Sidney Fernandes
Allan Kardec recebeu, como
costumava fazer, com boa fé e cortesia, dois jovens recém-chegados de Moscou,
que se intitulavam estudiosos do Espiritismo e queriam assistir, ao vivo, as
sessões descritas na Revista Espírita.
Em flagrante desrespeito à
confiança que o codificador neles depositara, tudo o que a dupla viu e ouviu
acabou nas páginas de um Jornal de São Petersburgo — Doukhownaia Beceda — de
forma deturpada, caluniosa e difamatória.
A partir daí o mestre lionês
passou a controlar, ao máximo, o acesso de estranhos à Sociedade Parisiense de
Estudos Espíritas, principalmente os trapaceiros, tanto encarnados, quanto
desencarnados.
Não tardaram a surgir indivíduos
que se diziam espíritas, criticando a severidade e o rigor com que Kardec
passou a conduzir as admissões de ouvintes e participantes das reuniões
mediúnicas.
Argumentavam que os estudos eram
demasiadamente profundos e excessivamente sérios e que o dirigente deveria ser
mais moderado e permitir mais novidades na condução do grupo espírita.
***
Isso me faz lembrar, amigo
leitor, antigo episódio, narrado por Hilário Silva, em que elegante senhora
aproximou-se de Leopoldo Cirne, que acabara de interpretar certa passagem do
evangelho, em reunião pública espírita:
— Senhor Cirne.
Tenho buscado praticar a Doutrina Espírita por todos os meios ao meu alcance,
mas é impossível.
— É um freio a
corrigir-nos e um aguilhão a impulsionar-nos… Uma voz gritante na consciência a
todos instante e uma disciplina que não acaba… Doutrina de retificações
incessantes e obrigações sem limites…
E mirando os olhos claros do interlocutor, acentuou:
— Que me diz o
senhor sobre isso?
E Cirne respondeu, imperturbável:
— Como é que a
senhora queria que ela fosse?…
***
Na Revista Espírita de maio de
1861, Kardec, que não se preocupava com a quantidade de frequentadores da
sociedade, assim se expressou:
— Por outro lado,
sabemos, por experiência, que a verdadeira convicção só se adquire pelo estudo,
pela reflexão e por uma observação contínua, e não assistindo a uma ou duas
sessões, por mais interessantes que sejam. E isto é tão verdadeiro que o número
dos que creem sem ter visto, mas porque estudaram e compreenderam, é imenso.
— Eis por que
dizemos: estudai primeiro e vede depois, porque compreendereis melhor.
Era compreensível esse
raciocínio. Kardec queria ouvintes sérios, ao invés de curiosos, ainda mais se
fossem levianos ou mal-intencionados.
Não por acaso, proferiu uma
frase que deveria servir de guia e reflexão a todos que venham a se propor a
conhecer o Espiritismo:
— O Espiritismo é
uma ciência e, como qualquer outra ciência, não se aprende brincando.
Kardec acolhia com prazer e
dedicação as pessoas sinceras e de boa vontade, sérias e com desejo de
aprender. Por outro lado, procurava se precaver contra os que se diziam
espíritas, mas não o eram, verdadeiramente, malgrado suas aparências.
— São talvez
espíritas crentes nos fatos, mas, sem a menor dúvida, não são espíritas crentes
nas consequências morais dos fatos, pois, ao contrário, mostrariam mais
abnegação, indulgência, moderação e menos presunção de infalibilidade.
Para esses e outros que
criticavam o aprofundamento dos temas de estudo da Sociedade Parisiense de
Estudos Espíritas, a qualidade e a seriedade de suas reuniões, seria o caso de,
como Leopoldo Cirne, Allan Kardec a eles indagar:
— Como é que os senhores queriam que o Espiritismo fosse?
Pelos esforços, pela prudência e
pelo exemplo que o codificador deu, enquanto estava encarnado, ao dirigir com
pulso forte os destinos do Espiritismo, nós, espíritas dos tempos atuais,
precisamos nos compenetrar da necessidade de união e fidelidade à pureza
doutrinária.
Evitemos praticar o Espiritismo
à moda da casa, honrando os princípios que professamos. A teoria e a prática
que tanto pregamos deverão estar condizentes com esses alicerces fundamentais.
Fonte: Kardec Rio Preto
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