Miramez
O dogma da ressurreição da carne é a consagração da
reencarnação ensinada pelos Espíritos?
− Como quereis que seja de outro modo? Dá-se com essa
expressão o que se dá com tantas outras, que só parecem desarrazoadas aos olhos
de certas pessoas que a tomam ao pé da letra e por isso são levadas à
incredulidade. Dai-lhe, porém, uma interpretação lógica e esses a que chamais
livres-pensadores a admitirão sem dificuldades, precisamente porque raciocinam.
Não vos enganeis, esses livres-pensadores nada mais procuram do que crer; eles
têm, como os outros, mais talvez do que os outros, ansiedade pelo futuro, mas
não podem admitir o que é absurdo para a Ciência. A doutrina da pluralidade das
existências se conforma à justiça de Deus; somente ela pode explicar o que sem
ela é inexplicável. Como quereríeis que esse princípio não estivesse na
religião?
a. Então a Igreja, pelo dogma da ressurreição da carne,
ensina a doutrina da reencarnação?
− Isso é evidente. Essa doutrina é a consequência de
muitas coisas que passaram despercebidas e que não se tardará a compreender
nesse sentido; dentro em pouco se reconhecerá que o Espiritismo ressalta a cada
passo do próprio texto das Escrituras Sagradas. Os Espíritos não vêm, portanto,
subverter a religião, como pretendem alguns, mas vêm, pelo contrário,
confirmá-la, sancioná-la através de provas irrecusáveis. E como é chegado o
tempo de substituir a linguagem figurada, falam em alegorias, dando às coisas
um sentido claro e preciso que não possa ser objeto de nenhuma falsa
interpretação. Eis porque dentro de algum tempo tereis mais pessoas
sinceramente religiosas e crentes do que as tendes hoje. SÃO LUÍS[2].
A Ciência demonstra a
impossibilidade da ressurreição segundo a ideia vulgar. Se os despojos do corpo
humano permanecessem homogêneos, embora dispersados e reduzidos a pó, ainda se
conceberia a sua reunião em determinado tempo; mas as coisas não se passam
assim. O corpo é formado por elementos diversos; oxigênio, hidrogênio, azoto,
carbono etc. Pela decomposição, esses elementos se dispersam, mas vão servir à
formação de novos corpos, e isso de tal maneira que a mesma molécula, por
exemplo, de carbono, entrará na composição de muitos milhares de corpos
diferentes (não falamos senão dos corpos humanos, sem contar os dos animais).
Dessa maneira um indivíduo pode ter em seu corpo moléculas que pertenceram aos
homens dos primeiros tempos. E essas mesmas moléculas orgânicas que absorveis
nos vossos alimentos provêm talvez do corpo de um indivíduo que conhecestes, e
assim por diante. Sendo a matéria de quantidade definida e suas transformações
em número indefinido, como poderia cada um desses corpos reconstituir-se com os
seus mesmos elementos? Há nisso uma impossibilidade material. Não se pode
portanto racionalmente admitir a ressurreição da carne, senão como uma figura
simbolizando o fenômeno da reencarnação. E então nada há que choque a razão,
nada que esteja em contradição com os dados da Ciência.
É verdade que segundo o
dogma essa ressurreição não deve ocorrer senão no fim dos tempos, enquanto
segundo a doutrina espírita ocorre todos os dias. Mas não há também nesse
quadro do julgamento final uma grande e bela figura que oculta, sob o véu da
alegoria, uma dessas verdades imutáveis que os céticos não rejeitarão quando
forem reconduzidas à verdadeira significação? Que se medite bem a teoria
espírita sobre o futuro das almas e sobre a sua sorte, em consequência das
diferentes provas que devem sofrer, e se verá que, com exceção da
simultaneidade, o julgamento em que são condenadas ou absolvidas não é uma
ficção, como pensam os incrédulos. Consideremos ainda que ela é o corolário natural
da pluralidade dos mundos, hoje perfeitamente admitida, enquanto, segundo a
doutrina do julgamento final, a Terra é considerada como o único mundo habitado[3].
