Ernesto Bozzano
A narração seguinte é tirada de
uma preciosa coleção de revelações transcendentais intitulada: The Morrow of
Death by Amicus, devida à mediunidade de um particular, o Sr. Ernest H. Peckam.
A entidade que se comunicava, designada aqui pelo pseudônimo de Amicus,
conforme o desejo por ela mesma expresso, fora, em vida, o Reverendo A. K.
Stockwell, morto havia mais de quarenta anos.
Depois de dar provas suficientes
de identificação pessoal, ele se consagrou inteiramente à sua missão, que
consistia em transmitir aos vivos os ensinos com que aqui nos ocupamos e que
formam uma exposição admirável, se bem que sumária, das modalidades da
existência espiritual. Relatam da maneira seguinte as suas primeiras impressões
a esse respeito:
Quando me achava no mundo dos vivos, jamais cheguei a conceber a existência
de além-túmulo. Tinha sobre isso ideias confusas e incertas, que, entretanto,
giravam em torno das concepções habituais de um paraíso reservado aos que
conseguiam salvar-se e de um inferno
pronto a tragar os maus. No meu
tempo, geralmente se ignorava a possibilidade da comunicação com os Espíritos
dos mortos. Não havia, pois, mais do que arquitetar teorias e ter fé em Deus.
Era a fé que eu tinha.
Nessas condições, inúteis é dizer-te que, quando me encontrei no mundo espiritual,
fiquei profundamente admirado em face da realidade. Vi-me acolhido,
reconfortado e ajudado por pessoas que eu conhecera na Terra e que me
precederam na grande viagem. Mas, o que constituiu para mim a alegria daquela
hora foi o encontrar-me com a querida companheira de toda a minha existência, a
qual logo se pôs a prodigalizar-me, no meio espiritual, as dedicadas atenções e
as ternuras afetuosas que me dispensava no meio terrestre.
Meus primeiros passos na morada celeste foram vigiados por esse afeiçoado
guia. Posso, pois, afirmar que a minha primeira impressão no mundo espiritual
foi à prova de que a estima e o devotamento da minha companheira não se haviam
enfraquecido, em consequência de sua morte, porquanto se renovaram para comigo
com toda a comovente espontaneidade que os caracterizava no meio terrestre. Eu
sentia que efetivamente voltara à doce vida familiar do período mais ditoso da
minha existência; porém, dessa vez, gozava mais a felicidade, por efeito da
alegria suprema da reunião celeste, depois da longa separação terrena.
Observarei a esse respeito que a narração do que experimentei não é
mais do que um episódio normal do que toda gente experimenta no meio espiritual;
a morte não pode suprimir a afeição, nem impedir a reunião de duas almas que se
amaram na Terra. Naturalmente, o nosso afeto recíproco tinha por fundamento
muitas qualidades espirituais que nos eram comuns. Nada obstante, nestes
últimos tempos, o caminho que conduz à nossa elevação espiritual se bifurcou;
ambos, porém, nos sentimos ditosos por ser assim.
Uma das primeiras descobertas que fiz, depois da morte, foi a de mim mesmo.
A minha verdadeira individualidade se desdobrou ante os meus olhos, em toda a
crueza de suas cores, revelação esta que precisamente não me foi lisonjeira...
...O processus da morte física e do renascimento espiritual é muito interessante
e mesmo belo. Normalmente, a partir do instante em que começa a cessação das
funções corporais - processus que pode durar longo tempo – os sofrimentos físicos
e as ansiedades do Espírito cessam e ele passa gradualmente a condições de
inconsciência absoluta. Porém, uma vez transposta a crise da morte, opera-se o
pleno despertar da consciência; o morto renasce então para uma existência nova
e começa logo a exercitar a sua atividade em o novo meio. Sempre acontece que,
providencialmente, o Espírito desencarnado não se apercebe de que morre; às
vezes, quando o nota muito depressa, fica terrivelmente transtornado,
especialmente se a morte cortou laços afetivos muito fortes... Mas, não chega
ao meio espiritual como um desamparado; quase nunca fica entregue a si mesmo:
todos os Espíritos, quase sem exceção, quando saem da crise da morte, são
acolhidos pelos guias melhor indicados para os reconfortar, aconselhar e
assistir...
Porém, aonde vem a encontrar-se o Espírito recém-nascido? Eis a resposta:
entrou no estado de existência que lhe era o único possível, dadas suas
condições morais, intelectuais, espirituais. O meio que o recebe é determinado
pelo grau de espiritualidade em que ele se acha. Através da morte, ganha a
morada espiritual que preparou para si mesmo; não pode ir a nenhuma outra
parte. São as suas qualificações espirituais que o fazem gravitar, com uma
precisão infalível, para as condições de existência que correspondem
matematicamente a seus méritos e deméritos. A grande lei de afinidade regula o processus, que é inexorável. O homem,
depois da morte, vai para o meio que para si próprio preparou; não poderia ser
de outro modo. Se junta aos que se lhe assemelham; gravita para as legiões
espirituais entre as quais se achará inteiramente à vontade, como em seu
próprio meio, como em sua casa. Sua futura morada está no circulo da sua alma;
seus companheiros espirituais são os seres que se lhe assemelham. Em outros
termos: o Espírito desencarnado, por afeito da lei benfazeja e justa da
afinidade, graças à qual cada um atrai o seu semelhante, gravita para o meio
único que se pode adaptar às suas condições de evolução espiritual, de elevação
moral, de cultura intelectual, conforme ele próprio as criou pela sua atividade
terrestre. Vai para onde tem forçosamente que ir.
Bom é que agora te diga duas palavras sobre a natureza da substância empregada
para as construções, ou criações, no meio espiritual, assim como sobre os
métodos usados. O nosso mundo é o do pensamento; tudo o que nele se vê, toca e
utiliza é uma criação do pensamento. O nosso corpo espiritual é uma criação
substancial do pensamento; é do nosso próprio corpo que, sem nenhum prejuízo
para a nossa individualidade, exteriorizamos o que nos é necessário ao
exercício da nossa atividade objetiva. Em torno de nós tomam formas as criações
do nosso pensamento, que se fundem e harmonizam com as criações dos pensamentos
dos outros. Entre essas criações, algumas são exteriorizações inconscientes do
pensamento espiritual; outras, ao contrário, provém da força criadora do
pensamento, guiada pela vontade, para determinados fins. Somos seres
construídos de pensamento, existindo em um mundo criado pelo pensamento, e tudo
o que desejamos, tudo o que fazemos é pelo dinamismo do pensamento. Naturalmente,
os que vivem no meio terrestre, tão radicalmente diferente do nosso, têm
dificuldade de compreender, ou mesmo de crer nestas revelações. Entretanto,
afirmo-te que os processus funcionais de que acabo de te falar são muito
simples, muito naturais e espantosamente eficazes... Estes ensinos espirituais
que agora apenas começamos a dar aos vivos constituem uma das muitíssimas
coisas a cujo respeito Jesus, o Nazareno, afirmou que aquela geração e aquela
época não estavam maduras para as receber[2].
A propósito da interessante
mensagem que se acaba de ler e em apoio da tese essencial que sustento, importa
insistir sobre o fato de que, na mensagem em questão, se notam as habituais,
infalíveis concordâncias, relativamente a grande número de detalhes
fundamentais, concernentes às modalidades da existência espiritual, a saber: a
informação de que os Espíritos dos mortos, salvo algumas raras exceções, são
acolhidos e reconfortados por familiares e amigos que os precederam no meio
espiritual; a informação de haver o Espírito que se comunica passado pela prova
da visão panorâmica de todos os acontecimentos da sua vida; a informação sobre
os Espíritos recém-chegados, que não se apercebem de que morreram; a informação
sobre a faculdade de modelar e organizar, própria do pensamento no meio
espiritual; enfim, a informação sobre a lei de afinidade, que regula
inexoravelmente os destinos humanos, sem a intervenção de um Juiz Supremo a
condenar ou absolver cada Espírito desencarnado.
Entre os detalhes secundários,
que ainda não tive ocasião de comentar, assinalemos o de o Espírito dizer que,
malgrado a viva afeição que o prende ao Espírito da sua companheira, chegara
para eles o momento em que o caminho que os conduzia à elevação espiritual se
ia bifurcar, mas que, no entanto, ambos se sentiam ditosos por se separarem.
Este detalhe é teoricamente importante, porque se apresenta de maneira
completamente inesperada, para se não poder admitir que a circunstância de se
encontrarem muitos médiuns que o relatam deva ser atribuída a uma série de
coincidências fortuitas. Observarei que alguns dos Espíritos que o hão relatado
têm tido o cuidado de completá-lo, dizendo que, se os Espíritos ligados um ao
outro por viva afeição se separam sem nenhum pesar, isso se dá por duas razões:
primeiro, porque sabem que a separação é necessária à sua recíproca elevação
espiritual, que não pode deixar de ser mais ou menos diversamente orientada,
para cada entidade espiritual, segundo a natureza de cada individualidade
humana; depois, porque os Espíritos ligados pela afeição sabem que, sempre que
desejarem ver-se, não precisam senão manifestar a vontade de que esse fato se
dê para instantaneamente se acharem juntos.
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