Allan Kardec
(Sociedade de
Paris, 9 de julho de 1867 – Médium: Sr. Nivard)
Assisto a todas as tuas
conversas mentais, mas sem as dirigir; teus pensamentos são emitidos em minha
presença, mas eu não os provoco. É o pressentimento dos casos, que têm alguma
chance de se apresentar, que faz nascer em ti os pensamentos adequados à
resolução das dificuldades que poderiam te suscitar. Aí está o livre-arbítrio;
é o exercício do Espírito encarnado, tentando resolver problemas que suscita em
si mesmo.
Com efeito, se os homens só
tivessem as ideias que os Espíritos lhes inspiram, teriam pouca
responsabilidade e pouco mérito; só teriam a responsabilidade de haver escutado
maus conselhos, ou o mérito de ter seguido os bons. Ora, esta responsabilidade
e este mérito evidentemente seriam menores do que se fossem o inteiro resultado
do livre-arbítrio, isto é, de atos realizados na plenitude do exercício das
faculdades do Espírito, que, neste caso, age sem qualquer solicitação.
Resulta do que digo que
muitas vezes os homens têm pensamentos que lhes são essencialmente próprios, e
que os cálculos a que se entregam, os raciocínios que fazem, as conclusões a
que chegam são o resultado do exercício intelectual, do mesmo modo que o
trabalho manual é o resultado do exercício corporal.
Daí não se deveria concluir
que o homem não fosse assistido em seus pensamentos e em seus atos pelos
Espíritos que o cercam; muito ao contrário; os Espíritos, sejam benevolentes,
sejam malévolos, muitas vezes são a causa provocadora dos vossos atos e
pensamentos; mas ignorais completamente em que circunstâncias se produz essa
influência, de sorte que, agindo, pensais fazê-lo em virtude de vosso próprio
movimento: vosso livre-arbítrio fica intacto; não há diferença entre os atos
que realizais sem serdes a eles impelidos, e os que realizais sob a influência
dos Espíritos, senão no grau do mérito ou da responsabilidade.
Num e noutro caso, a
responsabilidade e o mérito existem, mas, repito, não existem no mesmo grau.
Creio que esse princípio que enuncio não precisa de demonstração; para o
provar, bastar-me-á fazer uma comparação no que existe entre vós.
Se um homem cometeu um crime,
e o fez seduzido pelos conselhos perigosos de outro homem que sobre ele exerce
muita influência, a justiça humana saberá reconhecê-lo, concedendo-lhe o
benefício das circunstâncias atenuantes; irá mais longe: punirá o homem cujos
conselhos perniciosos provocaram o crime e, mesmo sem haver contribuído de
outra maneira, este homem será mais severamente punido do que o que foi o
instrumento, porque foi seu pensamento que concebeu o crime, e sua influência
sobre um ser mais fraco que o fez executar. Pois bem! se assim fazem os homens,
diminuindo a responsabilidade do criminoso e a partilhando com o infame que o
impeliu a cometer o crime, como quereríeis que Deus, que é a justiça mesma, não
fizesse o mesmo, já que vossa razão vos diz que é justo agir assim?
No que concerne ao mérito das
boas ações, que eu disse ser menor se o homem tiver sido solicitado a
praticá-las, é a contrapartida do que acabo de dizer a respeito da
responsabilidade, e pode demonstrar-se invertendo a proposição.
Assim, pois, quando te
acontece refletir e passar tuas ideias de um a outro assunto; quando discutes
mentalmente sobre os fatos que prevês ou que já se realizaram; quando analisas,
quando raciocinas e quando julgas, não crês que sejam Espíritos que te ditam
teus pensamentos ou que te dirigem; eles lá estão, perto de ti, e te escutam; veem
com prazer esse exercício intelectual, ao qual te entregas; seu prazer é duplo,
quando veem que tuas conclusões são conforme à verdade.
Por vezes lhes acontece,
evidentemente, que se misturem nesse exercício, quer para o facilitar, quer
para dar ao Espírito alguns alimentos, ou lhe criar algumas dificuldades, a fim
de tornar esta ginástica intelectual mais proveitosa a quem a pratica. Mas, em
geral, o homem que busca, quando entregue às suas reflexões, quase sempre age
só, sob o olhar vigilante de seu Espírito protetor, que intervém se o caso for
bastante grave para tornar necessária a sua intervenção.
Teu pai, que vela por ti, e
que está contente por te ver quase restabelecido. (O médium saía de uma
grave moléstia).
Louis Nivard
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