José Reis Chaves
Por que será que a palavra
bíblica grega daimon (daimones no plural), alma ou espírito, com
o tempo, passou a significar espírito mau?
E era confuso o Espírito Santo
Trinitário. Muitos o tinham como uma centelha divina que habita em nosso corpo,
mas também, sem negar a presença da alma ou espírito santo que ela é igualmente
no seu corpo.
Os trinitaristas usavam, às
vezes, contra a Bíblia, o artigo definido ‘o’ diante de Espírito Santo
para dizerem que Ele era um só. Já os contrários a isso empregavam antes do
Espírito Santo o artigo indefinido ‘um’ (não existente em grego, mas
obrigatório para as traduções que o têm), conforme o sentido bíblico, para
darem a ideia de que Ele não é um só Espírito, mas o conjunto de todos os
espíritos humanos, o que nos leva a crer que esse era também o sentido aceito
por Paulo em 1 Coríntios 3: 16; e 6:19, quando afirmou que o
Espírito de Deus habita em nós (com o sentido de posse de nosso espírito por
Deus e não da sua própria identidade divina). E isso significa mesmo que o
Espírito Santo paulino ‘é de Deus’, mas no sentido de posse e não da sua
própria identidade divina, mesmo porque Paulo não conheceu o trinitário.
(Recomendamos Pastorino em sua monumental obra de 8 volumes “Sabedoria do
Evangelho”. E corrobora também essa ideia o fato de Deus estar presente em todo
lugar e, de modo especial, em nosso corpo.)
Assim, pois, no pensamento de
Paulo, quando ele diz que somos templos do Espírito Santo, ou de Deus, ele
queria dizer mesmo é que somos templos de ‘um’ espírito santo e não de o
Espírito Santo Trinitário, mesmo porque este só foi criado cerca de 300 anos
depois de Paulo. Muitos entendem assim que é o da Terceira Pessoa Trinitária.
Mas o significado mais certo é que Ele é uma espécie de substantivo coletivo
significando os nossos espíritos, com cada um tendo sua própria identidade. E
no princípio da criação da Santíssima Trindade, Ele era entendido por muitos
como sendo também Deus, e até hoje há os que assim creem, igualando-o com
Cristo (declarado Deus no Concílio Ecumênico de Niceia em 325). O cristianismo
tem que ter a coragem de acabar com essa confusão que o faz capengar e estimula
o crescimento do materialismo...
E a ideia errada de que os
demônios (espíritos humanos) são de outra categoria não humana tem por causa
esse confuso e errado significado do Espírito Santo Trinitário de que ele não é
o conjunto dos espíritos humanos, como ensina o Espiritismo.
E vêm-nos à mente duas
perguntas: se os demônios fossem mesmo de outra categoria de espíritos não
humana, consequentemente, Deus os teria criado já maus para eles azucrinarem a
nossa vida espiritual sempiterna? E, então, que Deus seria esse?
[1] O CONSOLADOR - Ano 17 - N° 834 - 30 de Julho de
2023 - http://www.oconsolador.com.br/ano17/834/ca5.html
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