quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

PREDOMÍNIO DA NATUREZA CORPÓREA[1]

 

Miramez

 

Qual o meio mais eficaz de se combater a predominância da natureza corpórea?

₋ Abnegar-se.

Questão 912/O Livro dos Espíritos

 

O melhor meio de combater o predomínio da natureza corpórea é praticar o altruísmo em todas as circunstâncias. Quando o Espírito desce à carne, ele sofre a influência do corpo. Quanto mais inferior, mais se encontra preso às paixões. O método mais eficaz desse combate é a renúncia nos aspectos elevados que o Evangelho nos ensina.

Quando te forem dados os bens terrenos, compreende a necessidade da renúncia, de modo a ajudar teus irmãos. Se te vires na condição de político, lembra-te do desapego e combate o orgulho que sempre se encontra presente na vida humana. Quando o saber ganhar lugar de destaque na tua vida, esquece a lisonja e parte para a humildade, sem esqueceres de instruir os outros, sem interesse nos bens materiais. Sê generoso em todos os teus caminhos. Nunca deixes as paixões predominarem sobre teus sentimentos. Eles devem ser livres do egoísmo, avançando em valores morais, de modo que encontres em todos os meios amigos e irmãos que recebem e doam; que vivem e fazem viver; que amam e ofertam amor. Sê abnegado em todos os teus trabalhos, abandonando o interesse próprio e vivendo a lei de amor e de justiça.

Analisemos o que anotou Mateus, no capitulo seis, versículo trinta e um, nesta referência evangélica:

Portanto não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: com que nos vestiremos?

Não precisamos duvidar de Deus; Ele cuida de todas as nossas necessidades materiais e espirituais; basta que O busquemos e batamos à Sua porta, que Ele nos atenderá nas nossas necessidades. Quando duvidamos de Deus, criamos barreiras nos nossos caminhos, dificultando as dádivas.

O Espírito é quem comanda a matéria, e não a matéria que comanda o Espírito. Compete a nós outros trabalhar como almas abnegadas, construindo nosso paraíso, abandonando as inferioridades, atingindo a vida livre e conhecendo a verdade. Aquele que pratica a abnegação aumenta seus valores espirituais e é capaz de sentir Deus comandando a sua consciência e o pulsar de Jesus no coração. Por que perder a confiança no Criador, por que não acreditar nas próprias forças?

Levanta-te da tua cama todos os dias alimentando a vontade de tudo fazer certo, de tudo compreender certo, e de amar a tudo, que a retidão de vida aparecerá na tua vida, mostrando-te a paz e a felicidade. A Doutrina dos Espíritos, sendo Jesus voltando ao mundo, é capaz de te guiar para a estabilidade de consciência e o domínio dos sentimentos.

A isenção de inferioridades é nota divina na vida do Espírito. Pensa em ti mesmo e vê o que deves fazer de melhor para a tua paz, que deste modo, estarás ajudando aos outros. Serve e continua servindo, que a natureza te servirá sempre. Plantando sementes de caridade, colherás frutos de amor.



[1] Filosofia Espírita – Volume 18 – João Nunes Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário