quinta-feira, 7 de março de 2024

NOMES CONHECIDOS[1]

 

Miramez

 

Os Espíritos protetores que tomam nomes comuns são sempre os de pessoas que tiveram esses nomes?

− Não, mas Espíritos que lhes são simpáticos e que muitas vezes vêm por sua ordem.

Necessitais de um nome: então, eles tomam um que vos inspire confiança. Quando não podeis cumprir pessoalmente uma missão, enviais alguém de vossa confiança, que age em vosso nome.

Questão 505 / O Livro dos Espíritos

 

Muitas pessoas que já conhecem a realidade dos protetores espirituais os tratam pelo nome de personalidades conhecidas, muitas vezes de grandes vultos da História, guardando esses nomes com gratidão, enumerando os valores imortais desses que viveram no mundo sob o signo do amor.

Os tutelares da espiritualidade podem não ser tais personagens; usam apenas seus nomes como representantes daqueles gênios do amor e da verdade. Assim como os tais estavam representando Jesus na Terra, eles, os protetores, esforçam-se para representar os que lhes emprestaram os nomes. Não tenhas dúvida sobre a proteção espiritual que sempre chega a todos pelas vias que Deus achar mais conveniente.

Aumenta a fé, porque a confiança forma canais, dando passagem às forças do bem para os corações que esperam trabalhando na lavoura da caridade. Os anjos do Senhor se confundem uns com os outros, pela força e presença do amor. São personalidades individuais, mas um é todos e todos são um, na plenitude do entendimento na unidade de Deus.

Os nomes conhecidos atribuídos aos protetores dão mais facilidade de identificação e mais segurança para os tutelados. Com o tempo, e isso não deve demorar, a presença dos Espíritos que dirigem a humanidade vai ficando mais visível às criaturas, que receberão seus conselhos mais diretamente pela força da afinidade. Somente a caridade, na sua mais alta manifestação, como sendo o próprio amor, afinizará as duas dimensões de vida.

Esse é o trabalho e a vitória de Jesus para com todos nós. Não fiques triste, querendo ver pessoalmente Espíritos de alta estirpe; eles estão, em muitos casos, junto ao teu coração de encarnado, e também dos desencarnados. Basta observares a tua vida e as ideias que surgirem em tua mente, que logo notarás de onde elas vêm, pela sua estrutura espiritual, pelo seu relacionamento com a verdade. O céu nunca fica longe dos que devem herdá-lo.

Os protetores que recebem ou se dão nomes de santos e sábios, se fundem nas suas virtudes, esplendem nos seus procedimentos espirituais e alcançam o que pretendem, porque o amor nunca falha nas suas diretrizes de educar e instruir. Todo tutelado, mesmo o mais rebelde, leva a semente lançada pelo seu mantenedor na área do coração, e algum dia ela germina em seu peito, em uma vida ou em outra existência. A semente da verdade não morre jamais.

Não somente os homens têm seus protetores; tudo o que existe é acompanhado por ilustres Espíritos, dando impulso à verdade com o nome de progresso. Se os homens têm anjos da guarda, o lar igualmente os possui. Assim, também, as cidades, os países, a própria Terra e inúmeras divisões da vida que não precisamos mencionar. O homem sabe disso por intuição, desde o índio até o sábio.

As coisas não acontecem no mundo sem a permissão de Deus, mesmo as guerras. De todos os acontecimentos, as forças soberanas fazem com que a luz se faça para a paz e o entendimento de todas as criaturas. Regride ao passado e notarás que em todos os acontecimentos do período que chamas de bárbaro floresceu o progresso. Não são os homens que dirigem os acontecimentos e que ditam as leis para eles mesmos. Eles são canais das ideias dos Espíritos que os dirigem.

O progresso surge de acordo com a elevação das almas encarnadas, ou mesmo fora do corpo.

E o Espiritismo veio ao mundo para dar maior entendimento aos homens sobre a vida espiritual, de maneira que eles passem a melhorar, porque, compreendendo que somente recebem o que merecem, esforçam-se para merecer o melhor d’Ele que trabalha em favor dos homens.



[1] Filosofia Espírita – Volume 10 – João Nunes Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário