quinta-feira, 2 de março de 2023

NOS MUNDOS SUPERIORES[1]

 


Miramez

 

Nos mundos superiores as plantas são, como os outros seres, de natureza mais perfeita?

− Tudo é mais perfeito: mas as plantas são sempre plantas, como os animais são sempre animais e os homens sempre homens.

Questão 591 / O Livro dos Espíritos

 

Em se tratando dos mundos superiores, podemos dizer, repetindo a resposta da pergunta formulada em O Livro dos Espíritos, que tanto as plantas como animais e homens, são de ordem mais elevadas do que na Terra.

É evidente que não poderia ser de outro modo. Se o mundo é superior, no seu seio, por afinidade, somente se reúnem os seres superiores, para ali viverem e progredir. Até os próprios minerais ali têm outra feição, diferente dos da Terra. Eles têm mais valores na sua estrutura, demonstrando sua beleza de maneira que o seu uso traga para os moradores mais conforto, sobremaneira a não comparar com os da Terra. Tudo lá é mais perfeito.

Quanto mais se constata superioridade, mais elevação se encontra nas coisas, mas, as leis de Deus são as mesmas em toda a Criação. A diferença é que o mais elevado sabe dar uma tonalidade em tudo que o cerca, de sorte a mudar um pouco a sua característica. Os elementos são os mesmos, como as leis são as mesmas e o amor o mesmo, porém, em faixas mutáveis, de acordo com a posição de quem ama e recebe amor.

A Terra já pertenceu à escala dos mundos mais inferiores, quando tinha a vida primitiva – vê hoje a sua extensão − entretanto, ainda carece de se elevar muito, para limpar-se das paixões, das guerras e do egoísmo. Esperamos que seja breve essa conquista, para que este mundo que também é nosso suba na escala da vida, para uma vida melhor e se tome um paraíso, onde a felicidade deve ser verdadeira em cada coração. Já tivemos a felicidade de visitar certos mundos superiores à Terra e nos extasiamos com as belezas que todos devemos conquistar. Breve, se Deus quiser, serás um destes turistas, que, recebendo o salário que merece, poderá, igualmente, contemplar com ventura essas estâncias de luz para novos incentivos para a paz, trabalhando com mais calor na extensão do amor em todas as direções da vida...

Mesmo que nos mundos superiores tudo seja mais perfeito, as plantas continuam sendo plantas, os animais sempre animais e os homens sempre homens, não obstante, com mais requinte nos seus sentimentos. O amor é o mesmo amor, mas com maior grandeza, onde a fraternidade clareia como o sol divino.

Cabe ao Espiritismo nos trazer essas verdades, usando os canais da mediunidade com Jesus, para que possamos aumentar a nossa esperança de que a Terra se transformará em um lugar, onde os anjos poderão habitar com alegria e trabalhar com amor em favor dos que se encontram na retaguarda. O homem arrependido é um homem que não se deixa mais dos caminhos do bem.

Tudo vai ser mais perfeito, tudo mais claro, tudo com mais harmonia. No entanto, para chegar lá, haveremos de acompanhar Jesus, subir o calvário com todas as nossas forças, amando e perdoando; se ofendidos, trabalhando e servindo em todos os lados, porque esses lugares são conquistados. É o salário do bom servidor.



[1] Filosofia Espírita – Volume 12 – João Nunes Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário