quarta-feira, 22 de setembro de 2021

ALGUMAS PESSOAS PODEM SE LEMBRAR DE SUAS EXPERIÊNCIAS DE QUASE MORTE[1]

 


 ABC Radio National / Por  Sophie Kesteven e Isabelle Summerson para o  Sunday Extra – 06/09/2021

 

Em 12 de dezembro de 2012, Cassandra Scott foi encontrada flutuando de bruços na água em Coogee Beach, em Sydney.

Ela não tinha pulso, mas foi ressuscitada por um salva-vidas e um médico de emergência que por acaso estava lá no momento.

Esta não foi uma experiência de quase morte ‒ Cassandra ficou morta por aproximadamente 15 minutos. Seu coração havia parado.

"Minha experiência foi um pouco como estar dormindo quando você sabe que está dormindo, mas não está sonhando", lembra Cassandra.

"É como estar conscientemente inconsciente. É assim que parecia. Não havia luz. Não estava quente. E era como um cinza ‒ foi o que eu senti", disse ela ao Sunday Extra da ABC RN . 

Quando Cassandra foi revivida, ela foi cercada por quatro estranhos, que ajudaram a salvar sua vida.

Ela se lembra de olhar para o céu azul brilhante e perguntar: "Onde está meu filho, Ewan?"

Ewan tinha nove anos na época e estava seguro. Ele estava na escola, alheio ao que sua mãe tinha acabado de passar.

Cassandra levou meses antes de começar a se sentir ela mesma novamente.

“Nunca mais foi a mesma coisa desde então, mas eu tenho um neurologista incrível ... e um psicólogo com quem trabalhei ... e os dois foram muito úteis na reabilitação da minha mente”, diz ela.

Cassandra Scott é uma das poucas pessoas que  viveu para compartilhar uma lembrança de uma experiência de morte. Sua experiência é algo que os cientistas estão cada vez mais ansiosos para entender.

 

'Eles podem ver tudo'

Às vezes, quando as pessoas voltam da beira da morte, elas se lembram de sensações como déjà vu ou de ver uma luz, de acordo com pesquisas recentes.

Mas como alguém pode manter a consciência quando está tecnicamente morto ou,  como Sam Parnia descreve, à beira da morte?  E qual é a explicação médica para essas experiências?

O Dr. Parnia é professor associado da Escola de Medicina Grossman da Universidade de Nova York e diretor do Laboratório Parnia , que pesquisa o que acontece com a mente humana durante e após a parada cardíaca, incluindo experiências de morte recordadas.

Ele estudou milhares de registros de pessoas em diferentes partes do mundo que afirmam "ter visto como é morrer e voltar".

"O que entendemos que acontece é que, quando [algumas] pessoas passam pela morte, elas têm essa experiência incrível que meio que transcende sua realidade usual", disse a Dr. Parnia.

 “As pessoas descreveram a sensação de que seu eu ‒ a parte que as torna quem elas são ‒ se separa de seu corpo e elas são capazes de ter consciência visual externa”, acrescenta.

 

"Eles podem ver tudo; eles podem entender o que está acontecendo.

 

"Eles estão olhando para seus corpos ... ou [para] pessoas que estão realmente preocupadas com eles ou o médico tentando salvá-los".

Ele diz que algumas pessoas também relataram se sentir como se estivessem viajando em uma velocidade muito rápida para uma dimensão diferente, enquanto outras começam a rever sua vida.

“É uma revisão proposital e significativa de todas as suas interações. E ... eles se julgam; eles se avaliam com respeito à sua humanidade”, diz ele.

Às vezes, diz Dr. Parnia, as pessoas também descrevem ter experimentado uma espécie de presença em seu encontro com a morte.

“Muitos deles descrevem que, neste momento, se sentiram acompanhados por um ser ou uma entidade compassiva e benevolente, que os orienta e os ajuda nisso”, afirma.

"E então há uma decisão de onde eles têm que voltar".

 

Uma experiência de mudança de vida

Quando ela tinha 26 anos, Kate Cliff experimentou o que a Dr. Parnia descreveu como consciência visual externa.

Ela foi atropelada por um carro quando atravessava uma rua em uma faixa de pedestres em Sydney, há quase uma década. Ela foi jogada para o ar e caiu no chão ‒ e ela podia ver tudo acontecendo.

“Eu estava fora do meu corpo vendo tudo acontecer”, diz ela.

"Eu me vi deitada no meio da estrada, observando aquilo [de fora] do meu corpo".

Mais tarde, espectadores disseram que ela parecia uma "boneca de pano" voando pelo ar. Eles estavam certos de que ela morreria.

O acidente ‒ e sua longa e exaustiva reabilitação depois disso ‒ mudou radicalmente o caminho de Kate na vida.

“Fui criada como ateísta e [tinha] constantemente buscado um propósito e um significado maior do que eu”, diz ela.

 “Na época em que fui atropelada por aquele carro, eu trabalhava como advogada em Sydney e me sentia bastante insatisfeita, mas sem saber que próximo passo tomar.

"Depois do meu acidente, senti muita dor física e mentalmente muito severa. E isso me fez aprender uma técnica de meditação chamada meditação védica".

"Estive em todas essas clínicas de tratamento da dor ou centros de reabilitação para pessoas que sofriam com muito mais dor do que eu. Encontrei uma maneira de ir além desse sofrimento [e] queria que outras pessoas não sofressem".

A meditação deu-lhe uma visão diferente de sua dor, e ela atribui a cura de sua mente e de seu corpo à meditação. Ela diz que a ajudou a romper com as vozes negativas e autodestrutivas em sua cabeça e melhorou seu sono e apetite.

Ela passou a estudar meditação na Índia e agora ensina a sete anos, ajudando a capacitar outras pessoas por meio da meditação.

 

Isso é ilusório?

Dr. Parnia e seus colegas pesquisadores têm pesquisado a natureza da consciência durante uma parada cardíaca por muitos anos.

Em 2014, ele participou de um estudo internacional de grande escala reunindo informações de 2.060 pacientes com parada cardíaca de 15 hospitais na Grã-Bretanha, Áustria e Estados Unidos.

Apenas 101 pacientes sobreviveram e puderam ser entrevistados na íntegra. Desses pacientes, nove por cento se lembraram de ter experimentado uma sensação de desligamento do corpo, e dois por cento descreveram a consciência ao ver e ouvir eventos reais relacionados à sua ressuscitação.

Um sobrevivente de parada cardíaca que participou do estudo foi capaz de lembrar-se de dois bipes de uma máquina que fazia barulho em intervalos de três minutos. Isso permitiu que os pesquisadores registrassem quanto tempo durou a experiência dessa pessoa.

“Essa experiência, que Kate [mencionou] sobre essa sensação de consciência visual externa, sempre houve um debate ‒ isso é ilusório? É real? Ou é algo que as pessoas estão imaginando”, diz ele.

 “E neste estudo, pudemos demonstrar pela primeira vez que realmente esta experiência é real, que ocorre. E ocorre num momento em que o coração parou em algumas pessoas, o que é bastante paradoxal, porque naquele momento , o que entendemos é que o cérebro para de funcionar ou é altamente disfuncional.

"Então, como as pessoas podem ter consciência e lembranças de memórias? Como o eu continua mesmo que você esteja à beira da morte e seu cérebro tenha desligado? É bastante notável. E nossa pesquisa foi capaz de demonstrar isso".

O Dr. Parnia e sua equipe continuam a pesquisar e coletar dados de sobreviventes de parada cardíaca para entender melhor a área de consciência e percepção durante a parada cardíaca e os efeitos físicos de longo prazo.

Seu laboratório de pesquisa é dedicado a melhorar os cuidados de ressuscitação, mitigando lesões cerebrais, para que, quando as pessoas forem trazidas de volta à vida por meio da RCP, elas não sejam uma casca de si mesmas.

Para Cassandra Scott, a recuperação continua. Ela trabalhou duro para superar alguns dos efeitos de sua experiência com risco de vida.

Mas ela diz que um dos maiores presentes que recebeu com a experiência foi à lembrança de saborear momentos simples da vida.

Como parte de sua recuperação, ela se cercou de familiares e amigos, leu em voz alta e passou mais tempo na natureza.

“Quanto mais eu leio sobre a mente, mais descubro que as conversas realmente são a melhor maneira de construir e manter novas vias neurais”, diz ela.

"E assim foi aprofundar muitas amizades, o que também foi fundamental para que eu me sentisse inteira novamente e me sentindo no controle da minha mente."

 

 

Tradução via Google Tradutor

Nenhum comentário:

Postar um comentário