KM Wehrstein
James G. Matlock (nascido em
1954) é um antropólogo americano e pesquisador líder em reencarnação. Ele
adotou uma abordagem abrangente, multicultural e interdisciplinar para estudos
de reencarnação e desenvolveu uma teoria sobre como isso acontece, a “teoria processual
da alma”.
Vida e carreira
Primeiros Anos e Estudos Universitários
James G.
Matlock nasceu em 1º de junho de 1954 em Hanover, New Hampshire, EUA, filho
do diplomata americano Jack F. Matlock Jr. e sua esposa Rebecca, a mais velha
de cinco filhos. O emprego de seu pai exigiu muitas mudanças internacionais:
Matlock viveu quando criança em cinco países além de sua América natal:
Áustria, Alemanha Ocidental, União Soviética, Gana e Tanzânia. Ele estima ter
visitado mais de trinta nações[2].
Matlock obteve um bacharelado em
inglês pela Emory University em 1977. Ele quase adquiriu um segundo bacharelado
em psicologia, antes de ser desencorajado pelo behaviorismo e materialismo que
estava aprendendo. Sua primeira ambição era ser um escritor criativo; ele se lembra
de ter ditado histórias para sua mãe antes de aprender a escrever[3].
Incapaz de progredir na ficção, ele visitou sua biblioteca local em Arlington,
Virgínia, em busca de ideias para escrever não-ficção e encontrou livros sobre
reencarnação, um tópico que o intrigava anteriormente.
Entrada na Parapsicologia
Matlock começou a coletar
relatos de regressão a vidas passadas, registrando cada um em detalhes em uma
ficha. Ele notou os livros de Ian
Stevenson nas estantes da biblioteca, mas os deixou até terminar sua
análise das contas de regressão. Quando se voltou para Stevenson, ficou
impressionado com o rigor científico do trabalho realizado em sua pesquisa de
campo em casos espontâneos, com ênfase na investigação cuidadosa e documentação
de evidências e verificação de alegadas memórias de vidas passadas. Matlock
decidiu adotar uma abordagem científica semelhante. Ele se envolveu com a
parapsicologia, assinando jornais e participando de conferências[4].
Biblioteconomia
Em 1983, Matlock iniciou um
trabalho de pós-graduação em biblioteconomia na Universidade de Maryland,
concentrando-se em arquivos. Ele recebeu seu MLS em 1985 e foi oferecido o
emprego de bibliotecário e arquivista na “American Society for Psychical Research”
(ASPR) em Nova York. Em 1989, ele foi contratado para organizar a coleção do
Laboratório de Parapsicologia de JB Rhine na Duke University em Durham,
Carolina do Norte.
Para seu trabalho de
biblioteconomia, Matlock escreveu uma pesquisa de coleções de arquivos em
parapsicologia, que foi publicada posteriormente[5].
Enquanto trabalhava como bibliotecário e arquivista da ASPR, começou a escrever
artigos sobre a história da parapsicologia e sobre a reencarnação[6].
Ele publicou a introdução de seu inventário dos Registros do Laboratório de
Parapsicologia de Rhine em 1991[7].
Antropologia
Insatisfeito com a carreira de
arquivista, Matlock começou a estudar para um mestrado em antropologia no
Hunter College da City University de Nova York. Ele recebeu seu PhD na Southern
Illinois University em Carbondale em 2002 e em 2004 foi para o Rhine Research
Center em Durham, Carolina do Norte, por dois anos.
Nessa época, Matlock era casado
e tinha uma filha, Cristina. Aos três anos, ela começou a dizer que se lembrava
de uma vida passada. Ele discutiu suas memórias com ela quando ela ficou mais
velha; isso lhe deu a oportunidade de testar algumas de suas ideias, e ele
credita essas trocas como uma importante influência em seu pensamento[8].
Matlock reside em Booneville, Tennessee,
EUA.
Pesquisa de reencarnação
Atividades
No Hunter College, Matlock
aprendeu rapidamente que os povos tribais em todo o mundo acreditavam na
reencarnação, o que em alguns casos informava seus costumes sociais. Ele
planejou fazer disso o tópico de todos os seus trabalhos de conclusão de curso,
bem como de sua tese de mestrado[9].
Em 1990, ele publicou um artigo sobre reencarnação, nomeação e padrões de
herança entre os índios Tlingit e Kwakuitl[10],
junto com outros de abordagem antropológica, incluindo um índice de crenças de
reencarnação entre sociedades tribais norte-americanas em coautoria com a
antropóloga e pesquisadora de reencarnação Antonia
Mills[11] .
Matlock publicou regularmente
sobre reencarnação no início dos anos 1990, incluindo uma contribuição para Advances
in Parapsychological Research 6 , de Stanley Krippner , que delineava as
descobertas da pesquisa sobre reencarnação e as defendia contra os críticos.
Este artigo foi o primeiro grande trabalho de apoio à pesquisa de reencarnação
de Stevenson[12].
Em 2011, Matlock foi convidado a
escrever uma revisão histórica da obra clássica de Stevenson, Twenty Cases
Suggestive of Reincarnation , para o Journal of Scientific Exploration[13]
, e a ministrar um curso de reencarnação em um programa de pós-graduação
proposto em parapsicologia na Atlantic University. O programa não aconteceu,
mas Matlock concluiu o desenvolvimento do curso mesmo assim e começou a
ensiná-lo online em 2014 sob o título Signs of Reincarnation[14].
Em 2014, Matlock fundou o único
grupo no Facebook dedicado à discussão da reencarnação usando a abordagem
científica, também intitulado Signs of Reincarnation, que ele continua a
administrar. Tornou-se o maior grupo de reencarnação no Facebook, com mais de
30.000 membros até o momento.
Em 2016, publicou um livro sobre
casos de reencarnação infantil em colaboração com o psicólogo e parapsicólogo
Erlendur Haraldsson , intitulado I Saw A Light and Came Here: Children's
Experiences of Reincarnation . Ele participou de um debate escrito com
autores céticos conduzido pelo Journal of Parapsychology em uma seção
especial de resenhas de livros editada por John Palmer em 2016[15],
(a primeira grande publicação sobre a teoria da sobrevivência realizada por
este jornal). Desde 2017, Matlock contribuiu com muitos artigos para a Enciclopédia
Psi sobre reencarnação e outros tópicos (veja em Obras, abaixo). Cada vez
mais nos últimos anos, ele empreendeu investigações de casos individuais de
reencarnação.
Matlock transformou suas
palestras do curso 'Signs of Reincarnation' em um livro, apresentando-o com um
forte caso infantil que ele mesmo investigou e adicionando outro material novo,
e o publicou em junho de 2019 sob o título Signs of Reincarnation: Exploring
Beliefs, Cases, and Theory . Ele considera isso o ponto culminante de seu
trabalho até agora[16].
Teoria Processual da Alma
Matlock mantém o objetivo de
muitos outros na parapsicologia: convencer cientistas de fora do campo a
reconhecer sua validade e aprender sobre seus resultados de pesquisa. Sentindo
que uma teoria da reencarnação era crucial para tal aceitação, ele propôs o que
chama de 'teoria processual da alma', baseada em grande parte nos dados de
casos infantis de Stevenson e outros pesquisadores, e desenvolvida em seu curso
e livro Signs of Reincarnation.
A teoria sustenta que o que
sobrevive à morte é a mente, alma, psique ou fluxo de
consciência, termos que Matlock usa de forma intercambiável. É composto de
ambos o que Frederic
W.H. Myers chamada de mente supraliminar (ou consciência desperta) e mente
subliminar (subconsciente). Informações de todos os tipos – memórias de fatos e
experiências, habilidades, hábitos, preferências, emoções e resíduos de lesões
físicas, que podem então se manifestar na reencarnação como marcas de nascença
que se assemelham a cicatrizes – são mantidas permanentemente na mente
subliminar. A mente subliminar personaliza cada novo corpo por meio de ações
psicocinéticas que afetam o genoma, os tecidos, o cérebro e os aspectos
fisiológicos, enquanto a mente supraliminar passa por um 'reset' ao entrar em
associação com cada novo corpo, perdendo a capacidade de recuperar informações
lembradas de antes do início da nova vida. No entanto, o material do
subconsciente pode continuar a influenciar o comportamento e, de tempos em
tempos, pode surgir na consciência como memórias de vidas passadas.
A teoria da alma processual
rejeita o karma retributivo como um mecanismo ativo, embora Matlock reconheça o
que ele chama de "karma processual", a transferência de disposições e
conflitos psicológicos de uma vida para outra. A teoria rejeita também a
possibilidade de que a reencarnação possa ocorrer entre espécies que não podem
cruzar, argumentando que a consciência evoluiu junto com o corpo físico. Também
não apoia as ideias da Nova Era de 'grupos de almas', planejamento de vida
detalhado e aprendizado ou desenvolvimento espiritual obrigatório, evidência
para a qual Matlock não vê nos casos que ele e outros pesquisadores estudaram.
No entanto, entende que a reencarnação desempenha um papel na adaptação das
espécies e, portanto, na evolução[17].
Posições Atuais
Matlock é editor associado e
membro do conselho editorial do Journal of Scientific Exploration desde
o início de 2022 e faz parte do conselho editorial do Journal of Near-Death
Studies desde 2020. Ele também é pesquisador da Parapsychology Foundation ,
Inc.
Prêmios
Matlock ganhou o 2021
Parapsychological Association Book Award por sua visão abrangente da
pesquisa sobre reencarnação, Signs of Reincarnation: Exploring Beliefs,
Cases, and Theory, publicado em 2019.
Obras
livros
§ I Saw A Light And Came Here: Children’s Experiences of
Reincarnation (2016, segundo autor,
com Erlendur Haraldsson). Hove, Reino Unido: White Crow Books.
§ Signs of Reincarnation: Exploring Beliefs, Cases, and
Theory (2019). Lanham, Maryland, EUA:
Roman & Littlefield.
Artigos
Muitos dos artigos mais importantes
de Matlock estão listados na seção Literatura, abaixo. Para uma lista
completa de suas publicações, veja
aqui . Para uma lista parcial de suas resenhas de livros, veja aqui .
Postagens na Web
Matlock escreve um blog
ocasional sobre tópicos relacionados à
reencarnação. Ele também é autor de vários artigos para a Enciclopédia Psi
, conforme listado em sua página de autor, aqui . Os
itens principais incluem:
§ Behavioural Memories in Reincarnation Cases (2017)
§ Experimental Birthmarks and Birth Defects (2017)
§ Intermission Memories (2017)
§ Patterns in Reincarnation Cases (2017)
§ Replacement Reincarnation (2017)
§ Xenoglossy in Reincarnation Cases (2017)
§ Announcing Dreams and Related Experiences (2018)
§ Physical Signs in Reincarnation Cases (2018)
§ Reincarnation Beliefs, Research and Criticism (overview) (2018)
§ American Children Who Recall Previous Lives (2020)
§ European Children Who Recall Previous Lives (2020)
Vídeos
Matlock gravou uma série de doze
entrevistas em vídeo com Jeffrey Mishlove, com base no curso Signs of
Reincarnation de Matlock. Eles foram lançados em 2017 e 2018 no canal do
YouTube 'New Thinking Allowed' de Mishlove:
§ How Researchers Approach Reincarnation
§ Patterns Found in Reincarnation Cases
§ Alternative Explanations for Reincarnation Evidence
§ Behavioral Signs of Reincarnation
§ Birthmarks and Physical Signs of Reincarnation
§ The Interval between Death and Rebirth
§ Reincarnation and Possession
§ The Psychology of Past Life Memory
§ Reincarnation in Tribal Societies
§ Reincarnation in the Ancient World
§ Reincarnation Cases and Karma
§ The Process of Reincarnation
Ele também deu uma entrevista
para a série 'Face to Face' da Parapsychology Foundation em 20 de
novembro de 2019 e fez um vídeo, What
Evidence do We have for Reincarnation?, para a série 'Psi Bytes' em 7 de
junho de 2018.
Além disso, o Rhine Research
Center postou um vídeo de uma palestra que ele deu em 12 de julho de 2019 (é
necessário ser membro para acessar).
Podcasts e arquivos de áudio
Os doze vídeos de Matlock para
New Thinking Allowed foram convertidos em áudio e junto com podcasts de outras
entrevistas que ele conduziu foram coletados em uma pasta para download aqui.
