segunda-feira, 28 de julho de 2025

MARCELO CASTRO ANÁTOCLES DA SILVA FERREIRA[1]

 


Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 7 de julho de 1965.

Aos 17 anos, assistiu uma palestra de Raul Teixeira, com o tema Influência dos Espíritos em nossas vidas, na antiga sede da Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro, em espaço que era cedido para a Sociedade Espírita Fraternidade - SEF. Muito tímido, se dirigiu ao orador e falou um pouco das suas dúvidas espíritas. Raul o envolveu com o seu amor e carisma, chamou os confrades da SEF, que estavam ali, e o convidou a frequentar a Mocidade. Isso foi em 1982. Ali começou sua afeição pela SEF, pelo Remanso Fraterno e pelo Espiritismo.

Na SEF, em Niterói/RJ, foi evangelizador, coordenador de grupos de estudo, trabalhou  em atividades assistenciais, com população de rua; na antiga favela do gás; no barraquinho e no Remanso Fraterno, desde as primeiras atividades. Participa de grupo mediúnico, como médium e é palestrante da instituição.

Como palestrante ainda, visita Casas Espíritas de Niterói, São Gonçalo e Maricá, dentre outras, ofertando a sua palavra.

Graduado em Direito, em 16 de dezembro de 1987, pela SUESC – Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas.

Profissionalmente já exerceu atividades na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (1989 a 1993).

Na Magistratura, foi empossado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em 21 de janeiro de 1993.

Foi Juiz Titular da Primeira Vara Criminal da Comarca de Volta Redonda, de 1994 a 1998; Juiz Titular do I Juizado Especial Criminal e do Juizado da Violência Doméstica da Comarca de São Gonçalo, de 1998 a 2012.

Promovido a Desembargador, no ano de 2013, exercendo a função na 23ª Câmara do Consumidor e na 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Na área associativa, foi Presidente da 6ª Seção da AMAERJ – Volta Redonda (biênio 96/97), Diretor Adjunto de Prerrogativas da AMAERJ (biênio 98/99) e Diretor da AMB (Associação de Magistrados Brasileiros).

Foi também Membro do Conselho Deliberativo do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas do Estado do Rio de Janeiro, Membro do Comitê Estadual de Combate à Tortura, Juiz responsável pela Central de Penas e Medidas Alternativas de São Gonçalo e Juiz responsável pelo Núcleo de Mediação de São Gonçalo.

Na área acadêmica, foi professor de Direito Penal e de Direito Constitucional da Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da Escola de Administração Judiciária (ESAJ).

Estreou no Movimento Espírita Paranaense, como redator do “Jornal Mundo Espírita”, na edição de junho de 2021, com o artigo Chico Xavier e casos de justiça.

Ofereceu sua primeira palestra, pelo canal FEP, dada a pandemia vigente no país, em 29 de agosto de 2021: Jesus e Seus amigos de Betânia.



[1] FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ - https://www.feparana.com.br/topico/?topico=3017

Nenhum comentário:

Postar um comentário