quarta-feira, 15 de outubro de 2025

MA TIN AUNG MYO - Caso de Reencarnação[1]

 

foto do rosto do soldado japonês da Segunda Guerra Mundial


K.M. Wehrstein


Caso de uma menina birmanesa cujas declarações e comportamentos sugeriam que ela estava se lembrando da vida de um soldado japonês estacionado em seu país durante a Segunda Guerra Mundial. O  caso foi investigado pelo pesquisador pioneiro de reencarnação Ian Stevenson e mostra muitas características de um caso típico de mudança de sexo ao longo da vida.

 

Fundo

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Birmânia foi ocupada pelos japoneses, e seu trato com os aldeões rurais tendia a ser duro. No entanto, também havia relações amigáveis entre eles. Em Nathul, no norte da Birmânia, um vendedor de comida de rua chamado Daw Aye Tin era amigo de um cozinheiro do exército japonês, fazendo negócios com ele e trocando receitas. O quartel-general do exército japonês e a estação ferroviária estavam localizados na aldeia, que como resultado era tão frequentemente alvejada por bombardeiros aliados que os moradores só entravam à noite.

Ma Tin Aung Myo nasceu em 1953, a caçula de quatro filhas. Durante a gravidez, Daw Aye Tin sonhou em três ocasiões, separadas por intervalos de cinco a dez dias, com um soldado japonês atarracado que a seguiu, dizendo que viria e ficaria com ela e seu marido. Ele estava vestindo calças curtas e sem camisa, e ela o reconheceu como o cozinheiro do exército, mas estava com medo e disse-lhe para não segui-la. Ela não sabia que ele havia sido morto.

Com idade entre três e quatro anos, Tin Aung Myo ('Ma' é um título honorífico semelhante a 'Miss' em inglês) começou a mostrar fobia de aviões, encolhendo-se e chorando sempre que um sobrevoava. Em uma ocasião, quando ela tinha cerca de quatro anos, ela foi vista chorando e, perguntada por que, disse que estava ansiando pelo Japão. Posteriormente, ela contou ter sido um soldado japonês da parte norte do Japão que esteve estacionado em Nathul durante a guerra e foi morto lá. Ela se lembrou da morte da encarnação anterior da seguinte forma: Ele estava perto de uma pilha de lenha a cerca de 75 metros da casa onde a família de Aye Tin morava, prestes a começar a cozinhar, quando um avião se aproximou. Na época, ele estava vestindo calças curtas e havia tirado a camisa. O avião o metralhou com balas de metralhadora, uma das quais o atingiu na virilha. Ele morreu imediatamente.

Mais tarde, Tin Aung Myo fez declarações adicionais sobre o soldado que ela disse ter sido:

§  Ele teve cinco filhos, o mais velho um menino.

§  Ele era dono de uma pequena loja no Japão antes de ingressar no exército.

§  Ele havia sido cozinheiro no exército japonês e morreu enquanto os japoneses deixavam a Birmânia.

§  O avião de onde veio o bombardeio tinha duas caudas e poderia ser americano ou britânico.

Stevenson foi capaz de confirmar que a Força Aérea dos EUA usou mais de um tipo de avião que tinha duas caudas nas campanhas do sudeste asiático na Segunda Guerra Mundial.

 

Comportamentos

Este caso é forte em memórias comportamentais. Quando repreendida por seu medo de aviões, Tin Aung Myo respondeu: "O que você sabe? Fui baleado e morto. Aos nove anos, ela ficou assustada quando um helicóptero pousou em um campo próximo. A maioria dos outros aldeões foi vê-lo, mas ela fugiu chorando para dentro de casa.

Tin Aung Myo não gostou do clima quente da Birmânia. O tempo nublado parecia deixá-la nostálgica e a levou a falar sobre sua vida anterior. Nesses dias, ela se escondia ou expressava o desejo de ir ao Japão.

Tin Aung Myo não gostava da comida picante típica da culinária birmanesa, preferindo alimentos suaves e doces. Ela pressionou sua família a cozinhar caril com juggery, uma preparação açucarada feita de coqueiros. Quando criança, ela gostava de comer peixe, especialmente meio cru. Sua mãe lhe deu alimentos não picantes, como ovos. Ela não tinha permissão para cozinhar para sua família por causa de sua aversão ao uso de especiarias e pimentas. Da mesma forma, ela expressou uma opinião negativa sobre a competência de outros membros da família na cozinha.

O desejo de Tin Aung Myo pelo Japão era tão forte que às vezes ela chorava de saudades de casa e dizia que planejava ir para lá quando crescesse. Ela também parecia sentir falta de seus filhos de vidas passadas. Isso fez com que sua família a apelidasse de 'Japangyi', que pode ser traduzido livremente como 'cara japonês'.

Em tenra idade, ela falava consigo mesma e com outras crianças usando palavras que elas não conseguiam entender, embora nenhuma tentativa tenha sido feita para saber se eram japonesas ou outra língua. Sua mãe disse que ela não conseguia falar birmanês normalmente até os cinco anos de idade.

Desde tenra idade, Tin Aung Myo insistiu em usar roupas de meninos. Ela se recusou a usar roupas de meninas, jogando-as de lado se sua mãe as pressionasse sobre ela, alegando que lhe dariam dor de cabeça ou irritariam sua pele. Aos onze anos, ela até abandonou a escola em vez de obedecer à regra da escola que exigia trajes femininos. Ela disse a Stevenson - "quase arrogantemente", ele conta - que ela não possuía roupas femininas.

Na Birmânia rural, as pessoas de ambos os sexos usam um longyi, uma vestimenta na altura do tornozelo, mas as usadas pelas mulheres geralmente têm desenhos florais ou são de cores sólidas, enquanto as usadas pelos homens geralmente têm um padrão xadrez e são amarradas com um nó saliente na frente da cintura. Os homens usam camisas um pouco parecidas com as dos homens ocidentais, enquanto as mulheres usam blusas delicadas. Os homens cortam o cabelo curto, enquanto as mulheres o usam comprido, muitas vezes amarrado para trás. Em todos esses detalhes de variantes sexuais, Tin Aung Myo escolheu consistentemente o estilo masculino.

Quando criança, Tin Aung Myo brincava com meninos em vez de outras meninas, e gostava particularmente de brincar com soldados. Ela pediu a seus pais que comprassem suas armas de brinquedo, dizendo que queria ser soldado quando crescesse. Nenhum outro filho da família, nem mesmo seu irmão, tinha esses interesses. Ela praticava esportes que normalmente são praticados por meninos birmaneses.

Tin Aung Myo não começou a menstruar até os quinze anos, embora as meninas birmanesas comecem com 13,2 anos em média. Ela tinha dismenorreia dolorosa que durava três dias a cada ciclo e era grave o suficiente para exigir atenção médica. Ela odiava seus períodos, dizendo que eram "impróprios para um homem". Essa dismenorreia persistiu na idade adulta.

No final da adolescência, Tin Aung Myo começou a se associar mais com as meninas, mas elas tendiam a tratá-la como 'Ko', um honorífico masculino.

Originalmente com apenas dois nomes, Tin Aung, que podem ser usados para ambos os sexos, Tin Aung Myo adicionou 'Myo' para tornar seu nome completo mais masculino, e ficaria irritado com suas irmãs se a chamassem apenas de 'Tin Aung'.

Quando Stevenson conheceu Tin Aung Myo, que tinha dezenove anos, ela era "abertamente masculina" em sua identidade de gênero. Ela tinha namoradas fixas e não desejava se casar com um homem, expressando preferência por se casar com outra mulher.

 

Marca

Tin Aung Myo foi dito por sua família ter tido uma marca de nascença em sua infância que mais tarde desapareceu. Aye Tin disse a Stevenson que notou isso em uma das coxas do bebê imediatamente após o nascimento. Sua irmã mais velha confirmou que ela também o havia observado. Uma segunda irmã mais velha chamou de "ferida na virilha" que coçava e que Tin Aung Myo coçava. Segundo a irmã, a ferida não cicatrizou até os dois ou três anos de idade. Em uma descrição posterior mais detalhada, ela disse que era 'logo acima de seu órgão sexual ... uma mancha acastanhada, do tamanho de um polegar, que tinha uma polegada por uma polegada e meia de área'. Um ancião da aldeia que também tinha visto a marca confirmou essa descrição. A localização combinava com a memória de Tin Aung Myo de ter sido baleado na virilha.

 

Investigação

Stevenson ouviu falar do caso pela primeira vez em setembro de 1972, quando seu intérprete, U Win Maung, foi informado sobre isso por U Hla Baw, um proeminente residente de Nathul. O intérprete gravou uma declaração de Tin Aung Myo e a enviou a Stevenson. Ele viajou para Nathul três vezes de 1972 a 1975, entrevistando Tin Aung Myo, sua mãe, suas três irmãs, seu irmão e Hla Baw. Ele apresentou o caso como um capítulo de livro[2] e como um artigo científico em uma revista médica convencional[3].

 

Discussões de Stevenson

Nesse caso, a identidade da pessoa anterior não pôde ser descoberta. Tin Aung Myo não se lembrava de seu nome de vida passada e Stevenson não acessou os registros para encontrar um cozinheiro do exército japonês que havia morrido em Nathul durante a evacuação japonesa. No entanto, as declarações de memórias, sinais comportamentais e sinais físicos correspondem fortemente, desafiando outras explicações além da reencarnação.

Tin Aung Myo exibiu comportamentos que Stevenson observou em muitos outros casos, a saber:

§  memórias de uma vida como pessoa do sexo oposto combinadas com travestis e outros comportamentos semelhantes

§  fobias relacionadas à morte da pessoa anterior

§  brincadeiras infantis que refletem a ocupação na vida anterior

§  rejeição da culinária habitual da família e preferência por alimentos desconhecidos

§  dificuldade em aprender a língua nativa (denominada glossofobia por Stevenson)

Tin Aung Myo era canhota e lembrava-se de ter sido canhota em sua vida japonesa, uma herança que foi observada em outros casos.

O sonho anunciador vivenciado por sua mãe é um fenômeno que aparece com frequência em casos de reencarnação infantil. No entanto, os sonhos foram atípicos por ocorrerem durante a gravidez, e não antes de começar, como é considerado normal na Birmânia. Além disso, o espírito declarou sua intenção de ir até ela em vez de pedir sua permissão, o que também é considerado a norma naquela nação.

Tin Aung Myo nasceu muito próximo de onde a pessoa anterior havia morrido (75 metros), também uma característica encontrada em outros casos.

Aye Tin mantivera relações amigáveis com o soldado, exemplificando a tendência de haver uma conexão entre a pessoa anterior e um ou outro dos pais da criança.

Um período de pelo menos oito anos se passou entre a morte do soldado e o nascimento de Ma Tin Aung Myo, mas, ao contrário de alguns outros casos infantis, ela não fez declarações sobre quaisquer experiências no intervalo (o tempo entre a morte e o renascimento).

Com relação à identificação e comportamentos de sexo cruzado de Tin Aung Myo, Stevenson observou no artigo que ela não pode ser chamada de transexual, sem conhecimento de redesignação sexual cirúrgica - embora ela tivesse uma esperança muito forte de nascer biologicamente homem em sua próxima vida. Nem poderia ser chamada de travesti, porque não se vestia com roupas masculinas para estimulação sexual. Stevenson escreveu: 'Ma Tin Aung Myo se veste de homem porque pensa que é homem e se veste assim habitualmente[4]'.

