segunda-feira, 15 de julho de 2024

CLAIRE BAUMARD[1]

 


 

Claire Baumard nasceu na França, em 1872 e desencarnou em 15 de janeiro de 1961, irmã gêmea de Mlle. Gabrielle Baumard, desencarnada em 26 de outubro de 1958, em sua residência em Saint-Cyr-sur-Loire.

Claire tinha quarenta e cinco anos quando entrou a serviço de Léon Denis em 1918, permanecendo até os últimos dias do mestre de Tours. Entretanto,  conhecera-o vinte anos antes e já com convicção espírita. Foi uma dedicada secretária do escritor.

Redigiu um diário, ao qual, entretanto, não recorreu para a feitura de sua obra “Léon Denis na Intimidade”. Preferiu a revelação do grande e reverenciado vulto do Espiritismo, pelo depoimento escrito de seus contemporâneos e sínteses de sua obra, ao desmonte dessa soberba personalidade, pela sucessão real do cotidiano.

Na mão de quem estará agora, acolá, nessa longínqua Tours, o precioso diário de Claire? Será que Gaston Luce, ao tecer a sua biografia de Denis, se valeu desse diário?

Claire era a secretária, no entanto, quem cuidava de Léon Denis (roupa, alimentação e demais afazeres da casa) era a Sra. Georgette, que foi uma espécie de substituta da mãe de Léon Denis, Anne-Lucie Liouville, desencarnada em 11 de março de 1903. A Sra. Georgette, uma amiga de Denis, passou a tomar conta dele ainda em 1903, tendo desencarnado em 25 de Agosto de 1917. Era médium espírita e participava no grupo dirigido por Denis em Tours.

Claire assistiu aos dias heroicos do Espiritismo e se manteve fiel ao ideal que Léon Denis lhe transmitira até o fim. Poucos meses antes de sua desencarnação, era ainda assídua participante das realizações do Chainon Tourangeau, a principal entidade espírita de Tours.

 As conferências realizadas em uma das belas salas da Prefeitura, escreve Hubert Forestier, interessavam-na vivamente, e era raríssimo estar ausente, apesar de sua avançada idade.

Sua presença, na primeira fila do auditório, era um reconforto para todos, um patrocínio de particular valor.

 

 

Fonte: Léon Denis na intimidade, de Claire Baumard, tradução de Wallace Leal V. Rodrigues, ed. O Clarim.



[1] Federação Espírita do Paranáhttps://www.feparana.com.br/topico/?topico=677

Nenhum comentário:

Postar um comentário