segunda-feira, 25 de março de 2019

Lamartine Palhano Júnior[1]




Dedicado pesquisador da fenomenologia espírita, Lamartine Palhano Júnior nasceu na cidade de Coronel Fabrício (MG), em 15 de dezembro de 1946. Criança ainda, seus genitores transferiram residência para Vitória.
Casou-se com Dona Rosane Lima Palhano e tiveram dois filhos: João Marcelo e Clarice. Graduou-se em Farmácia e realizou seu mestrado na área de bacteriologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorando-se em ciências, desenvolvendo ainda intensa atividade acadêmica.
Lecionou microbiologia na Universidade do Estado do Espírito Santo e patologia na Universidade Federal do Espírito Santo. Contribuiu deforma marcante com o Movimento Espírita em várias áreas: pesquisas científicas no campo mediúnico, publicação de livros, realização de palestras e cursos diversos. Fundou a FESPE (Fundação Espírita Santense de Pesquisa Espírita) e logo depois o CIPES (Círculo de Pesquisa Espírita de Vitória). Participou de alguns seminários do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB), no Rio de Janeiro e deu grande contribuição à Casa Espírita Cristã de Vila Velha (ES).
De sua extensa bibliografia constam: livros infantis, infanto-juvenis, de estudos bíblicos, biográficos (Mirabelli – um médico extraordinário, Dossiê Peixotinho e outros), dicionários (Léxico kardequiano e Dicionário de filosofia espírita) científicos (Experimentação mediúnica e outros), romances. 
Palhano desencarnou aos 54 anos de idade, no ano 2000, deixando extensa e valiosa contribuição para a pesquisa espírita.
Obras de temática científica: Laudos espíritas da loucura, Transe e mediunidade, Passe-magnetismo curador, O livro da prece, Obsessão – assédio por espíritos, Evocando os espíritos, O significado oculto dos sonhos, Reuniões mediúnicas: teoria e prática, Viagens psíquicas no tempo,  Imortalidade dos poetas mortos, A verdade de Nostradamus, A mediunidade nos centros espíritas.
Obras de temática religiosa: Espiritismo, religião natural, Teologia espírita, A carta de Tiago, Aos efésios, Aos gálatas, a carta de redenção, Maria de Nazaré na voz dos poetas.
Obras de temática infanto-juvenil: A estrela de Belém, Jesus aos doze anos, João Batista, o profeta do Cristo, O pastorzinho de Belém, O pequeno espírita, O reino dos céus para os humildes e pequeninos, Rosma, o fantasma de Hydesville, O velho Simeão, Os sonhos de Aurélio, Presépio,  Uma páscoa diferente.
Biografias de vultos célebres do espiritismo: Meninas do barulho (Irmãs Fox), Dimensões da mediunidade (Elisabeth d’Espérance), Dossiê Fenelon Barbosa, Dossiê Jeronymo Ribeiro, Dossiê Peixotinho, Eusapia, a feiticeira (Eusapia Palladino), Experimentações mediúnicas (William Crookes), Mirabelli, um médium extraordinário (Carmine Mirabelli), Diário de um espírita (autobiografia).
Dicionários: Dicionário de filosofia espírita, Léxico kardequiano.
Romance: As chaves do reino: seguindo os passos de Anchieta.

Desencarnou em Vitória (ES), no dia 14 de novembro de 2000.

2 comentários:

  1. É necessário acertar a data de nascimento do Lamartine Palhano Jr. ocorrido em 15/12/1946 e, não em 1940.ele conviveu conosco desde os 17 anos de idade e tenho a biografia a mais completa possível.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a informação. Já providenciamos a alteração indicada. Se puder fornecer-me uma biografia mais completa em relação a que foi aqui postada em agradeço. Meu e-mail: romeurmandato@hotmail.com

    ResponderExcluir