KM Wehrstein
José Pedro de Freitas
(1918–1971), conhecido como Zé Arigó ou Arigó, foi um curandeiro mediúnico
brasileiro celebrado por uma aparente habilidade de fazer diagnósticos
instantâneos, prescrever medicamentos incomuns, mas eficazes, e até mesmo
realizar cirurgias sem anestésico, enquanto estava possuído por ‘médicos
espirituais’ em estado de transe.
Fundo
O contexto da vida e da prática
de Arigó é uma cultura simpática à religião e ao sobrenatural, na qual a sua
atividade de cura psíquica poderia florescer. A forte crença brasileira na
mediunidade, na reencarnação e na comunicação pós-morte evoluiu de duas fontes
principais. As ideias espíritas derivadas dos ensinamentos do educador e autor
francês do século XIX, Allan Kardec, foram influentes entre as classes
instruídas, enquanto as religiões que combinavam elementos do catolicismo e do
animismo africano eram seguidas pela maior parte da população.
Na época em que Arigó atuava,
não era incomum que médicos de uma moderna clínica brasileira trabalhassem ao
lado de curandeiros mediúnicos, adotando uma abordagem pragmática. Eles tendiam
a reivindicar resultados consistentemente melhores do que poderiam ter sido
alcançados apenas com a medicina convencional.
Pesquisando sua biografia de
1974, Arigó: Surgeon of the Rusty Knife[2],
John Fuller entrevistou pacientes satisfeitos de Arigó, médicos e jornalistas
que o encontraram e testemunharam seu trabalho, e outras partes interessadas,
que incluíam o ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek, cônsul britânico H.V.
Walter, os pesquisadores Andrija Puharich e Henry Belk, e um juiz solidário. Os
brasileiros forneceram-lhe documentos relevantes em língua portuguesa,
incluindo diários e correspondências de Arigó, registros judiciais, notas de
pesquisa, notícias e livros sobre o curandeiro.
Vida pregressa
José Pedro de Freitas nasceu na
fazenda de seu pai, perto da vila de Congonhas do Campo, em 18 de outubro de
1918, um dos oito irmãos, e quando criança foi apelidado de 'Arigó', que
significa 'caipira'. A maioria dos irmãos cursou o ensino superior, mas Arigó
desistiu após o terceiro ano e trabalhou na lavoura. Ele era um católico
devoto. Quando era estudante, teve visões de uma “luz redonda e brilhante” e
ouviu “uma voz que falava numa língua estranha”.
Aos 25 anos, Arigó se casou. Ele
trabalhou em uma mina de ferro até ser demitido por liderar uma greve contra as
duras condições de trabalho, depois abriu um restaurante e uma taberna.
Aos trinta e poucos anos, Arigó
começou a ter sonhos recorrentes, às vezes acompanhados de fortes dores de
cabeça. O sonho normalmente acontecia em uma sala de cirurgia, onde médicos e
enfermeiras cuidavam de um paciente, liderados por um médico de físico robusto
e careca. O médico falou com uma voz gutural alemã e reconheceu-a como a que
ouvia quando criança.
Uma noite, o sonho tornou-se uma
visão desperta. O médico se identificou como Adolpho Fritz e disse que ele
havia morrido durante a Primeira Guerra Mundial com seu trabalho na Terra
inacabado. Ele escolheu Arigó como vaso vivo para continuar seu trabalho,
auxiliado por outros médicos falecidos. A reação inicial de Arigó foi de
pânico. Ele consultou médicos e seu padre: o exame médico não revelou nada de
errado; o padre advertiu-o contra o espiritismo e tentou um exorcismo.
Arigó começou então a sentir que
deveria submeter-se à exigência do “Dr. Fritz”. Ele começou a expressar
comandos involuntários com intenção de cura. Encontrando um amigo que costumava
andar com muletas, ele gritou “já era hora de você se livrar delas!”,
arrebatou-as e disse ao amigo para andar – o que ele fez. Comandos verbais para
se tornarem eficazes também para outros amigos. Arigó deixou de ser atormentado
por sonhos e dores de cabeça, até que seu sacerdote o convenceu temporariamente
a interromper esses esforços de cura, momento em que eles retornaram
imediatamente.
Carreira de Cura
Em 1950, ocorreu um incidente
que lançaria a carreira de cura de Arigó. Arigó esteve envolvido em campanha
eleitoral em nome do senador Carlos Alberto Lucio Bittencourt, que sofria de
câncer de pulmão. Os dois homens ficaram no mesmo hotel. Segundo Bittencourt,
ele não conseguiu dormir uma noite quando viu Arigó entrar em seu quarto
segurando uma navalha, com uma expressão vidrada no rosto. Arigó, agora falando
com forte sotaque alemão, disse que uma operação deveria ser feita; Bittencourt
perdeu a consciência. Quando acordou de manhã, encontrou a camisa de dormir
cortada e manchada de sangue e viu uma incisão limpa e perfeita nas costas.
Arigó disse que não se lembrava de nada disso.
O médico de Bittencourt fez
exame e informou que o tumor havia sido retirado por técnica cirúrgica
desconhecida no Brasil; ele presumiu que isso tivesse sido feito na América. O
senador, já recuperado, falou publicamente sobre o ocorrido, fazendo com que
Arigó ganhasse fama nacional. As pessoas começaram a migrar para a aldeia onde
ele morava, Congonhas do Campo, em busca de cura. Logo ele estava trabalhando
de quatorze a dezesseis horas, atendendo de trezentos a mil pacientes por dia
durante a semana. Os horários dos ônibus para a vila eram organizados de acordo
com o horário de atendimento.
Arigó recusou todos os
pagamentos ou favores por curas. Para manter esse cronograma rigoroso de cura e
ganhar a vida, ele vendeu seu negócio e conseguiu um emprego de meio período
como escriturário júnior.
Métodos
Arigó trabalhava entrando em
estado de transe, durante o qual parecia ter uma personalidade diferente:
mantinha a cabeça erguida e falava com sotaque alemão, seus olhos pareciam um
tanto desfocados. Ele então começou a atender pacientes.
O diagnóstico era instantâneo:
ele não solicitou ver prontuários nem fazer perguntas. Para alguns, ele
escrevia uma receita “a uma velocidade incrível, como se a sua caneta estivesse
deslizando sobre uma camada de gelo”[3].
Os medicamentos indicados por ele poderiam ser considerados obsoletos ou, ao
contrário, tão novos que ainda não haviam chegado ao Brasil (muitos deles eram
originários da Alemanha). Com alguns pacientes, Arigó realizou uma cirurgia
rudimentar, enfiando uma faca em um cisto ou tumor e removendo-o rapidamente. O
paciente pode estar encostado na parede ou (para procedimentos importantes)
deitado sobre uma mesa. A operação seria realizada em minutos com uma faca ou
bisturi não esterilizado e o paciente geralmente conseguiria se levantar sem
dor se fosse sacudido. Não eram utilizadas anestesias, antissepsia,
cauterização ou pontos; as incisões se fechariam sozinhas. Arigó foi observado
inúmeras vezes interrompendo o fluxo sanguíneo por meio de uma oração.
Em um exemplo descrito por
Fuller:
[Sem] dizer uma palavra, Arigó pegou uma faca de aço
inoxidável de dez centímetros com cabo de madeira de cocobolo e literalmente
mergulhou-a no olho esquerdo do homem, sob a pálpebra e profundamente na órbita
ocular ... Arigó começou a raspar violentamente a faca entre o globo ocular e o
interior da pálpebra, pressionando a área do seio nasal com força desinibida. O
homem estava bem acordado, totalmente consciente e não demonstrava nenhum medo.
Ele não se moveu nem vacilou. Uma mulher ao fundo gritou. Outro desmaiou. Então
Arigó levantou o olho para que ele saísse da órbita. O paciente, ainda
absolutamente calmo, parecia incomodado apenas por uma coisa: uma mosca que
havia pousado em sua bochecha... Arigó mal olhou para o assunto e, a certa
altura, virou-se para se dirigir a um assistente enquanto sua mão continuava a
raspar e mergulhar sem parar.[4]
Examinado posteriormente por um
médico, o olho não apresentava sinais de irritação ou vermelhidão.
Arigó foi filmado no trabalho em
diversas ocasiões (as filmagens de Puharich podem ser vistas aqui e aqui). O documentarista
brasileiro Jorge Rizzini filmou várias operações importantes depois que Arigó
curou a esposa de Rizzini de uma artrite incapacitante e sua filha de leucemia.
Alguns pacientes responderam bem
a meros comandos; outros ele tocou com as mãos, como no caso dos leprosos.
Certa vez, Arigó vomitou repentinamente uma enorme quantidade de bile e depois
explicou que o paciente estava possuído por espíritos malignos, que Arigó havia
removido. O paciente apresentou melhora imediata.
Muitas vezes ele dispensava
pacientes, dizendo que um médico regular poderia ajudá-los; para outros, ele
disse que não podia fazer nada. Ele não conseguiu tratar a si mesmo ou a seus
parentes.
Ele trabalhava até atender todos
os pacientes que chegassem naquele dia, mesmo que isso demorasse até depois da
meia-noite. Saindo do transe, ele não conseguia se lembrar de nada do que havia
acontecido.
Pacientes e observadores notáveis
Fuller estimou que no total
Arigó tratou pelo menos um milhão de pessoas. Notáveis que ele curou
incluíam líderes políticos e seus familiares (por exemplo, a filha do
presidente Juscelino Kubitschek, que sofria de enormes pedras nos rins),
generais do exército, chefes de polícia, juízes, industriais e jornalistas
proeminentes.
Um bebê nascido da esposa de
Roberto Carlos, um cantor popular, sofria de um tipo de glaucoma que os
especialistas na Europa acreditavam ser incurável. Arigó curou-o em poucos
dias, gerando outra rodada de publicidade nacional.
O cônsul britânico no Brasil, H.V.
Walter, observou Arigó curando o câncer de fígado da cunhada de um amigo
dentista. Ele notou que às vezes a tesoura parecia se mover sozinha e a incisão
fechava sem costurar.
Observações de médicos
Em meados da década de 1950,
alguns médicos brasileiros começaram a levar Arigó a sério. Fuller entrevistou
vários que observaram seu trabalho em pacientes que haviam declarado
incuráveis.
A Dra. Ladeira Margues trouxe
uma paciente com câncer de ovário inoperável: após o tratamento de Arigó, ela
se recuperou completamente e acabou dando à luz um filho saudável.
Uma jovem com tumores
cancerígenos em todo o abdômen recebeu dois meses de vida de seu médico José
Hortência de Madeiros. Arigó deu-lhe três receitas, após as quais ela ficou
livre do tumor e se recuperou completamente.
O Dr. Ary
Lex já havia testado curandeiros mediúnicos antes, e nenhum havia passado
nos testes. Ele se juntou a dois outros professores de medicina que observaram
Arigó realizar quatro operações, incluindo a remoção de um tumor no fígado, e
concluiu que mais pesquisas eram necessárias.
Acusações e Prisões
A Igreja Católica e as
associações médicas nacionais e provinciais opuseram-se à prática de Arigó. Em
1956, Arigó foi acusado de bruxaria, charlatanismo e de praticar medicina sem
licença, apesar da ausência de provas de que tivesse causado danos ou cobrado
pelos seus serviços.
Em 1957, foi condenado a quinze
meses de prisão e a uma multa que o teria levado à falência, a ele e à sua
mulher, que já tinha seis filhos, só que um tribunal de recurso reduziu a multa
e reduziu o prazo para oito meses, com carência de um ano de liberdade
condicional antes de cumprir a pena. Arigó continuou a ajudar os pacientes que
afluíam à aldeia, enquanto a polícia fazia vista grossa. Em 1958 ele foi
perdoado por Kubitschek, após o que sua prática voltou ao normal.
Em 1964, a mando da associação
médica brasileira, Arigó foi novamente acusado de bruxaria e condenado a
dezesseis meses de prisão. Arigó dirigiu-se até a prisão, pois não foi
encontrado nenhum policial disposto a transportá-lo para lá. Uma vez encarcerado,
ele recebeu a chave de sua cela para que pudesse continuar a tratar pacientes
secretamente, às vezes sendo levado pelo diretor da prisão até a cidade mais
próxima. Multidões em busca de socorro acabaram transformando a prisão em uma
clínica. A sentença de Arigó foi reduzida pela metade e depois cancelada,
depois que o presidente do tribunal da região, a pedido de Puharich, o viu
realizar uma remoção de catarata.
Tentativas de investigação
Puharich e Henry Belk visitaram
Arigó em 1963 e resolveram realizar uma extensa pesquisa sobre suas
habilidades. Puharich pediu a Arigó que lhe fizesse um exame oftalmológico com
a faca: Arigó recusou, por considerar desnecessário; no entanto, ele estava
disposto a remover um lipoma no braço de Puharich que este hesitou em remover,
devido à sua proximidade com o nervo ulnar e a artéria braquial. Enquanto as
câmeras de Rizzini rodavam, Arigó pediu a Puharich que desviasse o olhar e
colocou o lipoma removido e a faca na mão de Puharich em segundos, sem causar
nenhuma dor a Puharich.
Belk contou a Arigó sobre dores
nas costas que o incomodavam há anos e recebeu uma receita que, como médico,
achou estranha. No entanto, três semanas depois de tomar o medicamento, a dor
desapareceu.
Puharich e Belk resolveram
tentar verificar a cura de Arigó obtendo os registros médicos dos pacientes
antes e depois. Entre os 545 pacientes para os quais havia registros
diagnósticos, constatou-se que os diagnósticos instantâneos de Arigó
concordaram com os feitos pelos médicos dos pacientes em 518 casos (95%).
Foram feitos preparativos para
um curso de pesquisa muito mais extenso, envolvendo mais pessoal e equipamentos
médicos, e a equipe viajou para Congonhas do Campo em maio de 1968. Apesar dos
cuidados, a notícia se espalhou e seu trabalho foi prejudicado pela presença de
grande número de repórteres. Os investigadores foram forçados a fugir quando os
repórteres invadiram a casa de Arigó, após uma falsa notícia de que ele
pretendia visitar os EUA. Por esta altura, a associação médica provincial tinha
invertido a sua oposição e decidido que os seus próprios médicos deveriam
continuar a investigação, analisando os registos existentes de curas por Arigó,
incluindo dois casos de leucemia infantil cuja cura poderia ser confirmada pela
contagem de glóbulos brancos.
Comentário e crítica
Explicações Paranormais
Um grupo espírita relatou ter
recebido comunicação do Dr. Fritz, e que ele revelou ter passado dezesseis anos
preparando Arigó para atuar como seu médium.
Outro médium afirmou que cada
diagnóstico foi feito por médicos falecidos liderados pelo Dr. Fritz antes do
paciente se encontrar com Arigó. Os médicos apenas tocaram a superfície do
conhecimento médico enquanto encarnados, mas agora, no outro mundo, tinham
conhecimentos ilimitados.
J.
Herculano Pires, filósofo e seguidor dos ensinamentos de Kardec,
entrevistou Arigó quando este canalizava o Dr. Fritz em estado de transe. Nesta
altura, o 'Dr. Fritz' afirmou que nasceu em Munique, mudou-se para a Polônia
aos quatro anos, viveu lá até se mudar para a Estônia em 1914, onde morreu em
1918. Fritz disse que se tinha tornado um bom cirurgião, mas fez vários erros
graves e, em recompensa, desejava agora curar o máximo de pessoas vivas que
pudesse. Apesar dos detalhes fornecidos, as tentativas de verificar a existência
do Dr. Fritz a partir de registros históricos falharam.
Chamado como testemunha no
julgamento de Arigó, o médico Jair Leonardo Lopes especulou que o curandeiro
tinha o poder da percepção extra-sensorial:
Ele é clarividente e possui outras faculdades
excepcionais que não podemos definir nem compreender. Ele diagnostica por
clarividência. Ele “vê” os órgãos afetados dentro do corpo do paciente. Através
da telepatia, ele sabe o que outros médicos prescrevem para a doença ou o que
funcionou em casos semelhantes[5].
Puharich descreveu a sensação
que sentiu quando Arigó guiou sua mão colocando uma faca no olho de um
paciente, dizendo que não era nada parecido com a sensação usual de uma lâmina
na carne:
Pegue um par de ímãs e encontre os polos semelhantes de
cada um. Em seguida, segure um ímã em cada mão e aproxime os polos semelhantes.
Você agora experimentará forças repulsivas entre os dois, como polos
magnéticos... quando movi a faca nos tecidos do globo ocular e na órbita
ocular, senti uma força repulsiva entre os tecidos e a faca. Não importa o quão
forte eu pressionasse, havia uma força igual e oposta agindo na minha faca para
evitar que ela tocasse os tecidos[6].
Céticos
Numa revisão crítica, o cético
Martin Gardner rejeitou o relato de Fuller, chamando-o de “desprezível”.
Gardner criticou o autor por aceitar as anedotas como fatos e acusou o seu
livro de encorajar alguns pacientes doentes a exporem-se ao charlatanismo, talvez
morrendo «uma morte desnecessária»[7].
Numa resposta publicada, Fuller
caracterizou a crítica de Gardner como “calúnia” e forneceu refutações
detalhadas. Ele escreveu:
Ao vasculhar os volumosos registros do julgamento,
descobri que eles registravam repetidas vezes que não havia nenhum testemunho
de que Arigó tivesse prejudicado alguém, segundo sua prática de um quarto de
século. Além disso, o seu revisor ignora o que eu fiz e cita as opiniões de
muitos médicos e cientistas que observaram e investigaram Arigó[8].
O detrator da parapsicologia Joe
Nickell atribuiu o sucesso das prescrições farmacêuticas de Arigó ao efeito
placebo. Ele observou que as curas de Arigó beneficiaram seu irmão, dono da
farmácia da cidade, o que implica um motivo pecuniário[9].
O mágico de palco James Randi
afirmou que as prescrições de Arigó eram "inúteis" e descreveu as
operações como "comuns". Ele também publicou uma fotografia sua
inserindo uma faca sob a própria pálpebra sem sentir dor[10].
Morte
Há muito tempo Arigó sonhava em
construir um hospital em Congonhas do Campo, que possibilitasse uma
investigação detalhada de suas atribuições, além de proporcionar alojamento aos
pacientes. No final de 1970, os projetos arquitetônicos estavam prestes a ser
iniciados e os planos para pesquisas conjuntas entre americanos e brasileiros
estavam bem formados. Arigó, porém, foi perturbado por visões de um crucifixo
negro – sinal de morte iminente que ele já havia visto antes, pouco antes da
morte do senador Bittencourt em um acidente de carro. Mais de um amigo ouviu
Arigó prever que em breve teria uma morte violenta.
Em 11 de janeiro de 1971, aos 52
anos, Arigó dirigiu sob forte chuva até uma cidade próxima para comprar um
carro. Seu veículo colidiu com outro, tendo desviado para a pista contrária.
Uma autópsia mostrou que ele havia morrido de doença coronariana, momentos
antes de cair. Foi sepultado no cemitério de Congonhas do Campo, e pranteado em
todo o Brasil.
Foi relatado que o Dr. Fritz
apareceu ao irmão mais novo de Arigó, Eli, pedindo-lhe que continuasse o
trabalho de Arigó, mas Eli, um estudante de direito bem-sucedido, não estava
interessado e a família também se opôs.
Literatura
§ Fuller, J.G. (1974a). Arigo: Surgeon of the Rusty
Knife. New York: Thomas E. Crowell.
§ Fuller, J.G. (1974b). Trick or Treatment. New
York Review of Books. 18 July.
§ Gardner, M. (1974). What Hath Hoova Wrought? New
York Review of Books, 16 May.
§ Gardner, M. (1981). Science Good, Bad and Bogus.
Buffalo: Prometheus Books.
§ Nickell, J. (1993). Looking for a Miracle: Weeping
Icons, Relics, Stigmata, Visions & Healing Cures. New York: Prometheus
Books.
§ Randi, J. (1982). Flim-Flam! Psychics, ESP,
Unicorns, and Other Delusions. New York: Prometheus Books.
Traduzido com
Google Tradutor
[1] PSI-ENCYCLOPEDIA - https://psi-encyclopedia.spr.ac.uk/articles/arigo
[2] Fuller (1974). Todos os detalhes neste artigo foram
extraídos desta fonte, salvo indicação em contrário.
[3] Fuller, (1974a), 27.
[4] Fuller (1974a), 25.
[5] Lopes
(1965), Em Defesa de Arigó . Belo Horizonte. Citado em Fuller (1974a), 170.
[6] Fuller
(1974a), 258.
[7] Gardner
(1974); ver também Gardner (1981), 275-88.
[8] Fuller
(1974b).
[9] Nickell
(1993), 161.
[10] Randi
(1982), 174-76.
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