quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

INFLUÊNCIA ESPIRITUAL[1]

 


Miramez

 

Quando os obstáculos parecem vir fatalmente contra aos nossos projetos, seria por isso influência de algum Espírito?

− Algumas vezes são os Espíritos: outras vezes, e o mais frequentemente, é que vos colocaste mal. A posição e o caráter influem muito. Se vos obstinais numa senda que não é a vossa, os Espíritos nada têm com isso; sois vós mesmos que vos tornais o vosso mau gênio.

Questão 534 / O Livro dos Espíritos

 

Durante toda a vida do ser humano existe influência dos Espíritos, bons ou maus, conforme a conduta da pessoa. Os planos que intentas realizar, se forem dentro das condições que teu destino comporta, se servirem para o teu aprimoramento espiritual e erguerem a tua conduta, serão facilitados pelos guias espirituais. No entanto, se te investires do orgulho, vaidade e egoísmo, atrairás Espíritos com as mesmas tendências para te ajudar. Como todo mal fracassa, deves aprender uma lição algo penosa, mas pela qual é necessário passar.

Entretanto, Deus não te perde de vista. Ele somente concede as provações, os fracassos, como escolas para os Seus filhos.

A influência dos Espíritos, quer sejam de luz ou das trevas, se dá em todos os lugares. É por isso que a Doutrina dos Espíritos apareceu na Terra, para cientificar as criaturas dessas verdades e ajudá-las a sair das armadilhas das sombras. Para ajudar as criaturas, já chegaram a elas, e continuam chegando, inúmeros livros pelos canais mediúnicos, para alertar a todos e induzir a humanidade a despertar suas boas qualidades, de maneira a se policiar a si mesma.

Quando elaboras um plano, deves pensar bastante sobre ele, pedir conselhos aos mais experimentados, de modo a não errar nos caminhos. Não deves gastar o tempo, principalmente dos Espíritos, com coisas vãs. Sacudir o pó das sandálias, no dizer evangélico, é esquecer tudo o que possa gerar maledicência, usura, desonestidade, orgulho, egoísmo, falsidade e violência. Devemos ouvir Jesus em todas as nossas andanças, em todos os nossos pensamentos e atitudes, esforçando-nos para colocarmos em prática os Seus ensinamentos.

Se isso não acontecer, sofreremos as consequências do nosso desleixo.

Eis o que disse o Mestre:

E todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as pratica, será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia.

Mateus, 7:26

Para que mereças as boas influências, necessário se faz que ouças as palavras de Jesus e as coloque na tua vida, pelo menos te esforçando para vivê-las. Com essa modificação, as tuas companhias espirituais mudarão igualmente. Lembremo-nos do provérbio:

Dize-me com quem andas, que te direi quem és[2].

Quando se observam muitos Espíritos das sombras acompanhando alguém, já sabemos de antemão quem ele é. A atração é lei de justiça, em todo o universo. Os iguais sempre se reúnem, festejam juntos as boas ou más ideias. Toda desobsessão deve começar por dentro das criaturas, e não somente afastando as Entidades das sombras. Pode acontecer o afastamento pelos Espíritos bondosos, no entanto, os companheiros indesejados voltarão com mais fúria, se o obsediado não mudou de comportamento. O caráter do indivíduo é o ponto de atração mais forte. Eis ai a chave da tua felicidade; passa a mudar tua conduta hoje mesmo, se já não o fizeste, que amanhã as tuas companhias espirituais começarão a mudar, transformando-se junto de ti, ou buscando outro alvo. A influência espiritual sempre existiu e existirá. Deves escolher as tuas companhias, não pelo raciocínio, mas pela vida que deves levar. Se ainda não sabes e queres saber qual o melhor modo de vida, procura Jesus.



[1] Filosofia Espírita – Volume 11 – João Nunes Maia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário