quinta-feira, 12 de março de 2020

CRIAÇÃO NOVA[1]



Miramez

Os homens de hoje são uma nova criação ou os descendentes aperfeiçoados dos seres primitivos?
‒ São os mesmos Espíritos que voltaram para se aperfeiçoar em novos corpos, mas que ainda estão longe da perfeição. Assim a raça humana atual, que por seu crescimento, tende a invadir toda a Terra e substituir as raças que se extinguiram, terá também o seu período de decrescimento e extinção. Outras raças mais perfeitas a substituirão, descendendo da raça atual, como os homens civilizados de hoje descendem dos seres brutos e selvagens dos tempos primitivos.
Questão 689/O Livro dos Espíritos

Os homens atuais são os mesmos Espíritos do passado, que se fundiram e refundiram na forja do tempo e renasceram em novos corpos, de modo a ampliarem seus conhecimentos e se enriquecerem no amor. A família encarnada e desencarnada é muito grande e há uma profusão de trocas, de maneira que todos participem das oportunidades que Deus nos dá para o devido despertamento.
É justo que compreendamos mais de perto as leis de Deus, para não errarmos os caminhos delineados por Ele. A reencarnação é lei universal e não há ponto determinado para permanecermos; estamos sempre em movimento constante pela lei de justiça e liberdade.
Mesmo que estejamos longe da perfeição, estamos lutando em busca dela, e na nossa luta não podemos estar sozinhos. Todos trabalham para que a luz desperte em cada um, porém, na intimidade da alma o serviço pertence a cada ser, de modo a descobrir o melhor, aparando arestas e rompendo barreiras, assimilando conceitos e vivendo os ensinamentos do Mestre.
As raças sucedem raças, cada vez mais aperfeiçoadas, e são os mesmos Espíritos que, de corpo em corpo, se mostram mais aptos a maior entendimento das coisas espirituais. Compete a nós outros nos esforçarmos todos os dias no sentido de vencermos a nós mesmos e descobrirmos o tesouro espiritual existente em nossos corações.
As raças primitivas tendem a desaparecer em quase todos os seus aspectos. Se as almas crescem espiritualmente, elas devem encontrar corpos compatíveis com a sua evolução. Isso é justiça. Não há regressão do Espírito, que sempre se encontra no empuxo para frente. Os homens atuais, conscientes dessa verdade e, ainda mais, conhecendo a Doutrina revelada pelos Espíritos superiores, não devem perder tempo com os olhos fechados. Que ajudem, pela reforma interna, a preparar a nova geração, para que os Espíritos que vierem no amanhã encontrem corpos mais sensibilizados, de modo a servirem com eficiência a seus inquilinos espirituais.
É da lei crescer e multiplicar, mas, sempre melhor hoje do que ontem. O homem atual tomaria um susto ao deparar, se assim pudesse, com os seus ancestrais. O progresso é força de Deus, que aperfeiçoa todos os aspectos da vida, deixando o rastro do amor de Deus por todos os lados e em todas as formas. O homem de hoje já esteve no reino animal e, por isso, deve procurar ajudá-lo no que puder, pois tem ele alguma coisa do que é hoje. Os que se encontram à nossa frente, como no caso dos Espíritos Angélicos, estão sempre cooperando com a nossa subida.
Os homens nunca foram, desde o princípio, homens; eles passaram peia fieira das formas incontáveis, para chegarem onde estão estagiados, e ainda existem caminhos sem fim, que eles deverão percorrer.




[1] Filosofia Espírita – Volume 14 – João Nunes Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário