Luis Roberto Scholl Fonte - Grupo Espírita Seara do Mestre
Um rei muito antigo,
enviou seu bufão numa excursão a outros reinos: - Vá para o estrangeiro - disse
ele - e veja tudo que existe para ser visto. Leve com você esta vara de ouro e,
se encontrar um tolo maior que você, dê-lhe de presente.
Após os preparativos,
o fiel servidor partiu em viagem. Depois de um período de ausência, ao voltar,
o bobo da corte encontrou o rei gravemente enfermo, a beira da morte.
- Eu também vou
fazer uma longa jornada anunciou o rei. Uma jornada ainda mais longa que a sua.
- Todos os seus
preparativos estão feitos? - perguntou-lhe entristecido o bufão.
- Não, respondeu o rei. Não fiz preparativo algum.
- Então - disse-lhe
o saltimbanco - é ao senhor que devo dar a vara de ouro, pois somente um tolo
maior não se prepara para a jornada que é inevitável.
Age-se com insensatez quando não
se procura compreender e preparar-se para a experiência da morte a qual, mais
cedo ou mais tarde, todos passarão. Não se trata de viver preocupado com ela,
mas de viver de modo que, quando ela venha, não precise se sentir perdido,
angustiado, desamparado, despreparado.
O medo da morte, muitas vezes,
deve-se a atitudes relacionadas à vida: para o niilista (materialista), que
busca os prazeres materiais e mundanos, sem um objetivo maior para a existência,
a simples percepção do nada absoluto após a morte, é motivo de temor. O medo da
não existência, do vazio, é um espectro que, inconscientemente, atormenta sua
vida “alegre”. Para o dogmático, que admite a unicidade das existências, para
quem o destino estará definitivamente traçado na alegria ou no desespero eterno,
a morte pode se tornar fonte de tormentos, pois, tem-se a consciência de que,
poucos são aptos a habitarem o “paraíso dos eleitos”, porque todos possuem
deficiências morais que devem ser corrigidas.
Para os adeptos da teoria
reencarnacionista, a morte é encarada com mais serenidade: é uma passagem
cíclica do espírito da dimensão material para a espiritual e vice-versa, até a
suprema purificação do indivíduo. Na Doutrina Espírita, a compreensão da
desencarnação como o fim de uma etapa e princípio de outra e, sobretudo, a
continuidade da jornada individual, desmistifica a experiência da morte,
tornando-a, como deve ser, um fato natural na vida orgânica.
Quanto maior preparação durante
a encarnação, mais tranquila será a “viagem”. O desapego material, o abandono
do orgulho, a substituição do egoísmo e da vaidade pela caridade e
benevolência, a retidão no pensar e no agir devem fazer parte da transformação
moral de cada um, para que se possa dizer como João XXIII afirmou: “- As minhas
malas estão prontas. Posso partir a qualquer momento”.
Podemos trabalhar para pensar do
mesmo jeito.
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