Tin Aung Myo ofereceu explicações variadas sobre por que ela mudou de sexo entre as vidas. Ao mesmo tempo, ela disse que a mudança foi induzida por um tiro na genitália, embora sua genitália feminina fosse normal. Dois anos depois, ela especulou que o cozinheiro do exército japonês queria mudar de sexo. Um ano depois, ela sugeriu que talvez ele tivesse molestado meninas, e ser uma menina em sua próxima vida era seu castigo. No entanto, Stevenson observou que as duas últimas explicações são frequentemente usadas pelos birmaneses em resposta a tais perguntas e, portanto, não indicam necessariamente que ela estava se lembrando. Tendo status inferior aos homens, as mulheres birmanesas provavelmente verão o renascimento como mulher após uma vida masculina como um rebaixamento.

Stevenson publicou seu relato de caso no Journal of Nervous and Mental Disease, a fim de chamar a atenção para a disforia de gênero - sofrimento causado pela confusão de identidade de gênero - e fornecer uma possível explicação para uma condição que permanece indescritível para a medicina ocidental. Fatores biológicos são encontrados em alguns casos, mas não em todos, observa ele. A influência dos pais parece improvável nos casos em que a criança rejeita seu sexo anatômico em uma idade muito precoce e onde os pais não mostraram sinais de ter exercido pressão.

Por outro lado, escreveu Stevenson, não é mistério para os asiáticos do sudeste: "a interpretação da disforia de gênero é simples: a pessoa afetada era membro do sexo oposto em sua vida anterior". Ele sugeriu que a medicina ocidental levasse em conta essa possibilidade etiológica, ajudando a aliviar uma condição que, pelo menos no Ocidente, é "muitas vezes desconcertante e às vezes alarmante para os afetados e suas famílias[5]".

 

Mais tarde na vida

Aos dezenove anos, Tin Aung Myo disse a Stevenson que havia esquecido os incidentes de vidas passadas que havia descrito, mas que guardava memórias do que sua família havia dito que ela havia contado a eles. Ela perdeu a fobia de aviões no final da adolescência, tornando-se apenas nervosa em vez de imobilizada de terror quando um sobrevoava a aldeia. Ela gradualmente se adaptou à comida birmanesa picante, perdeu o desejo de ir ao Japão e ficou menos incomodada com o calor intenso do verão em Nathul, embora visitasse sua irmã nas terras altas mais frias para obter alívio.

No entanto, seu transgenerismo permaneceu. Ela continuou a se vestir como homem e rejeitou completamente uma posição feminina na sociedade. Ficou triste quando recebeu uma carta na qual foi endereçada pelo honorífico feminino 'Ma', e ela sempre preferiu 'Maung Tin Aung Myo', ('Maung' sendo um honorífico masculino, semelhante a 'Mestre') ou apenas 'Tin Aung Myo'.

Ela estava determinada a nunca se casar, o que sua mãe aceitou. Quando Stevenson expressou alguma incredulidade com sua insistência contínua de que ela era essencialmente do sexo masculino, ela respondeu que ele poderia matá-la por qualquer método que escolhesse, sob uma condição: que ela renascesse como um menino. Aos 28 anos, quando Stevenson ouviu falar dela pela última vez, ela estava morando em outra aldeia com outra mulher, e ainda agindo tão masculina quanto antes.

 

Literatura

§  Stevenson, I. (1983). Cases of the Reincarnation Type. Vol. IV: Twelve Cases in Thailand and Burma. Charlottesville, Virginia, USA: University Press of Virginia.

§  Stevenson, I. (1977). The southeast Asian interpretation of gender dysphoria: An illustrative case report. Journal of Nervous and Mental Disease 165/3, 201-8.

 

Traduzido com Google Tradutor



[2] Stevenson (1983), 229-41. Todas as informações neste artigo são extraídas desta fonte, exceto onde indicado de outra forma.

[3] Stevenson (1977), 201-8.

[4] Stevenson (1977), 205.

[5] Stevenson (1977), 201.

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