segunda-feira, 4 de agosto de 2025

MARIA REGINA PERUZZO[1]

 


 

Natural de Espumoso, Rio Grande do Sul, nasceu em 29 de abril de 1960.

Foi no Paraná, na cidade de Francisco Beltrão, no Centro Espírita Mensageiros da Paz que conheceu a Doutrina Espírita, no ano de 1987.

Breve, abraçou a tarefa espírita. Foi coordenadora de grupo de estudos, palestrante, priorizando, no entanto, a Evangelização, junto à Infância e Juventude.

Transferindo residência para Balneário Camboriú, Santa Catarina, de 1996 a 2002, esteve à frente da coordenação do Departamento de Infância e Juventude - DIJ do Centro Espírita Bezerra de Menezes.

A partir de 1999, assumiu igualmente a coordenação do DIJ da 13ª União Regional Espírita, com sede nessa cidade.

Em 2002, por questões profissionais, passou a residir em Brasília/DF. Na Federação Espírita Brasileira - FEB foi recebida, de braços abertos, por Cecília Rocha e Rute Ribeiro.

Integrando a equipe do DIJ/FEB, auxiliou na elaboração da 4ª Coleção das Apostilas DIJ/FEB e de Recursos Didáticos.

De 2007 a 2012, coordenou o Material Didático na FEB, que tem a função principal de planejar/elaborar os recursos didáticos para os evangelizadores.

Em 2009, com a implantação do Núcleo Espírita Guillon Ribeiro/NEGR, obra socioeducacional da FEB, situada em Santo Antônio do Descoberto, Goiás, fez parte do grupo de evangelizadores, que se deslocavam aos sábados para levar o auxílio material e espiritual para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Contribuiu, ainda, na coordenação do DIJ/NEGR, ombreando Rute Ribeiro.

A partir de 2012 e até 2014 coordenou esse departamento.

Em 2018, retornou a Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Desde 2020 coordena a AFIJ - Área da Família Infância e Juventude da 13ª URE.

Como participante do Centro Espírita Bezerra de Menezes, é evangelizadora na ONG Grupo Amigo, obra socioeducacional, na mesma cidade.

Formada em Arquitetura e Urbanismo, em 1985, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, localizada em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, concluiu Mestrado, em 2008, na Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil – PPGEC.

O tema da sua dissertação foi “Avaliação Pós-ocupacional em Habitação de Interesse Social: Comportamento da Satisfação do Usuário Após Médio Período de Permanência”.

Como arquiteta, atuou em Francisco Beltrão, Paraná, Balneário Camboriú, Santa Catarina, concluindo sua carreira em Brasília, Distrito Federal, na Caixa Econômica Federal, na Gerência de Desenvolvimento Urbano de Brasília e na Gerência de Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, Santa Catarina.

Aposentou-se em março de 2018.



[1] FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ - https://www.feparana.com.br/topico/?topico=3354

Nenhum comentário:

Postar um comentário