Carlos Augusto Petersen
Parchen[1]
Recentemente fizemos uma palestra sobre o tema
"Evolução", onde colocávamos uma série de condições e premissas
necessárias à evolução.
Em e-mail, um Irmão, a esse respeito, nos perguntou:
"é possível evolução sem educação?". Claro que a pergunta não se
refere à educação no sentido de "ensino", de educação escolar, mas
sim no sentido de "educação para a vida". Vamos clarear isso um pouco
mais: educar-se pode ser traduzido como aquisição de conhecimentos e sua
transformação em habilidade, aptidões e atitudes.
Colocamos "educar-se" e não
"educar", pois a educação é fundamentalmente um processo de
aprendizagem e não de ensino. Modernamente, o papel de educador é o de
facilitador do processo de aprendizagem, e não mais o do "professor que
ensina", mas isso é outro assunto. Podemos dividir a educação em dois
grandes campos o de educação formal e o da autoeducação.
Na educação formal, o indivíduo adquire conhecimentos
organizados nas diversas áreas do conhecimento humano. Na autoeducação, o
indivíduo acha os conhecimentos necessários ao seu convívio com seu semelhante
e com a natureza.
Nos dois campos, a educação só ocorre quando
"aprendemos" (com dois "es") o conhecimento
(intelectualização) e o transformamos em habilidade, aptidões e atitudes, que
são obtidas através das vivências e experiências pessoais.
Aliás, mais um parêntese: é necessário que os
professores percebam que na escola, assim como na vida, os conhecimentos só são
transformados em habilidade e aptidões se "processadas" através de
experiências e vivências.
Colocamos isso para destacar alguns aspectos
importantes. Primeiro, se o indivíduo não consegue transformar determinado
conhecimento, seja de que origem for, em habilidade, aptidões e atitudes para
uso em sua vida e/ou em sua profissão, ele não aprendeu e em consequência, não
"educou-se" naquela área específica. Em segundo, é necessário que o
indivíduo realmente "processe" o conhecimento através da vivência e
da experiência pessoal, ou seja, que internalize pela relação com a vivência e
prática pessoal, pois em caso contrário não conseguirá "aprender"
aquele conhecimento.
Relacionemos agora com a "evolução". Evoluir
é crescer e mudar para um patamar superior de conhecimento e comportamento e
melhorar em relação a um estágio anterior. Energeticamente, evoluir é passar a
vibrar em patamar mais elevado e sutil que o anterior.
Quando a pergunta foi feita, evoluir, evidentemente,
foi colocado no sentido de evoluir "espiritualmente", ou se quiser
"ética e moralmente". Daí,
voltemos a questão: evolução e educação têm relação direta?
Afirmamos que sim, de uma forma clara. Para evoluir,
mudar de patamar, elevar-se, o indivíduo necessita trilhar a vida em
consonância com a Lei Natural. A Lei Natural é universal e perfeita e permeia
todo o universo, regendo todo o seu funcionamento, nos aspectos físicos
(matéria e energia) e espirituais (ética e moral). As Leis Morais fazem parte
indissolúvel da Lei Natural.
Para evoluir, o indivíduo necessita "respeitar"
ou harmonizar-se com a Lei Natural. E isso só é possível se
"educar-se" a esse respeito, ou seja, ter habilidade, aptidões, e
atitudes que o façam transitar sem confronto com a Lei Natural.
E isso tem que ocorrer no dia-a-dia do indivíduo, em
toda a sua relação com o seu semelhante e com a natureza. Mesmo nas menores
coisas, pois as Leis Naturais não diferenciam "coisas mais
importantes" e "coisas menos importantes". Mal comparado, com
quem rouba 1.000 reais ou 100.000 reais, são atingidos igualmente pelo Código
Penal.
Por isso, se o indivíduo não educar-se para a vida,
com habilidades, aptidões e atitudes correspondentes, não conseguirá evoluir,
pois entra em confronto com a Lei Natural.
Tomemos um exemplo bem material e corriqueiro: muitas
pessoas levam seu cão para passear (e fazer outras coisas) na areia do mar.
Muitas vezes fazem isso na calada da noite. Essas pessoas tem educação? Claro
que não, pois as consequências disso serão terríveis para outras pessoas, em
especial para as crianças (já vimos algumas com mais de 20% da área da pele de
seu corpo com o "bicho geográfico").
As pessoas que fazem isso estão evoluindo? É evidente
que não, pois não desenvolveram habilidade, aptidão e atitude coerente com a
Lei Natural, ou seja, não souberam vivenciar e experienciar os conhecimentos
necessários a se respeitar o semelhante, não se educando para amar o próximo.
Podem até ter grande conhecimento intelectual, mas não estão
"educadas".
Objetivamente, para evoluir é necessário ter educação,
sem sombra de dúvida. Queríamos dizer mais: é impossível evolução sem educação.
Talvez o grande problema para a humanidade / sociedade
seja esse: como educar. Gastou-se muito tempo em tentar "ensinar",
mas com isso só se tem conseguido "intelectualização", o que não é sinônimo
de educação.
Cada um pode fazer a sua parte, buscando e construindo
a autoeducação. Primeiro, buscando o conhecimento; em segundo, aplicando esse
conhecimento as vivências e experiências pessoais; em terceiro, transformando
isso tudo em habilidade, aptidões e atitudes de relacionamento com os
semelhantes e com a natureza.
Assim evoluiremos e pelo
exemplo, estaremos motivando outras pessoas a evoluírem.
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