quinta-feira, 9 de julho de 2020

BALAS ENCANTADAS[1]



Miramez

Que se deve pensar das balas encantadas, a que se referem algumas lendas e que atingem fatalmente o alvo?
‒ Pura imaginação: o homem gosta do maravilhoso e não se contenta com as maravilhas da Natureza.
a. Os Espíritos que dirigem os acontecimentos da vida podem ser contrariados por Espíritos que tenham desejos em contrário?
‒ O que Deus quer deve acontecer; se há retardamento ou empecilho, é por sua vontade.
Questão 529/O Livro dos Espíritos

A existência de balas encantadas é mera ilusão, porque o homem comum gosta da fantasia, criando ficção para si.
Não existe encanto algum em balas, em armas de morticínios, em aparelhos mágicos, ou mesmo em casas. Tudo está relacionado com os Espíritos que a tudo movem, com a permissão de Deus. Assim como há os benfeitores que desviam as armas de certas pessoas, preservando a vida, existem os Espíritos inferiores, ou inimigos do alvo, que fazem disparar uma arma por acaso, como dizes, acabando por acertar alguém.
Mas, não existe o acaso; tudo foi permitido por Deus, como nos relata O Livro dos Espíritos, para lições mais profundas: O que Deus quer se executa.
É bom notar que, com o crescimento dos Espíritos sobre a ciência e o amor, as leis dos próprios homens, que são inspiradas na lei divina, estão melhorando, aperfeiçoando-se, e a proteção para os mesmos está chegando no mesmo ritmo do crescimento. Observemos que já são muitas as leis que protegem os animais, fato que antes não ocorria.
Convém saber que Deus Se encontra em tudo, tudo vive e palpita pela irradiação do Seu amor, e Ele não Se esquece de nada, desde o vírus até os anjos, desde a minúscula partícula da matéria aos ninhos cósmicos estendidos no Universo. Se anseias por coisas encantadas, se isso te fascina, vê a natureza, cheia de mistérios, de encantos, estuda-a e, acima do estudo, ama-a, que ela te devolverá esse amor.
Não deves te preocupar em saber tudo. Isso é impossível para nós. Somente Deus sabe de tudo, pois Ele é o Criador; os Seus filhos maiores são co-criadores. Procura, na posição em que te encontras, desenvolver a bondade e ser bom, desenvolver o perdão e perdoar, desenvolver o amor e amar. Seguindo essa linha de vida, serás feliz. Observa o que diz o Mestre:

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. (Mateus, 5:7)

O encanto está nestas palavras; nós alcançamos o que distribuímos, nós colhemos o que plantamos. As leis são simples, mas certas e justas, e o que damos nos é devolvido.
Os caminhos do mundo são meios, mas meios mutáveis; a verdadeira sabedoria é espiritual, e está nas leis que nos assistem e nos dirigem. Elas estão fracionadas no mundo inteiro, por vezes dormindo nos livros que servem de base para as religiões e filosofias no mundo. É por isso que sempre recomendamos: estudemos. O homem, por índole, gosta do maravilhoso, mas esquece das maravilhas do seu próprio corpo, e quase sempre o estraga com sensações passageiras.




[1] Filosofia Espírita – Volume 11 – João Nunes Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário