quarta-feira, 6 de julho de 2022

OVNIs/ALIENS E PSI[1]

 

Leonardo Martins

 

Relatórios sobre objetos voadores não identificados (OVNIs) e 'encontros alienígenas' se acumularam em todo o mundo desde a década de 1940. Antes disso, pelo menos desde o século XVIII, circulavam na cultura ocidental relatos de contatos com seres de outros planetas. Em todos esses contextos, com variações consistentes com o tempo e o lugar, as testemunhas alegaram experiências paranormais de outros tipos: experiências fora do corpo, canalização, percepção extra-sensorial, psicocinese, memórias de vidas passadas, cura espiritual e outras.

Este artigo revisa a literatura sobre supostos contatos alienígenas e experiências paranormais relacionadas, cobrindo desenvolvimentos históricos, tipos de experiência e aspectos psicológicos e culturais. Considera as experiências como são compreendidas pelos protagonistas, não fazendo suposições sobre sua realidade.

 

Introdução

A ênfase na experimentação de PES (percepção extra-sensorial) na parapsicologia do século XX coincidiu com uma relativa perda de interesse em experiências paranormais espontâneas. Ainda assim, relatos continuam a ser feitos de mediunidade, experiências fora do corpo, sonhos precognitivos, episódios de poltergeist e afins, para os quais pesquisas encontraram prevalência de cerca de 50% em nações europeias e norte-americanas[2], e cerca de 80% ou mais no Brasil[3] .

O desinteresse científico se aplica especialmente a experiências relacionadas a OVNIs e 'encontros com alienígenas'. Estes são relatados em muitas culturas e são diversos. Eles incluem:

 

§  visões de luzes e objetos altamente incomuns no céu (ou solo, quando pousado)

§  encontros com entidades humanoides que se apresentam como extraterrestres (ou são entendidos como tal)

§  entrada em 'naves espaciais', voluntariamente ou por rapto

§  transmissão verbal de mensagens extraterrestres

§  curas espirituais

§  memórias de vidas passadas em que seres alienígenas parecem ter feito contato com a testemunha em outras épocas

§  encontros com alienígenas durante experiências fora do corpo

 

Existem vários pontos de interseção entre encontros tradicionais com OVNIs/alienígenas e outros tipos de experiências paranormais. Os experimentadores de OVNIs frequentemente afirmam ter adquirido habilidades paranormais como consequência direta de contatos com alienígenas, como percepção extra-sensorial e psicocinese, temporariamente ou por longos períodos.

 

Desenvolvimento histórico

Experiências extraordinárias agora chamadas de 'paranormais' foram relatadas ao longo da história humana. Alguns envolvem fenômenos estranhos vistos no céu: aparições de luzes e formas, entidades semelhantes a humanos e similares. As aparições são comumente vistas como sobrenaturais, por seu caráter incomum e pela associação do céu com uma religião celestial, e o crescente conhecimento científico tem impactado relativamente pouco nessa interpretação popular.

Melton encontrou elementos religiosos e místicos em sua análise de mais de uma centena de relatos feitos no período de meados do século XVIII ao século XX: mensagens espirituais, a experiência de alienígenas como seres divinos e contatos através de estados alterados de consciência e das experiências corporais[4]. A menção de naves espaciais ou similares não é encontrada antes do século XX; até aquela época, os alienígenas eram vistos como originários de Marte, Vênus ou da Lua. Exemplos representativos do gênero são encontrados em relatos do cientista sueco do século XVIII Emanuel Swedenborg e da médium francesa Hélène Smith.

Talvez a primeira adoção significativa de explicações naturalistas tenha sido em relação à onda de relatos sobre misteriosos 'dirigíveis voadores' que surgiram nos Estados Unidos entre 1896 e 1897. Mas foi somente em meados do século XX que as explicações naturais foram amplamente adotadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, pilotos de ambos os lados relataram a presença desconfortável de bolas de luz acompanhando seus aviões durante as missões; esses 'foo fighters', como eram chamados, foram inicialmente considerados uma nova arma inimiga, até que se descobriu que não tinham intenção hostil. Em 1946, houve vários relatos de 'foguetes fantasmas' no norte da Europa. A partir de junho de 1947, relatos de 'discos voadores' proliferaram em todo o mundo, começando com o avistamento de um piloto civil, Kennedy Arnold, multiplicando-se em número e em percepções de sua forma[5].

 

Tipos de contato estrangeiro

As descrições a seguir são baseadas em relatos de primeira mão apresentados na literatura acadêmica e não acadêmica[6], usando termos e significados do experimentador.

 

Avistamentos do céu

A experiência mais simples e comum é o vislumbre fugaz de luzes estranhas ou objetos metálicos no céu. Estes são vistos a grandes distâncias e dizem ter características não naturais que os distinguem de fenômenos como balões, meteoros e aviões. Por exemplo, eles aceleram e desaceleram abruptamente, aparecem e desaparecem repentina e misteriosamente, com padrões luminosos peculiares. Eles também seguem trajetórias erráticas e aparentemente intencionais, em velocidades impossíveis para artefatos humanos. Tudo isso encoraja a crença de que são artefatos do espaço sideral.

 

Encontros íntimos

A próxima categoria é a suposta interação com OVNIs e/ou alienígenas, que tende a ser mais rica em detalhes. Com raras exceções, o OVNI é descrito como uma esfera, um disco ou um cilindro, seja pequeno, tipicamente entre alguns centímetros de diâmetro e um metro (geralmente esférico), ou grande, entre três e quinze metros de diâmetro ou extensão (geralmente disco ou cilindro). Vigias ou janelas às vezes são relatadas, sugestivas de um veículo de transporte. Talvez como resultado das influências da Nova Era, os OVNIs são cada vez mais descritos como um fenômeno 'energético' não físico, parecendo ser transparente e sem superfície sólida[7].  

Descrições de alienígenas cobrem uma variedade de características em termos de aspecto, estatura, massa corporal. Alguns são vistos como animais, mas a maioria é antropomórfica, com cabeça, corpo, dois braços e duas pernas. Quanto maior a correspondência com os humanos, maior a probabilidade de eles usarem roupas e carregarem equipamentos. Sua atitude também varia de acordo com o grau de antropomorfismo: entidades animalescas tendem a ser rudes, enquanto aquelas que se parecem com humanos tendem a ser mais gentis e interativas, comunicando-se por gestos, falando uma linguagem incompreensível ou por telepatia.

 

Rapto

As experiências de abdução alienígena podem constituir a categoria mais investigada cientificamente de experiência com OVNIs, por causa de sua intrigante complexidade e implicações[8].  Os relatos geralmente aludem a um avistamento de OVNI ou alienígena, seguido da entrada involuntária da testemunha na nave para ser submetida a meticulosos exames médicos e psicológicos. Às vezes, eles são forçados a fazer sexo com outro abduzido – ambos em estado de transe – ou com um alienígena. A extração tecnológica de sêmen e óvulos é frequentemente relatada, e esse material genético é supostamente usado para a fabricação de bebês 'híbridos', que às vezes são vistos dentro da espaçonave em vários estágios de desenvolvimento.

Muitos abduzidos não têm lembranças iniciais da experiência[9] e, em vez disso, observam sinais perturbadores de que algo anômalo aconteceu. Isso normalmente inclui uma lacuna de memória de uma a três horas ("perda de tempo")[10], cicatrizes que não existiam antes do evento e sonhos claros recorrentes sobre ter sido examinado por criaturas assustadoras[11].

Alguns não sentem necessidade de esclarecimento adicional, não retendo nenhuma convicção subjetiva de terem sido abduzidos. Mas outros chegam a essa conclusão, baseando-se em ideias da cultura popular ou em suas próprias lembranças[12]. Um número significativo recorre à hipnose para tentar recordar o conteúdo daquele tempo perdido, geralmente recuperando recordações detalhadas de abduções complexas[13].

 

Contatos amigáveis

Outro tipo de experiência com OVNIs envolve interações amigáveis ​​e espiritualmente edificantes com alienígenas que são considerados majestosos e benevolentes. Esses experimentadores são geralmente chamados de 'contatados[14]'. Os episódios lembram supostos contatos com entidades sobrenaturais, muitas vezes associados a consciência alterada, transe mediúnico, experiências extracorpóreas e intuições sutis. Aqui também, por causa das influências da nova era, entidades com características puramente físicas estão se tornando menos comuns[15]. As figuras costumam ser descritas como altas, belas e brilhantes, como anjos ou espíritos iluminados, apesar de usarem roupas metálicas e estarem equipadas com instrumentos tecnológicos. Os diálogos tendem a ser instrutivos e esotéricos, ocorrendo por meio da telepatia ou da vocalização convencional.

 

Experiências Paranormais Associadas

Relatos de experiências paranormais associadas eram incomuns em relação aos primeiros avistamentos de 'disco voador'. Isso faz sentido, considerando que as explicações populares da época não mencionavam extraterrestres.

Quando os alienígenas entraram em cena na década de 1950, as possibilidades extraordinárias concebidas para seres supostamente avançados começaram a se sobrepor ao cotidiano das testemunhas. Isso ocorreu sutilmente no início, mensagens proféticas sendo transmitidas por alienígenas através de contatados. Em meados da década de 1960 e início da década de 1970, as testemunhas normalmente relataram experiências paranormais ostensivas associadas. Casos no Brasil foram verificados anteriormente: o primeiro caso de abdução amplamente divulgado foi o de um jovem agricultor brasileiro, Antônio Vilas Boas, que afirmou em 1958 ter sido levado à força para dentro de um disco voador; membros da família e outros moradores relataram posteriormente aparições e atividade poltergeist ocorrendo em sua fazenda e região adjacente[16].

Com o movimento de contracultura das décadas de 1960 e 1970 – e sua consequente ênfase em estados alterados de consciência e possibilidades humanas excepcionais – a natureza dos relatos de contatos alienígenas sofreu uma mudança. Por exemplo, a comunicação descrita nos primeiros relatos de OVNIs era por grunhidos ou por gestos; foi apenas nas décadas posteriores que a noção de alienígenas se comunicando telepaticamente começou a emergir. Muitos abduzidos e contatados hoje relatam que a comunicação telepática ocorreu em episódios anteriores (incluindo antes de 1947)[17],  mas na ausência de relatos de tal sendo feito naquela época, é incerto se isso é de fato o caso.

A comunicação telepática é talvez o fenômeno paranormal associado mais comum, mas os experimentadores de OVNIs progressivamente começaram a relatar outros tipos. Alguns afirmaram ter sido capazes de ler os pensamentos de amigos e familiares após o episódio, ou mover pequenos objetos por psicocinese, ou realizar curas – habilidades que desapareceram após alguns dias. Em vários casos investigados por Martins, os experienciadores relataram ocorrências de fenômenos do tipo poltergeist semelhantes aos apresentados no filme de 1977, Encontros imediatos de terceiro grau, anteriores ao sequestro da criança: brinquedos, eletrodomésticos e vários outros objetos se movem sozinhos, parafusos giram e caem, as luzes invadem a casa. Martins também relata menção a ruídos inexplicáveis, sonhos premonitórios, curas e doenças inexplicáveis[18].

Testemunhas que relatam uma série de episódios em vez de um único encontro parecem desenvolver habilidades paranormais como resultado da evolução espiritual imposta a eles pelos supostos alienígenas. É comum encontrar contatados realizando curas, canalizando mensagens e tendo experiências extracorpóreas de forma voluntária e progressiva. Vários contatados estudados por Martins montaram clínicas que facilitam práticas alternativas, religiosas ou esotéricas, atribuindo sucessos à intervenção direta ou indireta dos alienígenas[19].

É cada vez mais comum que experimentadores fora do corpo relatem ter encontrado durante suas jornadas com alienígenas, que dizem estar fora do corpo e interagem transmitindo mensagens e energias. Isso é verdade especialmente para praticantes regulares, como em alguns grupos investigados por Martins, e pode ser resultado da crescente familiaridade por parte dos praticantes de OBE (experiência fora do corpo) com o tema de OVNIs e alienígenas.

Algo semelhante ocorre durante as regressões a supostas vidas passadas, onde um número crescente de pessoas relata memórias de ter vivido séculos ou milênios atrás e de ter tido experiências com OVNIs/alienígenas durante esse período. Esse cenário clássico do tipo abdução normalmente começa com a visão de uma luz incomum no céu ou sala seguida de uma abordagem de um alienígena, incentivando a ideia de que tais seres os seguiram de vidas anteriores.

A canalização de mensagens alienígenas está se tornando comum, especialmente em kardecistas (do escritor espírita francês Allan Kardec) e em outros contextos espíritas. No Brasil, onde as investigações a esse respeito estão crescendo em número[20], as mensagens referem-se a valores religiosos convencionais como a devoção a Deus e a Cristo e a temas da Nova Era como a Confederação Cósmica, os Mestres Ascensos, curas e energias, e assim por diante. Assim como os médiuns relatam ter visto os guias espirituais de pessoas caminhando ou em pé ao lado deles, em situações cotidianas ou durante práticas religiosas, visões de entidades alienígenas atuando como guias para diferentes pessoas também estão se tornando comuns. Nas investigações de campo de Martins, os médiuns frequentemente relataram ter visto um guia alienígena ao lado de uma pessoa para fornecer proteção e inspiração. Isso pode ser efeito não apenas da influência da Nova Era, mas também da religiosidade por ela inspirada: desde a primeira metade do século XX,

Poucos estudos foram realizados sobre a associação entre experiências paranormais e OVNIs. Pesquisas convencionais que incluem a categoria OVNIS geralmente não verificam ligações que conectam as experiências discutidas aqui, ou identificam uma hierarquia, e mais pesquisas são necessárias para verificar a prevalência e o impacto da associação entre as duas.

 

Pesquisa sobre experimentadores

OVNIs e alienígenas são entendidos pelos experimentadores como entidades concretas que deixam vestígios físicos. Apesar disso, quase todas as pesquisas científicas ocorreram em áreas como psicologia, antropologia, sociologia e história, mais preocupadas com crenças e ideias do que com fatos objetivos. A pesquisa apresenta dados estatísticos sobre avistamentos, correlações entre alegações de OVNIs, esoterismo, folclore e religião, estuda tendências perceptivas e de memória, realiza testes psicológicos e examina questões clínicas. Também elucida controvérsias culturais e científicas sobre a ontologia dos fenômenos OVNIs, estudando as implicações de ideias coletivas sobre a pluralidade de mundos habitados.

 

Perfil Psicológico e Saúde Mental

Vários estudos na segunda metade do século XX, especialmente na década de 1990, buscaram correlacionar experiências com OVNIs e características pessoais, traços ou distúrbios como propensão a memórias falsas[21] paralisia do sono[22], propensão à fantasia[23], substratos neurológicos específicos[24], e tendência a dissociar[25], entre outros. Duas revisões abrangentes dessa literatura[26] ilustram as divergências do campo e a necessidade de mais pesquisas (veja abaixo). A grande maioria desses estudos é dedicada a abduções, e pesquisas são necessárias para cobrir consistentemente outras categorias.

Hough e Rogers[27] investigaram a inteligência emocional, a propensão à fantasia e os cinco grandes fatores de personalidade em abduzidos. Ao contrário de afirmações persistentes na literatura, eles não encontraram diferença significativa em quase todas as variáveis, concluindo que os abduzidos têm um perfil psicológico semelhante ao da população geral. A única exceção foi a consciência, a tendência a mostrar disciplina e senso de dever, onde as pontuações dos abduzidos foram significativamente maiores do que no grupo de controle, possivelmente indicando esforço por parte dos abduzidos para aparecer como testemunhas confiáveis.

French e outros[28] realizaram uma revisão da literatura e concluíram que os experienciadores de OVNIs têm um perfil psicológico mais predisposto a fantasias, sugestionabilidade, dissociação e crenças no paranormal. Os autores replicaram os achados e acrescentaram a tendência de alucinar. No entanto, ao contrário de estudos anteriores, eles não encontraram maior suscetibilidade a falsas memórias.

McLeod et al[29] sugerem que as experiências de abdução não podem ser facilmente atribuídas a simples mentiras, doença mental, desejo de chamar a atenção para os abduzidos, fantasias masoquistas, trauma de nascimento, distúrbios do sono ou regressões de memória tendenciosas, como alegam a maioria dos céticos. Apesar das contínuas alegações de características psicopatológicas em abduzidos individuais, há algum consenso de paridade entre os abduzidos e a população em geral em relação à prevalência de transtornos mentais formais[30].

Esses estudos geralmente não consideram o contexto brasileiro, que é rico em alegações de OVNIs e experiências paranormais gerais. Para resolver isso, Martins e Zangari[31] examinaram a relação entre transtornos mentais e experiências com OVNIs (não apenas abduções) em amostras brasileiras. Em consonância com a norma internacional, não foi encontrada associação entre experiências com OVNIs e transtornos mentais. No entanto, abduzidos e contatados apresentaram uma prevalência significativa de sinais pré-mórbidos na infância e adolescência, embora houvesse desenvolvimento psicológico posterior sem transtornos mentais proeminentes. Diante desses dados, os autores visualizaram o papel da cultura como facilitadora da saúde psicológica, dando sentido àquelas experiências ambíguas, angustiantes e pré-mórbidas na infância e adolescência. Além disso, 'esquizotipia saudável[32]' foi mostrado para desempenhar um papel, essas primeiras experiências ambíguas sendo vistas como ideias não convencionais e alucinações, mas não necessariamente psicóticas. 

Martins e Zangari[33]  então discutem traços de personalidade em experienciadores de OVNIs em geral usando o modelo Big Five[34]. Os autores refutaram sua hipótese inicial de que os experienciadores seriam vulneráveis ​​a dificuldades emocionais no confronto com a realidade (neuroticismo), seriam propensos à fantasia e mostrariam desejo de excitação. Em vez disso, eles se destacaram em fatores de personalidade não considerados inicialmente, como abertura, emoções positivas, estética, assertividade, sentimentos (valorização da dimensão emocional), ideias (curiosidade intelectual e senso de contestação), valores, atividade (dinamismo) e ações (preferência pela variedade à rotina). Suas pontuações foram significativamente menores em esforço para realização e ponderação.

Em suma, traços ou transtornos pessoais não parecem ser uma explicação abrangente, adequada ou incontroversa para as experiências. Por outro lado, sintomas e sinais aparentemente menores são frequentemente encontrados após os episódios: reações de estresse, fobias, ansiedade generalizada, sede aguda, complicações gastrointestinais, anemia, sensação de desgosto, lapsos de memória, mudanças profundas de personalidade, pesadelos recorrentes, distúrbios mentais secundários, afecções, queimaduras, erupções cutâneas e outras marcas na pele, entre outras[35].

 

Aspectos Psicológicos e Culturais

As experiências com OVNIs podem causar os mesmos efeitos subjetivos que outras experiências paranormais, metaforizando a jornada de amadurecimento psicológico e restaurando um senso de mistério à vida[36]. No entanto, eles tendem a diferir significativamente por serem

a.       mais extensos, complexos e talvez padronizados[37], 

b.      associados a sinais e sintomas particulares[38],  e

c.       suscetíveis a interpretações científicas por meio de tecnologias não convencionais[39],  oferecendo explicações potencialmente naturalistas.

Embora as experiências de OVNIs estejam parcialmente vestidas com tecnologia moderna familiar (naves, trajes espaciais) e pareçam atemporais em essência, relatadas em todos os lugares e épocas[40], seu efeito sobre a visão de mundo de indivíduos e grupos é chocante e desorientador. Como tal, são fonte de desconstrução cultural, confrontando crenças científicas e religiosas hegemônicas e testemunhas angustiantes[41]. Aqui também eles divergem de outras categorias de experiência anômala, que tendem a ser mais adequadas à visão de mundo de seus vivenciadores e de seu ambiente social, a serem sujeitas a certo controle e a gerarem menos sofrimento psicológico ou prejuízo funcional na vida cotidiana[42].

Bullard[43] reconhece a interface entre as experiências de OVNIs e as tradições folclóricas em relação à sua forma e função. Mas, no entanto, considera que a forma como se adaptaram às ideias contemporâneas torna-as a base por excelência dos mitos modernos, misturando temas contemporâneos – como a engenharia genética durante os raptos e a expressão pelos alienígenas de ansiedades ecológicas – com preocupações intemporais como a viagem de amadurecimento psicológico e a busca da transcendência.

Lewis[44] reconhece elementos sobrenaturais tradicionais em experiências de OVNIs, comparando avistamentos de OVNIs modernos com a tendência das culturas pré-modernas de atribuir significado divino a fenômenos celestes incomuns, como o aparecimento de luzes estranhas. Da mesma forma, alienígenas e divindades, sendo essencialmente misteriosos ou numinosos[45], são vistos como excedendo a capacidade humana em poder, capazes de realizar 'milagres' como curar, aparecer e desaparecer, flutuar e até potencialmente salvar o planeta. Em sua dimensão oposta, os alienígenas são demonizados quando as mesmas habilidades sobre-humanas estão ligadas à aparência repugnante ou intenções questionáveis. De acordo com Jung[46] e Bullard[47], Lewis conclui que os alienígenas, nossos 'irmãos cósmicos', desempenham funções atribuídas a seres sobrenaturais, tornando-se 'anjos tecnológicos[48]'.

Em um dos primeiros trabalhos acadêmicos a abordar os OVNIs, Carl Jung[49]  viu surgir rumores de objetos estranhos e luzes no céu como uma projeção, um mito moderno decorrente da necessidade psicológica de apaziguar as ansiedades da Guerra Fria, agravadas pelo enfraquecimento das religiões tradicionais e expressa através de certos arquétipos. Martins, retomando a proposta de Jung meio século depois, buscou evidências dos efeitos do fim da Guerra Fria e de mudanças significativas no ambiente cultural, com ênfase em episódios brasileiros[50]. Ele concluiu que as atuais tensões coletivas, por exemplo, sobre terrorismo global e preocupações ecológicas, desempenharam o mesmo papel teórico que a Guerra Fria na análise junguiana. Os alienígenas continuam a simbolizar a morte literal e simbólica, exercendo explicitamente funções divinas[51]. Com a crise do racionalismo dos anos 1960, trazendo uma redescoberta do valor da religião e do esoterismo, a necessidade dos mecanismos projetivos e inconscientes de Jung pode parecer ter enfraquecido, mas as experiências com OVNIs continuam a fornecer o mesmo benefício aparente de antes.

Martins[52] investigou três contextos religiosos/esotéricos brasileiros centrados em alegações de OVNIs para ver como eles dão sentido ao sofrimento humano. Nos três, o sofrimento é entendido como efeito do materialismo e das atitudes 'atrasadas' que fizeram com que a Terra se dessecralizasse. Os alienígenas são apresentados como 'irmãos cósmicos' que, sob a orientação divina, oferecem à humanidade caminhos para a salvação, por exemplo, por transporte em espaçonaves para um planeta mais evoluído espiritualmente ou pela conversão do corpo espiritual em 'energia espiritual' sem passar pela morte física. Desta forma, os alienígenas assumem papéis divinos. Veronese[53] chegou a uma conclusão semelhante de uma perspectiva sociológica.

Martins[54] utilizou o método etnográfico para investigar abduzidos, contatados, grupos e 'hot spots UFO' brasileiros, regiões marcadas pela alta frequência de experiências alienígenas (não apenas abduções). As comparações foram então feitas em termos de dimensões religiosas, características narrativas e variáveis ​​psicológicas e culturais. Em resumo, Martins concluiu que as experiências com OVNIs compartilham elementos essenciais (semelhantes a Bullard[55] e Jung[56] 55 ) com variações que revelam suas origens culturais. Em suma, as experiências com OVNIs são o produto de variáveis ​​e processos psicológicos, sociais e até biológicos, que, no entanto, não precisam obscurecer uma possível dimensão de mistério que transcende essas três dimensões.

 

Pesquisa futura

Contatos com alienígenas e OVNIs, dos mais fugazes aos mais complexos e demorados, sempre foram associados a experiências paranormais. Embora não sejam a mesma coisa, as sobreposições são diversas e profundas. Indiscutivelmente, não é possível entender os fenômenos OVNIs sem estudar as experiências parapsicológicas, enquanto a parapsicologia pode obter insights importantes levando em consideração as experiências OVNIs. Mais estudos são necessários para aproveitar essa sobreposição e confrontar mistérios não resolvidos.

Tais experiências também podem impactar os domínios clínico e cotidiano dos vivenciadores e seus círculos sociais. Martins encontrou casos em que, após uma experiência de OVNI, casamentos foram rompidos, cultos religiosos se formaram repentinamente em torno de contatados comuns, testemunhas foram submetidas a hospitalização psiquiátrica e cidades inteiras redefiniram sua identidade. Seu estudo pode, portanto, trazer benefícios para a psicologia e outras áreas do conhecimento científico além da parapsicologia.

Dada a complexidade do tema, estudos multi e interdisciplinares também são recomendados, idealmente com maior foco em casos espontâneos, a fim de contrabalançar a ênfase histórica na pesquisa experimental na parapsicologia do século XX.

 

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§  Persinger, M. A. (1992). Neuropsychological profiles of adults who report “sudden remembering” of early childhood memories: implications for claims of sex abuse and alien visitation/abduction experiences. Perceptual and Motor Skills, v. 75, p. 259-266.

§  Powers, S. M. (1991). Fantasy proneness, amnesia and the UFO abduction phenomenon. Dissociation, v. 4 (1), p. 46-54.

§  Reichow, Jeverson. 2017. Estudo de experiências anômalas em médiuns e não médiuns: prevalência, relevância, diagnóstico diferencial de transtornos mentais e relação com qualidade de vida [Study of anomalous experiences in mediums and non-mediums: prevalence, relevance, differential diagnosis of mental disorders and relation with quality of life]. Doctoral dissertation. Institute of Psychology, University of São Paulo, Brazil.

§  Santos, R. G. C. (2009). A invenção dos discos voadores: Guerra Fria, imprensa e ciência no Brasil (1947-1958) [The invention of flying saucers: Cold War, press and science in Brazil (1947-1958)]. Masters Dissertation. Campinas State University, Brazil.

§  Silva, Fabio Eduardo. 2017. Survey on psi experiences conducted in Curitiba, Brazil. Personal comunication.

§  Suenaga, C. T. (1999). A dialética do real e do imaginário: Uma proposta de interpretação do Fenômeno OVNI [The dialectic of the real and the imaginary: A proposal of interpretation of the UFO phenomenon]. Masters Thesis. Faculty of Sciences and Letters of Paulista State University.

§  Veronese, M. (2012). Deuses vindos do espaço: a crença religiosa em extraterrestres [Gods from space: religious belief in aliens]. Revista do Núcleo de Estudos de Religião e Sociedade (NURES). ISSN 1981-156X, (22).

 

 

 

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[2] por exemplo, Palmer 1979; Haraldsson, 1985.

[3] Machado, 2010; Reichow, 2017; Silva, 2017.

[4] Melton, 1995.

[5] ver resenhas em Santos, 2009; Suenaga, 1999.

[6] por exemplo, Appelle, Lynn, Newman & Malaktaris, 2014; Hopkins, 1987; Jacobs, 1993, 2008; Martins, 2011b, 2015; Suenaga, 1999.

[7] ver Martins, 2015.

[8] por exemplo, revisões em Appelle et al., 2014; Hough & Rogers, 2007/2008.

[9] por exemplo, em 70% dos casos em McLeod, Corbisier & Mack, 1996.

[10] cf. Hopkins, 1987.

[11] Appelle et al., 2014, Hopkins 1987, Jacobs 1993, 2008; McLeod et al., 1996, Mack 1994.

[12] por exemplo, 30% da amostra em McLeod et al., 1996.

[13] para mais detalhes, ver Appelle et al., 2014; Bullard 1989; Hopkins 1987; Jacobs, 1993; Mac, 1994.

[14] ver Lewis, 1995; Suenaga, 1999.

[15] ver Martins, 2015.

[16] Mauso, 2016.

[17] ex., Boaventura Júnior, 2015.

[18] ex., Martins, 2015.

[19] Martins, 2015.

[20] por exemplo, Maraldi, 2014; Martins, 2015.

[21] por exemplo, Clancy, McNally, Pitman, Schacter & Lenzenweger, 2002; Paley, 1997; Potências, 1991.

[22] por exemplo, Appelle et al., 2014; Clancy et al., 2002; Holden & French, 2002; McNally & Clancy, 2005.

[23] por exemplo, Bartholomew, Howard & Basterfield, 1991; Potências, 1991.

[24] por exemplo, Don & Moura, 1997; Holden & French, 2002; Paley, 1997; Persinger, 1992.

[25] por exemplo, Holden & French, 2002; Potências, 1994.

[26] French, Santomauro, Hamilton, Fox & Thalbourne, 2008; Hough & Rogers, 2007/2008.

[27] Hough e Rogers, 2007/2008.

[28] Francês e outros, 2008.

[29] McLeod et al., 1996.

[30] por exemplo, Appelle et al., 2014.

[31] Martins e Zangari, 2012.

[32] McCreery & Claridge, 2002.

[33] Martins e Zangari, 2013.

[34] Costa & McCrae, 2007.

[35] Appelle e outros, 2014; McLeod et ai., 1996; Suenaga, 1999.

[36] Bullard, 1989; Lewis, 1995; Mack, 1994; Martins, 2015; Suenaga, 1999.

[37] . por exemplo, Appelle et al., 2014; Mack, 1994; Martins, 2015.

[38] Appelle et al., 2014; Bullard, 1989; Martins, 2011b; McLeod et ai., 1996; Suenaga 1999.

[39] Bullard, 1989; Martins, 2011b, 2015.

[40] Jung, 1958/1988; Suenaga, 1999.

[41] Bullard, 1989; McLeod et ai., 1996; Suenaga, 1999.

[42] Cardena et al., 2014; Menezes Júnior & Moreira-Almeida, 2009.

[43] Bullard, 1989.

[44] Luís, 1995.

[45] como em Jung, 1958/1988.

[46] Jung 1958/1988.

[47] Bullard, 1989.

[48] Lewis, 1995, pág. XIII.

[49] Jung, 1958/1988.

[50] Martins, 2011a.

[51] Martins, 2011c.

[52] Martins, 2014.

[53] Veronese, 2012.

[54] Martins, 2015.

[55] Bullard, 1989.

[56] Jung, 1958/1988.

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