Everton de Oliveira Maraldi
Anna
Rebello Prado (1883-1923) foi uma médium espírita brasileira conhecida por
produzir escrita direta, levitações, aportes e fenômenos de materialização. Seu
caso foi investigado por seguidores do espiritismo kardecista no Brasil. Ela
também atraiu a atenção de pesquisadores psíquicos e espiritualistas franceses,
como Pascal Forhuny e Gabriel
Delanne.
Vida
Anna Rebello Prado nasceu na
cidade amazônica de Parintins, provavelmente por volta de 1883 (sua data exata
de nascimento é desconhecida). Era filha de Francisco Maximiano de Sousa
Rebello e Ermelinda de Carvalho Rebello.
Não há informações sobre a
infância e adolescência de Anna em Parintins. Tudo o que se sabe é que sua
família esteve envolvida com o espiritismo muito antes de suas experiências
mediúnicas surgirem pela primeira vez, em 1918. Dois de seus tios maternos
(Emiliano Olympio de Carvalho Rebello e Jovita Olympio de Carvalho Rebello)
ocuparam cargos importantes no movimento espírita amazônico. A mãe de Anna
também conhecia o livro de Allan Kardec O Evangelho segundo o Espiritismo[2].
Em 1901 Anna casou-se com
Eurípedes de Albuquerque Prado, empresário, jornalista, professor e político
(ocupou o cargo de prefeito de Parintins de 1911 a 1913). Eurípedes foi criado
como católico, mas depois aderiu ao espiritismo. Como jornalista, publicou
traduções de obras de autores espíritas, incluindo Allan Kardec, Léon
Denis e Gabriel Delanne, no jornal amazônico “O Tacape”. Mais tarde,
Eurípedes mudou-se de Parintins com sua esposa e quatro filhos para a cidade de
Belém, no estado do Pará, onde passaram a realizar sessões espíritas[3].
Sessões
Tendo lido sobre o fenômeno das
mesas girantes na literatura espírita, Eurípedes decidiu realizar sessões
espíritas em sua casa com a colaboração de sua família. Sua esposa a princípio
se recusou a participar, duvidando que esses fenômenos fossem possíveis, mas
por insistência dele ela acabou concordando e se assustou quando ruídos
repentinos foram ouvidos na mesa (Eurípedes não teve sucesso quando tentou
anteriormente com seus filhos mais velhos). Em tentativas subsequentes, a mesa
se moveu e uma perna subitamente se elevou. Por meio de batidas na mesa,
tentavam se comunicar com o espírito supostamente responsável pelos fenômenos,
recebendo o nome de um falecido conhecido da família. Em ocasiões posteriores,
os movimentos da mesa tornaram-se mais intensos e os objetos domésticos foram
levantados e jogados no chão[4].
Entre os muitos fenômenos
físicos atribuídos à mediunidade de Prado estavam materializações de mortos,
aportes, levitação de objetos, escrita direta, tipologia (suposta comunicação
de espíritos por meio de batidas ou sons inusitados em mesas ou outros móveis),
desmaterialização (e posterior reaparecimento) de sua próprio corpo,
psicografia cutânea, em que palavras ou frases inteiras apareciam 'impressas'
em sua pele, efeitos luminosos e germinação anômala (germinação de sementes
incrivelmente rápida). Durante as sessões, Prado relatou alterações na
consciência e visões de espíritos. Dada a variedade de fenômenos, o escritor
espírita brasileiro Samuel Nunes Magalhães, autor da mais completa biografia do
médium, classificou-a com Eusapia
Palladino e Daniel
Dunglas Home como um dos médiuns mais importantes da história da pesquisa
psíquica.
As sessões espíritas de Prado
logo chamaram a atenção dos jornalistas e as reportagens posteriores dos
jornais levaram membros da elite paraense a participar, incluindo médicos,
farmacêuticos, artistas, advogados e políticos, além de leigos. Ettore Bosio,
maestro brasileiro, forneceu um registro detalhado da maioria dessas sessões e
escreveu um livro intitulado “O Que Eu Vi”. Bosio foi o principal fotógrafo das
sessões; a maioria das reuniões acontecia em sua casa. Em uma ocasião, Bosio
convidou Virgílio de Mendonça, senador, Antônio Chermont, diretor do jornal O
Estado do Pará e João Alfredo de Mendonça, jornalista e secretário do jornal
Folha, e pediu que assinassem seus nomes nas chapas fotográficas antes da
sessão, para garantir que não seriam trocadas por cópias adulteradas. As
impressões foram feitas alguns momentos após a exposição das chapas, nas quais
Bosio foi auxiliado por um fotógrafo profissional. Eurípides Prado declarou
mais tarde que a figura fotografada evidenciava os mesmos traços do senhor
Joaquim Prado, seu pai, falecido alguns anos antes[5].
Com o tempo, os atendentes
adicionaram controles adicionais para fraudes em algumas sessões. Estes
incluíram:
1)
exame da sala para qualquer evidência de trapaça;
2)
exame físico da médium e suas roupas;
3)
remoção de móveis;
4)
mudança de local de reunião e
5)
o uso de uma gaiola de ferro para isolar o
médium do público e diferenciá-la dos supostos espíritos materializados.
Comissões foram formadas para
garantir que os controles experimentais fossem observados, com a cooperação
ativa de Prado e seu marido muitas vezes solícitos. Mas os relatórios mostram
que ela geralmente ficava exausta após as sessões e se sentia desconfortável
realizando os experimentos dentro da gaiola. Em algumas ocasiões, João e os
outros espíritos determinavam os procedimentos a serem seguidos: as sessões espíritas
eram geralmente realizadas em escuridão parcial ou total, alegadamente em
resposta aos seus pedidos. No entanto, às vezes, os participantes foram
autorizados a tocar as figuras materializadas e interagir com elas. Algumas
figuras beijaram os rostos dos presentes, tocaram suas mãos e até conversaram
com eles[6],
[7].
Foram feitos experimentos em que
as figuras materializadas colocaram as mãos ou os pés dentro de um balde
contendo parafina líquida para criar moldes para modelos de gesso. Foram
obtidas fotografias desses objetos. Um espécime supostamente da mão de Raquel
Figner, filha falecida de Frederico
Figner (ex-presidente da Federação Espírita Brasileira) e Ester Figner,
passou a fazer parte do acervo particular de sua família (pelo menos até a
publicação do livro de Magalhães em 2012) .
Críticas e polêmicas
Como todos os médiuns físicos,
Prado foi muitas vezes acusada de fraude. Seu crítico mais persistente foi Florêncio
Dubois, um padre católico. Dubois afirmou que as assinaturas supostamente
inscritas nas chapas fotográficas antes das sessões poderiam ter sido feitas
mais tarde, e que as chapas poderiam ter sido adulteradas antes de serem
expostas. Bosio respondeu lacrando a moldura que segurava as placas e
entregando-a a um jornalista, João Alfredo de Mendonça; foi inspecionado por
outros participantes antes da sessão e encontrado intacto[8];
ele também conseguiu que o dono da gráfica confirmasse que nenhuma evidência de
adulteração havia sido encontrada. Outros depoimentos de apoio assinados pelos
intelectuais presentes foram recolhidos por Bosio[9].
Dito isto, algumas das
fotografias são obscuras ou borradas e sua validade seria difícil de insistir.
A defesa do Prado por Magalhães baseia-se fortemente na veracidade dos
depoimentos dos participantes da sessão de 'caráter imaculado e honra
reconhecida'[10],
mas não levou em conta as limitações desse tipo de prova. Por exemplo, nenhuma
suspeita parece ter sido levantada quando se descobriu que uma mensagem
fornecida por um espírito parecia ter sido plagiada de uma passagem de um livro
de Allan Kardec[11].
Tentando demonstrar que a médium
e os supostos espíritos eram pessoas diferentes, o Dr. Renato Chaves, médico,
comparou suas impressões digitais com as do espírito materializado de João. No
entanto , as amostras foram consideradas idênticas. Chaves argumentou que, se
os fenômenos observados durante as sessões não fossem fruto de fraude, eles
poderiam ser explicados em termos de 'hipnotismo' ou outra explicação natural[12].
Alguns artigos de jornal tentaram explicar o fenômeno em termos de sugestão
coletiva, como foi o caso da Gazeta de Notícias[13].
Tais explicações, no entanto, podem não abranger todos os fenômenos relatados e
mais investigações seriam necessárias para ajudar a entender as muitas
alegações feitas em relação à mediunidade de Prado.
Interesse Internacional
A mediunidade de Prado acabou
chamando a atenção de pesquisadores psíquicos e espiritualistas franceses, como
Paschal Forhuny e Gabriel Delanne. Forhuny publicou dois artigos descrevendo
brevemente o caso na “Revue Métapsychique”[14],[15],
publicada pelo Institut Métapsychique International. A primeira apresenta o
caso aos leitores, onde Forhuny manifesta interesse em obter um relatório
médico mais detalhado sobre os fenômenos observados; na segunda, cita uma carta
de Frederico Figner descrevendo com mais detalhes os fenômenos. Menções de
Prado também são encontradas no estudo da reencarnação de Delanne e na Revue
Spirite, um periódico fundado por Allan Kardec[16].
Morte
Prado tinha 39 anos quando
faleceu em 23 de abril de 1923, em decorrência de queimaduras em um acidente
com um fogão[17].
Boatos de detratores de que ela teria cometido suicídio foram negados por Matta
Bacelar, o médico que a atendeu[18].
Literatura
§
Faria, R. N.
(1921). O Trabalho dos Mortos. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.
§ Faria, R. N. (1924). Renascença da Alma. Belém:
Instituto Lauro Sodré.
§ Forthuny, P. (1922). Chronique Etrangere:
Expériences avec Mme Prado, Médium Brésilien. Revue Métapsychique 1.
§ Forthuny, P. (1923). Chronique Etrangere:
Expériences avec Mme Prado, Médium Brésilien. Revue Métapsychique 2.
§ Magalhães, S. N. (2012). Anna Prado: A mulher que
falava com os mortos. Brasília: Federação Espírita Brasileira.
[2] Magalhães (2012).
[3] Magalhães (2012).
[4] Magalhães (2012).
[5] Faria
(1921).
[6] Faria
(1921).
[7] Magalhães
(2012).
[8] Faria (1921).
[9] Magalhães (2012), 210ss.
[10] Faria (1921).
[11] Magalhães (2012), 89.
[12] Faria (1921).
[13] Magalhães (2012), 285.
[14] Fortune (1922).
[15] Fortune (1923).
[16] Magalhães (2012).
[17] Magalhães (2012).
[18] Faria (1924).
Nenhum comentário:
Postar um comentário