quinta-feira, 4 de maio de 2023

PROGRESSÃO CRESCENTE[1]

 


Miramez

 

Se a população seguir sempre a progressão constante que vemos, chegará um momento em que se tornará excessiva na Terra?

− Não. Deus a isso provê, mantendo sempre o equilíbrio. Ele nada faz de inútil. O homem, que só vê um ângulo do quadro da Natureza, não pode julgar da harmonia do conjunto.

Questão 687/O Livro dos Espíritos

 

Pelo que se nota do crescimento da população, parece que nesse ritmo de aumento tornar-se-á difícil a vida na Terra, pelo excesso de pessoas e de animais. Mas, na verdade, Deus, consciente de tudo que se passa em Sua casa universal, tanto olha e sabe as necessidades dos vermes como as dos homens, tanto dos Espíritos simples e ignorantes, como dos angélicos. Nada falta na criação. O amor de Deus são sementes de luz que a tudo servem e transmutam nas nossas necessidades espirituais e físicas. Se Ele criou e domina o Universo, como não saberia manter o equilíbrio da população que deve ter o planeta, grão de areia na criação?

Não nos assustemos com as coisas de Deus. O Governador do planeta Terra, que é Jesus Cristo, pelas mãos de Deus, nosso Pai, não deixa sobrar nem faltar nada para os Seus filhos.

Vejamos nos rios e nos mares a proliferação dos seres viventes; é inconcebível para os homens, e nenhum deles morre de fome e nunca passa dos limites que deverão atingir. Deus criou leis que regulam todas as coisas. Quando observamos uma violenta tempestade, chegamos a temer suas consequências, no entanto, ela é um higienizador que limpa e purifica o ambiente. Assim as chuvas, assim as próprias catástrofes.

Deus conhece a razão de tudo, e nós, o que conhecemos? O homem vê apenas os efeitos. Ele passa por duras provas, até entender o motivo delas e compreender as lições de que são portadores. Estudemos o Evangelho, que ele nos levará à compreensão mais profunda do que necessitamos aprender.

Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.

(João, 16:24)

Notadamente, é necessário, que se compreenda o que é pedir em nome de Jesus. Não é somente movimentar os lábios, nem ficar em certas posturas; é pedir pelo exemplo do comportamento, pedir pela caridade e pelo amor. Assim, as tribulações e os infortúnios cessarão e as próprias dores se transformarão em luzes para os nossos caminhos. Até mesmo o progresso crescente das populações permanecerá no ritmo que podemos observar, sem assustar nossos corações, pela confiança que poderemos ter em Deus.

Sendo Deus onisciente, Ele tudo prevê. Não precisamos temer os acontecimentos; quem O ama sobre todas as coisas e em todas as coisas, confia e espera sempre. Ninguém poderá nos dar paz de consciência, pois ela está dentro de nós: basta acordar e irradiá-la.

Se bem sabemos que Deus é harmonia, como essa harmonia poderia ser quebrada pelos impulsos dos homens? Limpemos a mente e nos entreguemos à intuição, que as forças divinas far-nos-ão compreender que tudo vibra conforme a lei do Criador. Tenhamos fé e amemos, que o resto virá nas linhas da misericórdia divina.



[1] Filosofia Espírita – Volume 14 – João Nunes Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário