se esvanecem. Na casa de um de nossos amigos, que havia perdido um filho
de tenra idade, é a mão de um recém-nascido que aparece; todos a podem ver e
tocar; essa criança acomoda-se no colo da mãe, que sente distintamente a
impressão de todo o seu corpo sobre os joelhos.
Frequentemente, a mão vem pousar
sobre vós. Então a vedes ou, se não o conseguis, percebeis a pressão de seus
dedos; algumas vezes ela vos acaricia, em outras vos belisca até provocar dor.
Na presença de várias pessoas, o Sr. Home sentiu que lhe pegavam o pulso, e os
assistentes puderam ver-lhe a pele puxada.
Um instante depois ele sentiu
que o mordiam e a marca da impressão de dois dentes ficou visivelmente
assinalada durante mais de uma hora.
A mão que aparece também pode
escrever. Algumas vezes ela se coloca no meio da mesa, pega o lápis e traça
letras sobre um papel especialmente colocado para esse fim. Na maioria das
vezes leva o papel para debaixo da mesa e o traz de volta todo escrito. Se a
mão permanece invisível, a escrita parece produzir-se por si mesma. Obtêm-se,
por esse meio, respostas às diversas perguntas que se quer fazer.
Um outro gênero de manifestações
não menos notável, mas que se explica pelo que acabamos de dizer, é o dos
instrumentos de música que tocam sozinhos. Em geral são pianos ou acordeões.
Nessas circunstâncias, vê-se
distintamente as teclas se agitarem e o fole mover-se. A mão que toca ora é
visível, ora invisível; a ária que se ouve pode ser conhecida e executada a
pedido de alguém. Se o artista invisível é deixado à vontade, produz acordes
harmoniosos, cujo efeito lembra a vaga e suave melodia da harpa eólica. Na
residência de um de nossos assinantes, onde tais fenômenos se produziram muitas
vezes, o Espírito que assim se manifestava era o de um rapaz, falecido há algum
tempo, amigo da família e que, quando vivo, possuía notável talento como
músico; a natureza das árias que preferia tocar não deixava nenhuma dúvida
quanto à sua identidade às pessoas que o haviam conhecido.
O fato mais extraordinário desse
gênero de manifestações não é, em nossa opinião, o da aparição. Se fosse sempre
vaporosa, concordaria com a natureza etérea que atribuímos aos Espíritos; ora,
nada se oporia a que essa matéria etérea se tornasse perceptível à vista por
uma espécie de condensação, sem perder sua propriedade vaporosa. O que há de
mais estranho é a solidificação dessa mesma matéria, bastante resistente para
deixar uma impressão visível em nossos órgãos. Daremos,
em nosso próximo número, a explicação desse singular fenômeno, conforme o
ensinamento dos próprios Espíritos. Limitar-nos-emos, hoje, a deduzir-lhe uma
consequência relativa ao toque espontâneo dos instrumentos de música. Com
efeito, desde que a tangibilidade temporária dessa matéria eterizada é um fato
constatado; que, nesse estado, uma mão, aparente ou não, oferece bastante
resistência para exercer pressão sobre os corpos sólidos, nada há de espantoso
em que possa exercer pressão suficiente para mover as teclas de um instrumento.
Por outro lado, fatos não menos positivos atestam que essa mão pertence a uma
inteligência; nada, pois, de admirar que tal inteligência se manifeste por sons
musicais, como o pode fazer pela escrita ou pelo desenho. Uma vez entrados
nessa ordem de ideias, as pancadas, o movimento dos objetos e todos os
fenômenos espíritas de ordem material se explicam naturalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário