Marcos Paterra[2]
– 11/12/2015
Ao se falar em evangelho no lar
devemos esclarecer o que é “evangelho”, o qual podemos sintetizar que significa
"boa mensagem", "boa notícia" ou "boas-novas",
derivando da palavra grega ευαγγέλιον, euangelion
(eu, bom, -angelion, mensagem).
A palavra grega
"euangelion" deu também origem ao termo "evangelista" para
a língua portuguesa. Pode-se definir também como um gênero de literatura do
cristianismo primitivo que contam a vida de Jesus, a fim de preservar seus
ensinamentos ou revelar aspectos da natureza de Deus; de forma literal.
A pratica do “Evangelho no lar”
é utilizada desde a Época de Cristo, onde a iniciou nas praças públicas e
avançou da casas dos “cristãos”.
“O culto do Evangelho no lar não
é uma inovação. É uma necessidade em toda parte, onde o cristianismo lança
raízes de aperfeiçoamento e sublimação. A Boa Nova seguiu da manjedoura para as
praças públicas e avançou da casa humilde de Simão Pedro para a glorificação de
Pentecostes. A palavra do Senhor soou, primeiramente, sob o tato simples de Nazaré
e, certo, se fará ouvir, de novo, por nosso intermédio, antes de tudo, no
circulo dos nossos familiares e afeiçoados, com os quais devemos atender as
obrigações que nos competem no tempo. Quando o ensinamento do Mestre vibra
entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem
a felicidade comum” [3]
(XAVIER/ EMMANUEL .p.51. 1999) [4]
Assim o evangelho no lar é uma
reunião dos integrantes da família (e vizinhos ou pessoas afins), onde se
estuda os ensinamentos de Jesus, no espiritismo baseamo-nos no “O Evangelho
Segundo o Espiritismo” [5].
Sua prática norteia-nos a reflexões sobre nossa conduta diária e a adequação de
nossos atos dentro dos princípios cristãos, sob esta ótica podemos afirmar que
, efetua uma higienização do períspirito[6]
e da Psicosfera[7] do
lar.
A obra literária “O Evangelho Segundo o Espiritismo” aborda
os Evangelhos canônicos[8]
sob o prisma da Doutrina Espírita, enfatizando a aplicação dos princípios da
moral cristã e de questões de ordem religiosa como a da prece e da caridade.
Pode-se questionar como Allan
Kardec[9],
conhecido por seu ceticismo e pensamento racional e após codificar “O Livro dos Espíritos” [10]
afirmava que o espiritismo não é uma religião, todavia aparentemente se contra
diz lançando a obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo”; dando
de certa forma um “teor” religioso à Doutrina Espírita.
No “O Evangelho Segundo o Espiritismo” traduzido por J. Herculano Pires[11]
no capitulo “Explicação” nos informa que o livro foi elaborado através de comunicação
dos “guias” para Kardec no dia nove de agosto de 1.863. :
"Esse livro de doutrina
terá influência considerável, porque explana questões de interesse capital. Não
somente o mundo religioso encontrará nele as máximas de que necessita, como as
nações, em sua vida prática, dele haurirão instruções excelentes. Fizeste bem
ao enfrentar as questões de elevada moral prática, do ponto de vista dos
interesses gerais, dos interesses sociais e dos interesses religiosos. Na mesma
pagina Herculano Pires repete as informações contidas na obra “Obras póstumas” informando sobre a
comunicação posterior, ocorrida em 14 de setembro de 1863, a qual os Guias declaravam
à Kardec: “Nossa ação, principalmente a do Espírito da Verdade, é constante ao
teu redor, e de tal maneira, que não a podes negar”. Assim não entrarei em
detalhes desnecessários, sobre o plano da tua obra, que, segundo os meus
conselhos ocultos, modificaste tão ampla e completamente”. Logo adiante
acentuavam: “Com esta obra, o edifício começa a libertar-se dos andaimes, e já
podemos ver-lhe a cúpula a desenhar-se no horizonte.[...]” (PIRES P. 6. 2003) [12]
Conforme Herculano Pires
reproduzindo as afirmações de Kardec em “Obras
Póstumas”, O livro seria publicado, inicialmente, com o título de “Imitação
do Evangelho.” Kardec explica: “Mais tarde, por força das observações
reiteradas do Sr. Didier[13]
e de outras pessoas, mudei-o para O Evangelho
Segundo o Espiritismo” . (PIRES. P. 6. 2003)
Kardec em “Obras póstumas” complementa: “Esse livro das doutrinas terá uma
