Praticamente todos os informes
que hoje possuímos da vida pessoal e da missionária de Allan Kardec devemos ao
representante comercial francês, nascido em Lyon, em 06 de maio de 1851.
Henri descobriu-se médium aos
dezesseis anos, quando ouvia ruídos inexplicáveis na casa de seus pais. Em
1869, quando Allan Kardec desencarnou, ele passou a se dedicar com afinco aos
estudos das obras do codificador. Nesta época filiou-se ao “Groupe Finet”, que
realizava reuniões mediúnicas com a presença de mais de trinta e cinco pessoas.
O prefeito de Lyon recebeu, em
1873, determinações da “Ordem Moral” – recurso mencionado no capítulo 21, da
segunda parte, desta unidade – para proibir reuniões espíritas, sob a acusação
de anarquia. O “Groupe Finet” foi fechado. Contudo, alguns médiuns continuaram
as sessões na residência de Sausse. As mensagens recebidas eram destruídas após
cada encontro, para evitar que fossem deixados vestígios que pudessem servir de
prova contra os componentes. Passado o período da repressão o grupo voltou a
reunir-se até o desencarne do Senhor Finet.
Em 06 de maio de 1883,
Pierre-Gaetan Leymarie, então diretor da “Revue Spirite” (Revista Espírita),
reuniu-se com os espíritas de Lyon. No encontro o poeta francês Adolphe Laurent
de Faget, propôs a criação de uma Federação para reunir os espíritas lioneses.
Apesar de a ideia ter sido
aceita por todos, o resultado final não foi a criação de uma Federação, mas
sim, da “Société Fraternelle dÉtude Scientifique et Morale du Spiritisme”
(Sociedade Fraternal de Estudos Científicos e Morais do Espiritismo). Em 30 de
setembro de 1883, Adolphe tornava-se o seu presidente e Sausse o
vice-presidente.
As atividades de Henri no meio
espírita não cessavam. Ele ajudou na criação e se tornou dirigente, em agosto
de 1883, do “Groupe Amitié” (Grupo Amizade), composto por seus amigos da
Sociedade Fraternal. O grupo dedicava suas reuniões à educação da Mediunidade
dos participantes; utilizavam o recurso das “mesas girantes”, mas, apesar dos
constantes encontros, não conseguiram nenhum fenômeno.
Em busca de respostas para o
insucesso, Henri provocou a hipnose em uma jovem médium de nome Louise; o
resultado foi a resposta: “Quando se sabe ler corretamente não se tem mais
necessidade de soletrar. Todos sabem escrever, escrevam, por conseguinte, em
vez de perder o vosso tempo e o nosso”.
A partir desta orientação eles
abandonaram as “mesas girantes” e se dedicaram primeiramente ao estudo do
magnetismo (hipnose). Em janeiro de 1884, por meio da mediunidade de Louise,
assistiram ao transporte de rosas; em maio foram surpreendidos com a escrita
direta. O grupo começava a obter resultados com seus esforços.
As materializações de Espíritos
foram obtidas após insistentes tentativas. Em 11 de fevereiro de 1889,
conseguiram obter moldes em parafina das mãos do Espírito Esther (um dos que se
materializava para o grupo). As atividades do Grupo Amizade duraram até 28 de
outubro de 1890, quando Louise casou-se.
Por ocasião da visita de Gabriel
Delanne, em julho de 1885, Henri voltou à questão levantada por Adolphe Laurent
de Faget, quando da visita de Leymarie. Por sua insistência foi criada,
oficiosamente, a “Fédération Spirite Lyonnaise” (Federação Espírita Lyon). Por
meio desta Federação, Henri fundou, em 1888, uma sociedade de socorro mútuo
composta por espíritas Lioneses para ajudar aos necessitados durante o rigoroso
inverno francês. A Federação Espírita Lyon foi a responsável pela visita de
Léon Denis, em 1887.
Durante o 2º Congresso Espírita
Internacional, Henri Sausse foi nomeado secretário da Comissão de Propaganda,
presidida por Léon Denis. A amizade que se formou entre os dois espiritistas
propiciou a Henri elementos para escrever uma biografia de Denis.
Entretanto, não foi aquele o
único relato biográfico escrito por ele. Em 1896, Henri realizou uma de suas
principais contribuições aos espíritas: a biografia de Allan Kardec, depois de
anos de pesquisa, publicou a primeira biografia de Allan Kardec em 1896. Este
folheto foi vendido por 30 centavos.
Para tanto pesquisou documentos
e obteve informações com pessoas próximas ao codificador, particularmente
Leymarie. A “Biographie d´Allan Kardec” (Biografia de Allan Kardec), é talvez
até hoje a principal fonte de consulta para os que pretendem conhecer algo da
vida do codificador.
Reunindo esforços ele conseguiu
oficializar a Federação Espírita Lyon, em 02 de agosto de 1903, nela sendo
nomeado secretário-geral.
A Federação Espírita Lyon
organizou muitas conferências em Lyon com Léon Denis, Gabriel Delanne, Metzger,
Reyle etc.
Já em 1887, a Caixa de Seguro
pagava pensões a idosos e deficientes, por isso diz que Henri Sausse afirma por
atos e o valor social do Espiritismo.
A Federação Espírita Lyon não
parou ali a sua ação social: uma creche espírita que foi fundado em 1904, na
place de la Croix-Rousse nº 08 na cidade de Lyon e para receber e cuidar
gratuitamente das crianças, sem distinção de sexo, religião ou nacionalidade.
A creche espírita foi ampliado
primeiro em 1924, depois em 1926 pelo orfanato Allan Kardec, onde abrigava
jovens crianças órfãs. O Educandário foi reconhecido como de utilidade pública.
Além disso, a Federação fundou a
Ecole Spirite Lyonnaise em 1917. E, em 1925, um asilo foi financiado em
benefício dos idosos e dos necessitados.
A atividade da Federação
Espírita Lyon foi intensa com muitas revistas e jornais que existiram como: Le
Spiritisme à Lyon, le Bulletin des Invisibles, Le bulletin de la Fédération
Spirite Lyonnaise, Le Spiritisme Kardéciste, La paix universelle, La Vérité.
Em 21 de março de 1910, criou o
“Groupe Espérance” (Grupo Esperança). É interessante ressaltar que o nome foi
sugerido pelos Espíritos orientadores. Seus componentes decidiram tornar o
grupo rigorosamente fechado para curiosos; novos elementos só seriam admitidos
com a aprovação dos Espíritos.
No Grupo Esperança a médium era
a jovem Bernadette (chamada carinhosamente de Bedette por Henri). Depois, em 03
de fevereiro de 1913, Louise retornou às atividades para auxiliar o grupo.
Durante as sessões do novo grupo
foram realizadas diversas materializações, o primeiro objeto materializado foi
um anel que o Espírito Esther deu de presente para a médium Bedette; para se
obter o ajuste perfeito no dedo da jovem foram necessárias vinte sessões. Na
medida em que as materializações ficaram mais sofisticadas os Espíritos
revelaram que a presença de Henri, em virtude de sua mediunidade, era
fundamental para a realização dos fenômenos.
Em 27 de junho de 1914, os
Espíritos deram uma licença não solicitada para que seus membros se afastassem
por um período, depois se descobriu que foi em virtude da Primeira Guerra
Mundial que foi declarada no dia seguinte.
Pouco antes do final da guerra,
em 01 de janeiro de 1918, Henri passou a editar o periódico mensal “Spiritisme
Kárdeciste” (Espiritismo Kardecista) – é bem verdade que Kardec não admitia
vincular desta forma seu nome ao Espiritismo, pois ele sabia que o Espiritismo
é obra dos Espíritos.
Por fim, em 1923, depois de
estar à frente da Federação por trinta e oito anos, Henri transferiu o cargo de
secretário-geral e mudou-se para a aldeia francesa Drôme, onde passou a
atualizar a quarta edição da biografia de Kardec. Desencarnou naquele local em
26 de fevereiro de 1928.
É um fato para mim
incontestável, que se as obras de Allan Kardec fossem lidas frequentemente e
mais seriamente, seriam mais bem compreendidas, seus ensinos melhor observados,
e seria apreciado o seu justo valor pelos detratores que o desacreditam apenas
por conhecê-lo mal, ou mesmo por não conhecê-lo de forma alguma.
Centre
Spirite Lyonnais Allan Kardec
"Le Spiritisme" - Bulletin 16 - Spécial: Henri
Sausse
[1] http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Henri%20Sausse/Henri%20Sausse.htm
Não o conhecia. Gratidão 🙏
ResponderExcluirNo livro "Em nome de Kardec", Adriano Calsone explica a culpa de Leymarie pelo insucesso do Espiritismo na França pós-Kardec. Leymarie se tornou o responsável pela edição da Revista Espírita e lá permitiu a divulgação da doutrina da Teosofia, de Helena Blavatsky, o que veio a causar cismas dentro do Espiritismo francês. É uma pena constatar que justo na pátria da doutrina esta veio a fracassar, após tanto esforço do codificador ! Ainda bem que há o Brasil.
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