sexta-feira, 1 de novembro de 2024

SEIS DICAS SOBRE COMO PRATICAR A EMPATIA NO SEU DIA A DIA[1]


 

Todos nós sabemos como é se sentir magoado ou com raiva, e às vezes reagimos instintivamente tentando nos proteger. Fechamos nossos corações e mentes, e nos tornamos defensivos. Para que a empatia exista, precisamos abrir nossos corações e deixar de lado nossa atitude defensiva.

Aqui estão seis dicas sobre como você pode praticar a empatia em sua vida diária:

 

Coloque -se no lugar dos outros .

Uma das melhores maneiras de praticar a empatia e construir relacionamentos saudáveis ​​é ver as coisas da perspectiva de outras pessoas. Isso pode ser feito considerando como elas podem se sentir em uma determinada situação e o que pode estar motivando suas ações. Quando você consegue entender o que alguém está passando, fica mais fácil ter empatia por ela.

 

Ouça mais do que fale .

Outra maneira de praticar a empatia é ouvir mais do que falar. Você deve tentar ouvir o que alguém está dizendo sem interrupção ou distração. Quando tiramos um tempo para ouvir os outros verdadeiramente, isso mostra que nos importamos com eles e estamos interessados ​​em ouvir seus pontos de vista.

 

Preste atenção à linguagem corporal .

Também é importante prestar atenção à linguagem corporal ao praticar a empatia. Isso ocorre porque nossos corpos podem revelar muito sobre nossos sentimentos, mesmo quando tentamos escondê-los. Ao estar ciente da linguagem corporal de alguém, você pode captar dicas sutis para ajudá-lo a entender seus sentimentos.

 

Alguns sinais aos quais você pode tentar prestar atenção são

Aberto e engajado:

§  Atenção focada

§  Postura relaxada

§  Sorrindo

 

Defensivo e fechado:

§  Braços e pernas cruzados

§  Músculos faciais tensos

§  Sobrancelhas franzidas

 

Pratique a consciência do momento presente.

A consciência do momento presente é a capacidade de estar presente no momento sem julgamento. Isso significa que estamos focados no aqui e agora, não nos detendo no passado ou nos preocupando com o futuro. A consciência do momento presente é sobre perceber nossos próprios pensamentos e sentimentos e estar atento aos dos outros. Isso pode nos ajudar a ser mais compreensivos e compassivos com os outros.

A consciência do momento presente pode ser cultivada por meio de, por exemplo, meditação, exercícios de atenção plena ou ioga. Muitos recursos estão disponíveis para ajudar você a começar se estiver interessado em explorar isso mais a fundo, incluindo o aplicativo 29k.

 

Evite presumir que você sabe o que os outros estão pensando ou sentindo

Outra maneira de praticar a empatia é evitar presumir que você sabe o que os outros pensam ou sentem. Este pode ser um hábito difícil de quebrar, mas é importante lembrar que nunca podemos realmente saber o que se passa na mente de outra pessoa. Em vez de fazer suposições, tente fazer perguntas e ouvir abertamente o que a outra pessoa tem a dizer. Isso ajudará você a obter uma melhor compreensão das perspectivas dos outros.

 

Dicas extras!

 

Tente entender diferentes pontos de vista.

Além de considerar como alguém pode se sentir, também é importante entender nossos diferentes pontos de vista na vida. Isso não significa que temos que concordar com alguém, mas podemos tentar ver as coisas da perspectiva deles. Isso pode nos ajudar a responder de forma mais pensativa e empática ao interagir com eles.

 

Tenha a mente aberta e não faça julgamentos .

Ao praticar a empatia, tente manter a mente aberta e evite julgar a nós mesmos e aos outros. Em vez disso, tente ouvir abertamente e sem preconceitos. Fazer isso fará com que você tenha mais probabilidade de entender de onde alguém está vindo – incluindo você mesmo.

 

Navegue pelas reações defensivas .

Uma coisa principal que atrapalha a empatia são as reações defensivas. Quando nos sentimos atacados ou ameaçados, tendemos a fechar nossos corações e mentes e nos tornamos menos capazes de ter empatia. Quando isso acontece (e vai acontecer), apenas observe nossas próprias reações, reconheça-as e, então, tente mudar a perspectiva novamente, assumindo uma postura mais aberta.

 

 

Traduzido com Google Tradutor