influência considerável; nele abordas questões capitais, e não só o mundo
religioso nele encontrará as máximas que lhe são necessárias, mas a vida
prática das nações nele haurirão excelentes instruções. Fizeste bem em abordar
questões de alta moral prática do ponto de vista dos interesses gerais, dos
interesses sociais e dos interesses religiosos. A dúvida deve ser destruída; a
Terra e as suas populações civilizadas estão preparadas; já faz bastante tempo
que os teus amigos de além-túmulo a desbravaram; lança, pois, a semente que te
confiamos, porque é tempo de que a Terra gravite na ordem irradiante das
esferas, e que saia, enfim, da penumbra e dos nevoeiros intelectuais. Acaba a
tua obra, e contem com a proteção de teu guia, nosso guia de todos, e com o
concurso devotado de teus mais fiéis Espíritos, no número dos quais queira
muito sempre me contar.” (KARDEC. P.371[14]
.2000) [15]
Para se entender O Evangelho Segundo o Espiritismo, temos
de ler as demais obras e seus complexos contextos, assim , sob essa ótica
citamos Emmanuel no livro Doutrina de Luz[16]
: “ninguém poderá afirmar que Kardec fosse o autor do Espiritismo. Este é de
todos os tempos e situações da humanidade. Entretanto, é ele o missionário da
renovação cristã” (XAVIER p. 61. 1990:).
O Evangelho do lar efetuado com
a obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo”
diferencia-se notadamente das outras religiões devido ao seu conteúdo
esclarecedor e as preces que nele contem. Nesse livro Kardec sabiamente nos
norteia com oração para inicio e fim da reunião, e nos ensina a analisar as
questões sociais através das preces direcionadas a cada situação de vida.
“[...] Os homens correm atrás
dos bens terrenos, como se os pudessem guardar para sempre. Mas aqui não há
ilusões, e logo eles se apercebem de que conquistaram apenas sombras,
desprezando os únicos bens sólidos e duráveis, os únicos que lhes aproveitariam
na morada celeste, e que lhes podiam abrir as portas dessa morada. Tende
piedade dos que não ganharam o reino dos céus. Ajudai-os com as vossas preces,
porque a prece aproxima o homem do Altíssimo, é o traço de união entre o céu e
a terra. Não o esqueçais!” [17]
(KARDEC. P. 32. 2003)
Allan Kardec, no cap. XXVII da obra “A prece
conforme o evangelho segundo o espiritismo” destaca a importância da prece no do
Evangelho no Lar:
“O Espiritismo faz compreender a
ação da prece, explicando o processo da transmissão do pensamento, quer o ser
por quem se ora venha ao nosso chamado, quer o nosso pensamento chegue até ele.
Para compreender o que se passa nessa circunstância, convém imaginar que todos
os seres, encarnados e desencarnados, se acham mergulhados no mesmo fluido
universal que enche o Espaço, tal qual o estamos, neste planeta, na atmosfera.
Aquele fluido recebe uma impulsão da vontade. É o veículo do pensamento, tal
qual o ar é o veículo do som, com a diferença de que as vibrações do ar são
circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito.”
(KARDEC. P.51.1969) [18]
Na obra Psicografada por Allan
Kardec (espírito) através do médium Frederico Júnior[19]
em 1889, na Sociedade espírita “Fraternidade” [20]
mostra-nos a necessidade da leitura apurada e da dialética dentro do evangelho
do lar :
“Se o Evangelho não se tornar
realmente em vossos espíritos um broquel, quem vos poderá socorrer, uma vez que
a Revelação tende a absorver todas as consciências, emancipando o vosso século?
Se o Evangelho nas vossas mãos apenas tem a serventia dos livros profanos, que
deleitam a alma e encantam o pensamento, quem vos poderá socorrer no momento
dessa revolução planetária que já se faz sentir, que dará o domínio da Terra
aos bons, preparados para o seu desenvolvimento, que ocasionará a transmigração
dos obcecados e endurecidos para o mundo que lhes for próprio? [...] Permita
Deus que os espíritas a quem falo, que os homens a quem foi dada a graça de conhecer
em espírito e verdade a Doutrina do Cristo, tenham a boa-vontade de me
compreender — a boa-vontade de ver nas minhas palavras unicamente o interesse
do amor que lhes consagro (JUNIOR/KARDEC . 1889).
Concluímos esse artigo com a
frase de Humberto Campos (espírito) na obra de Francisco Xavier: “Brasil
Coração do Mundo, Pátria do evangelho” [21]:
“Nessa abençoada tarefa de
espiritualização, o Brasil caminha na vanguarda. O material a empregar nesse
serviço não vem das fontes de produção originariamente terrena e sim do plano
invisível, onde se elaboram todos os ascendentes construtores da Pátria do
Evangelho.” [22]
(XAVIER/CAMPOS. P.8.2011)
[2] Marcos Paterra (João Pessoa/PB) é membro da Rede Amigo
Espírita é articulista e membro do movimento espírita paraibano, colaborador de
diversos sites e jornais espíritas. marcos.paterra@gmail.com
[3] Trecho retirado da obra : Instrumentos do Tempo. Cap.
XXVII CULTO CRISTÃO NO LAR. P.51 e 52.
[4] XAVIER, Francisco C. Instrumentos do Tempo. (pelo
espírito de Emmanuel). Ed. GEEM (Grupo Espirita Emmanuel). São Bernardo do
Campo/S.P.1999.
[5] O Evangelho segundo o Espiritismo (em língua francesa
L'Évangile Selon le Spiritisme) é um livro espírita de autoria de Allan Kardec,
foi publicado em Paris em abril de 1864.
[6] Períspirito : [do latim peri + spiritus] - .
Invólucro semimaterial do Espírito
[7] Psicosfera - [do grego psyché + sphaîra] - 1.
Atmosfera psíquica. 2. Campo de radiação do períspirito., que se exterioriza em
redor do próprio organismo físico.
[8] Canônico é um adjetivo que caracteriza aquilo que está
de acordo com os cânones, com as normas estabelecidas ou convencionadas.
[9] Allan Kardec – Pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard
Rivail (1804-1869), educador, autor e tradutor francês, notabilizou-se como o
codificador da doutrina espírita.
[10] Livro dos Espíritos: Primeiro livro da Doutrina
Espírita, publicado pela primeira vez em 18 de Abril de 1857.
[11] José Herculano Pires (1914-1979): jornalista, filósofo,
educador, parapsicólogo, escritor e tradutor brasileiro. Destacou-se como um
dos mais ativos divulgadores do espiritismo no país. Traduziu os escritos de
Allan Kardec e escreveu tanto estudos filosóficos quanto obras literárias
inspiradas na Doutrina Espírita.
[12] KARDEC, Allan .
O Evangelho segundo Espiritismo. Tradução de J. Herculano Pires. Ed.
Lake. São Paulo 2003.
[13] Sr. Pierre-Paula-Didier (1800- 1865): Membro da
Sociedade Espírita de Paris desde a sua fundação, em 1858 ,era editor das obras
de Allan Kardec.
[14] Trecho retirado de Obras
Póstumas Cap. “Imitação do Evangelho” p.371 Médium: Sr. d’A.).
[15] KARDEC, Allan . Obras
Póstumas” Tradução: Guillon Ribeiro. Ed. FEB . Rio de Janeiro. 2000.
[16] XAVIER, Francisco C. Doutrina de Luz. (pelo espírito de
Emmanuel). Ed. GEEM (Grupo Espirita Emmanuel). São Bernardo do Campo/S.P.1990.
[17] Trecho retirado da Obra Evangelho Segundo o
Espiritismo. Cap. INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS. UMA REALEZA TERRENA, comunicação de
Uma Rainha de França - Havré, 1863.
[18] KARDEC, Allan. A prece conforme o evangelho segundo o
espiritismo. Ed. FEB . Rio de Janeiro. 1969
[19] Frederico Pereira da Silva Júnior (1858-1914) – Colaborador
da Federação Espírita Brasileira, através do “Grupo Ismael”.
[20] A 5 de fevereiro de 1889 Allan Kardec manifestou-se
através do médium Frederico Pereira da Silva Júnior, o qual recebeu instruções
aos Espíritas do Brasil , material pode ser visto através do link : http://www.oespiritismo.com.br/textos/ver.php?id1=106 ou no livro “A prece conforme o evangelho segundo o
espiritismo”.
[21] XAVIER, Francisco C. Brasil coração do Mundo pátria do
Evangelho. (pelo espírito de Humberto Campos). Ed. FEB . Rio de Janeiro. 2011.
[22] Trecho retirado da obra: Brasil coração do Mundo pátria
do Evangelho. Cap. Esclarecendo.
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