segunda-feira, 9 de março de 2020

JAMES HEWATT McKENZIE [1]


                 

Foi um parapsicólogo britânico e fundador do Colégio Britânico de Ciência Psíquica. McKenzie nasceu em Edimburgo , Escócia, em 11 de novembro de 1869 e morreu em 29 de agosto de 1929, em Londres .
Iniciou o estudo dos fatos psíquicos em 1900 ‒ levado a isso pela insatisfação com o fracasso da Ciência ou da Teologia em lançar alguma luz sobre o destino do Homem. Anos de estudo e investigações particulares se seguiram e, em 1915, ele deu uma série de várias palestras em Londres, Edimburgo e Glasgow.
Em 1916, ele publicou o “Spirit Intercourse”, sua teoria e prática e um panfleto “If a Soldier Die”, que teve uma ampla circulação. Em 1917, ele viajou pelos EUA até Chicago em busca de médiuns e novamente em 1920, passando muito tempo na Califórnia nessa última visita.
Em 1920, o Colégio foi estabelecido e, para esse empreendimento, o Sr. McKenzie encontrou todo o custo inicial. Em 1922, o Colégio Britânico de Ciência Psíquica, trimestralmente, iniciou sua carreira. No mesmo ano, ele e a sra. Barbara McKenzie, que esteve intimamente associada em todas as suas investigações, visitaram a Alemanha, Áustria e Polônia e tiveram sessões com muitos dos melhores médiuns continentais.
Em Varsóvia, sentaram-se com o materialista M. Kluski e seguraram moldes de gesso de mãos materializadas que agora estão em Londres, as únicas na Grã-Bretanha. Ele também trouxe Frau Silbert, de Graz, Áustria, ao Colégio para um valioso trabalho experimental, um médium de efeitos físicos, do qual foram feitos relatórios valiosos em primeira mão.
O Sr. McKenzie tinha um profundo interesse na mediunidade física (efeitos físicos) em todos os seus aspectos e um profundo conhecimento das condições necessárias para obter bons resultados. Em muitas ocasiões, ele foi convidado a investigar casos de assombrações e distúrbios e conseguiu esclarecer condições irritantes.
Ele também fez um estudo intensivo da mediunidade do transe com a sra. Osborne Leonard e a Sra. Eileen Garrett , e ele próprio desenvolveu vários médiuns do transe.
Uma personalidade forte e corajosa, convencido de que somente através de fatos psíquicos há algum conhecimento comprovado de sobrevivência, ele afirmou isso com caneta, voz e ação continuamente pelos nove anos em que atuou como Presidente do Colégio, a primeira casa em Londres a se tornar um centro de demonstração e instrução psíquica.
A sra. McKenzie, que trouxe um bom intelecto e entendimento ao estudo dos fenômenos psíquicos, foi Secretaria Honorária do Colégio até 1929, e depois se tornou Presidente por um ano, sendo sucedido pela Sra. Champion de Crespigny.


Fonte (com pequenas modificações): Uma Enciclopédia da Ciência Psíquica de Nandor Fodor (1934).

Nenhum comentário:

Postar um comentário