(Allan Kardec)
Questão 1010 / O Livro dos Espíritos
É de se notar que a ressurreição
da carne se processa, mas de maneira diferente da que se comenta nos meios
religiosos, onde se tomam como verdade alegorias que escondem uma posição que
verdadeiramente se deve entender.
A carne ressurge, mas de modo
diferente do que se prega em certos meios religiosos. Os elementos que compõem
o corpo somático, com a morte deste, desagregam sua sociedade, da qual o
Espírito era o comandante, para integrar outros corpos, aonde forem chamados
pela natureza. Mudam-se de formas, pelas bênçãos de Deus, para a renovação e
mesmo a espiritualização da matéria.
O veículo da ascensão é o
movimento; nada para na vida, pois ela tem o, hálito do Criador que insufla
energia na sua profundidade primitiva, que somente Ele sabe fazer. Se podemos
dizer, é bom que se fale: a reencarnação se processa em tudo, porque tudo que
existe muda de corpos com o objetivo de crescer, no esplendor da vida, e a
alma, que não se dissolve pela morte do corpo, segue a lei de mudanças de
veículos quantas vezes forem necessárias para a sua purificação, no tocante à
harmonia do Espírito.
Deves destruir o irreal, deves
esquecer o negativo, porque a mente é poderosa no que se refere a criar. Ela
cria e alimenta sua criação. Quantas pessoas sofrem com as suas próprias
imagens, formas - pensamentos que criaram e que alimentam? O Satanás, por
exemplo, é uma figura, em se comparando com o Espírito ignorante; se formos
acreditar no que falamos aos que não compreendem, esse Satanás teria os mesmos
poderes de Deus, por estar em toda a parte do mundo, no mesmo instante, e
sempre perseguindo as criaturas divinas, sem que Deus pudesse eliminá-lo. É
qual a obsessão nos meios espíritas: por vezes não existe tal acompanhamento
com as pessoas, mas os menos esclarecidos acham que tudo o que ocorre de
desequilíbrio com os doentes é obsessão, embora às vezes seja o próprio
encarnado que atraia os Espíritos inferiores. O trabalho dos espíritas deve
mudar de rumo em certas circunstâncias, doutrinando o encarnado, educando-o e
instruindo-o acerca das leis espirituais, pois o acompanhamento espiritual se
faz por sintonia. Mudando-se o modo de pensar, encontrar-se-á imediatamente
livre de todos os tipos de Espíritos que desejam persegui-lo.
A carne ressurge em toda a
parte, mas não como certos religiosos pregam: da mesma forma que o
desencarnante a possuía antes da desencarnação. O Espírito troca de formas aqui
e ali, para cumprir a lei da reencarnação, conhecida em todo o mundo, e como é
lei, se cumpre em todos os mundos habitados, para a glória da luz se fazer nos
corações. Devemos meditar no que diz Mateus:
Qual de vós, por ansioso que seja, pode acrescentar um
côvado ao curso da sua vida?
Mateus, 6:27
É o mesmo que dizer: qual o
Espírito encarnado ou desencarnado que pode modificar a vida, ou mesmo mudar as
leis?
[1] Filosofia Espírita – Volume 20 – João Nunes
Maia
[2] Estas respostas de São Luís confirmam a natureza
religiosa do Espiritismo, ressaltada por Kardec no item VIII da Conclusão, em
que a Doutrina é apresentada como desenvolvimento histórico do Cristianismo.
Estranham alguns que o Espírito use o título de santo, mas é evidente que o usa
como meio de identificação. Aliás, como ensina Kardec, os títulos terrenos nada
representam para os Espíritos superiores, podendo ser usados por eles quando se
fizer necessário, como neste caso. (N. do T.)
[3] A pluralidade dos mundos habitados era admitida como
possibilidade, no tempo de Kardec, como o é hoje, embora a Ciência não a admita
como verdade comprovada. Flammarion publicou uma grande obra a respeito,
traduzida para o português: A Pluralidade dos Mundos Habitados, e no prefácio
de O Desconhecido e os Problemas Psíquicos declara, com a sua autoridade de
astrônomo: "A imortalidade através das esferas siderais parece-me o
complemento lógico da Astronomia." Os astrônomos atuais procuram obter
provas a respeito. (N. do T.)
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