Podcasts de entrevistas que
Matlock fez incluem o seguinte:
§ Signs of Reincarnation - The Evidence-Based Research
and Limitations of Science for The
Dream World, 22 July 2021
§ Past Life Memories: Soul, Consciousness, Death &
Pet Reincarnation w/ Dr. James G. Matlock for Passion Harvest, April 2021
§ Signs of Life Paradelphia Radio Podcast Ep 291 on Signs
of Reincarnation, April 2021.
§ Ramjam interview with Russ Townsend about the
scientific study of spontaneous past life memories, October 2020.
§ Past Lives Podcast Ep 71 with Simon Bown on his book Signs
of Reincarnation: Exploring Beliefs, Cases, and Theory, 7 July 2019.
§ Past Lives Podcast Ep 54 with Simon Bown on reincarnation and children that remember past
lives, 10 March 2019.
Literatura
§ Matlock, J.G. (2019). Signs of Reincarnation:
Exploring Beliefs, Cases, and Theory. Lanham, Maryland, USA: Roman &
Littlefield.
§ Matlock, J.G. (n.d.) About Me. [Web page,
retrieved 10 May 2019.]
§ Matlock, J.G. (2016a). The myth of mortality:
Comments on Martin and Augustine’s The Myth of an Afterlife. In Special book
review section: Do we survive death? A philosophical examination, ed. by J.
Palmer, 190-203. Journal of Parapsychology 80, 169-264.
§ Matlock, J.G. (2016b). Whose prejudice? A response
to the replies of Augustine, Smythe, and Larsen. In Special book review
section: Do we survive death? A philosophical examination, ed. by J.
Palmer, 235-50. Journal of Parapsychology 80, 169-264.
§ Matlock, J.G. (2011). Ian Stevenson’s Twenty Cases
Suggestive of Reincarnation: An historical review and assessment. Journal
of Scientific Exploration 25, 789-820.
§ Matlock, J.G., & Mills, A. (1994). A trait
index to North American Indian and Inuit reincarnation. In Amerindian
Rebirth: Reincarnation Belief among North American Indians and Inuit, ed.
by A. Mills & R. Slobodin, 299-356. Toronto: University of Toronto Press.
§ Matlock, J.G. (1993).
A Cross-Cultural Study of Reincarnation Ideologies and their Social
Correlates. [MA thesis, Hunter
College, City University of New York.]
§ Matlock, J.G. (1991). Records of the Parapsychology
Laboratory: An inventory of the collection in the Duke University Library.
Journal of Parapsychology 55, 301-14.
§ Matlock, J.G. (1990a). Of names and signs:
Reincarnation, inheritance and social structure on the Northwest Coast.
Anthropology of Consciousness 1/3-4, 9-18.
§ Matlock, J.G. (1990b). Past life memory case
studies. In Advances in Parapsychological Research 6, ed. by S. Krippner,
184-267. Jefferson, North Carolina, USA: McFarland.
§ Matlock, J.G. (1988). Leonora or Leonore: A note on
Mrs. Piper’s first name. Journal of the American Society for Psychical
Research 82, 281-90.
§ Matlock, J.G. (1987a). Cat’s paw: Margery and the
Rhines, 1926. Journal of Parapsychology 51, 229-47.
§ Matlock, J.G. (1987b). Archives and psychical
research. Journal of the American Society for Psychical Research 81,
233-55.
Traduzido com Google Tradutor
[2] Matlock, comunicação pessoal, 10 de maio de 2019.
[3] Matlock (nd). Todas as informações nesta seção e na
próxima são extraídas desta fonte, exceto quando indicado de outra forma.
[4] Matlock (2019), xvii-xviii.
[5] Matlock (1987a).
[6] Ver Matlock (1987b, 1988, 1989).
[8] Matlock (2019), xxi.
[9] Ver Matlock (1993).
[10] Matlock (1990a).
[11] Matlock & Mills (1994).
[12] Matlock (1990b).
[13] Mattlock (2011).
[15] Matlock (2016a, 2016b).
[16] Matlock, comunicação pessoal, 10 de maio de 2019.
[17] Veja Matlock (2019, 259), para um resumo; para uma
explicação mais completa, leia o capítulo completo.
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