terça-feira, 26 de dezembro de 2023

UMA LIÇÃO DE CALIGRAFIA POR UM ESPÍRITO[1]

 


Allan Kardec

 

Em geral os Espíritos não são mestres em caligrafia, pois ordinariamente a escrita do médium não se notabiliza pela elegância. O Sr. D..., um de nossos médiuns, apresentou a respeito um fenômeno excepcional, isto é, escreveu muito melhor sob a influência dos Espíritos do que sob a sua própria inspiração. Sua escrita normal é péssima (da qual não se envaidece, dizendo que é a dos grandes homens); toma um caráter especial, muito distinto, conforme o Espírito que se comunica, e é sempre a mesma com o mesmo Espírito, porém mais nítida, mais legível e mais correta; com alguns, é uma espécie de escrita inglesa, traçada com certa ousadia. Um dos membros da Sociedade, o Dr. V..., teve a ideia de evocar um distinto calígrafo, tendo como motivo de observação o estudo da caligrafia. Conhecia um, chamado Bertrand, falecido há cerca de dois anos, com o qual tivemos, numa outra sessão, a conversa que se segue:

 

1. À formula de evocação, respondeu: Eis-me aqui.

2. Onde estáveis quando vos evocamos?

– Já me encontrava perto de vós.

3. Sabeis qual o principal objetivo que nos levou a solicitar que viésseis?

– Não; mas desejo sabê-lo.

 

Observação – O Espírito do Sr. Bertrand ainda se acha sob a influência da matéria, como era de supor, tendo em vista a sua vida terrena; sabe-se que tais Espíritos são menos aptos a ler o pensamento do que aqueles que estão mais desmaterializados.

 

4. Gostaríamos que fizésseis reproduzir pelo médium uma escrita caligráfica que possuísse as características da que tínheis em vida. Vós o podeis?

– Eu o posso.

 

Observação – A partir desse momento o médium, que não procede de acordo com as regras ensinadas pelos professores de caligrafia, tomou, sem que percebesse, uma postura correta, tanto em relação ao corpo quanto à mão. Todo o resto da conversa foi escrito como o fragmento cujo fac-símile reproduzimos. Como termo de comparação, damos acima a escrita normal do médium[2].

 

5. Lembrai-vos das circunstâncias de vossa vida terrestre?

– De algumas.

6. Poderíeis dizer-nos em que ano morrestes?

– Em 1856.

7. Com que idade?

– Aos 56 anos.

8. Em que cidade habitáveis?

– Saint-Germain.

9. Qual era vosso gênero de vida?

– Esforçava-me para contentar meu corpo.

10. Vós vos ocupáveis um pouco das coisas do outro mundo?

– Não muito.

11. Lamentais não pertencer a este mundo?

– Lamento não haver empregado bem a minha existência.

12. Sois mais feliz do que na Terra?

– Não; sofro pelo bem que não fiz.

13. Que pensais do futuro que vos está reservado?

– Penso que tenho necessidade de toda a misericórdia de Deus.

14. Quais são as vossas relações no mundo em que estais?

– Relações lamentáveis e infelizes.

15. Quando retornais à Terra, há lugares que frequentais de preferência?

– Procuro as almas que se compadecem de minhas penas, ou que oram por mim.

16. Vedes as coisas da Terra tão claramente como quando vivíeis entre nós?

– Procuro não as ver; se as buscasse, seria mais uma causa de desgostos.

17. Diz-se que, quando vivo, éreis muito pouco tolerante. É verdade?

– Eu era muito violento.

18. Que pensais do objetivo de nossas reuniões?

– Gostaria muito de havê-las conhecido quando encarnado; ter-me-iam tornado melhor.

19. Vedes aí outros Espíritos além de vós?

– Sim, mas me sinto bastante confuso diante deles.

20. Rogamos a Deus que vos guarde em sua santa misericórdia. Os sentimentos que acabais de exprimir farão com que encontreis graças diante d’Ele, e não duvidamos que vos auxiliem o progresso.

– Eu vos agradeço; Deus vos proteja! Bendito seja por isso! Minha vez chegará também, assim o espero.

 

Observação – Os ensinamentos fornecidos pelo Espírito do Sr. Bertrand são absolutamente exatos e de acordo com o gênero de vida e o caráter que lhe conheciam; apenas, ao confessar a sua inferioridade e os seus erros, a linguagem é mais séria e mais elevada do que dele se poderia esperar. Ele nos prova, uma vez mais, a penosa situação daqueles que na Terra se ligaram excessivamente à matéria. É assim que os próprios Espíritos inferiores, através do exemplo, nos dão muitas vezes preciosas lições de moral.

 

 

Assistam no YouTube: Projeto de estudo piloto usando Grafoscopia em:

https://www.youtube.com/watch?v=7M0cvRSgnHM



[1] Revista Espírita – julho/1858 – Allan Kardec

[2] N. do T.: Vide reprodução fotográfica página 307. Nas reimpressões posteriores da Revista Espírita de 1858, este fac-símile deixou de ser publicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário