segunda-feira, 14 de setembro de 2020

AMÍLCAR DEL CHIARO FILHO[1]

 


 

           Amílcar nasceu em 16 de abril de 1935, em Catalão - GO, mas foi registrado em Jardinópolis ‒ SP. Filho de Amílcar Del Chiaro e Maria Pimentel Barbosa Del Chiaro, foi o mais novo de seis irmãos. Casou-se com Leonil Maria Bucheroni em 1958 e adotaram dois meninos: Carlos, em 1959 e Marcos Allan, em 1965, sendo que este desencarnou em 1996 e sua esposa, em 1999.

Amílcar conheceu o Espiritismo em 1954 frequentando o Centro Espírita Nova Era, sediado no Belenzinho – São Paulo. Em 1958 passou a frequentar a Sociedade Espírita Discípulos do Evangelho, no antigo Sanatório Padre Bento, em Guarulhos. Participou da formação e fundação do Centro Espírita Estudo e Meditação e Centro Espírita Jesus é o Caminho, também em Guarulhos. Posteriormente fundou, com alguns companheiros, o Grupo de Estudos e Pesquisas Espíritas Herculano Pires, também em Guarulhos, onde militou até seu desencarne. Em 1976 participou da instalação da União Municipal Espírita de Guarulhos, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e foi presidente em várias gestões. Hoje se denomina USE Intermunicipal de Guarulhos.

De um olhar doce e um sorriso amigo: assim era nosso querido Amílcar Del Chiaro Filho. E foi assim que o víamos, sempre que adentrava os estúdios da Rádio Boa Nova para gravar os seus programas. Foi em 1977 que estreou na Rádio Boa Nova com o programa “Sol nas Almas”, da USE Guarulhos, que está até hoje no ar. Produziu e apresentou juntamente com Roberto Rios o programa: “Gente Como a Gente”, e fez parte das equipes de “Diálogos Espíritas - Ação 2000” e “Conversa Amiga com Você”. Escreveu Radionovelas e produziu os textos dos programas “Quem Pergunta Quer Saber” e “Campanha Boa Nova Pela Paz”.

Amílcar, com muita dedicação foi expositor espírita bastante requisitado e articulista de vários jornais e revistas espíritas. Amílcar teve, também, grande destaque como intelectual.

Publicou nove obras que alcançaram grande repercussão e valiosa contribuição à cultura. Seus livros são considerados preciosos para o conhecimento espírita. Livros publicados: “Tirando Dúvidas I”, “Tirando Dúvidas II”, “Tirando Dúvidas III”, “Escrito nas Estrelas”, “A maior Jornada de todos os Tempos”, “A minha Paz vos dou”, “Alma Vigilante”, “A Barca do Destino”, “Cantai comigo a Luz da Eterna Aurora”, “Chão de Estrelas”, “Lições da Sabedoria Universal”, “Quando o Amor fala mais alto”. 

Amigo e sempre muito presente, era também solicitado para ocupar as tribunas dos Centros Espíritas, bem como de solenidades e confraternizações diversas, o que sempre fez com elevado sentimento de zeloso prestador de serviços da causa doutrinária. Um exemplo, um modelo como estudioso do espiritismo. Contava em roda de amigos que leu e releu nada menos de 07 vezes a Revista Espírita de Allan Kardec, composta de 12 volumes encadernados, tendo cada volume aproximadamente 300 páginas.  Sempre falava da sua vocação pelo estudo da doutrina espírita.

Amílcar Del Chiaro Filho desencarnou na manhã de 30 de Novembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário