Redação do Diário da Saúde
Como pedir doações
para a caridade
Acenar com um aconchegante
"calor interior" gerado pela ação caridosa pode ser mais eficaz do
que enfatizar a importância de ajudar os outros quando o assunto é convidar
pessoas para ajudar em obras filantrópicas.
Estudando um programa de
caridade no Alasca, pesquisadores descobriram que as pessoas que receberam
correspondências apelando para o seu senso de self foram mais propensas a doar do que aquelas que receberam
mensagens apelando ao puro altruísmo.
Este resultado é sustentado por
outras pesquisas, que já mostraram que o "calor da bondade" é real e
aparece no cérebro.
Os pesquisadores fizeram uma
parceria com um programa conhecido popularmente como
"Escolha.Clique.Doe", que incentiva os moradores do Alasca a doar uma
parte do dividendo anual que todos recebem pelas receitas da produção de
petróleo do estado.
Durante a campanha de marketing
que precede o período de doação, os pesquisadores designaram aleatoriamente
541.000 indivíduos em três grupos: um grupo controle e dois grupos de
tratamento, que receberam correspondências diferentes, incentivando-os a doar.
Uma das mensagens apelava ao
senso de self (si mesmo) dos leitores
("Aqueça seu coração"), enquanto a outra destacava a importância de
ajudar os outros ("Faça o Alasca melhor para todos").
Calor da bondade
A mensagem mais pessoal ‒
apelando para o "calor da bondade" que as pessoas sentiriam após
doarem ‒ foi a que fez a diferença.
Observando mais de US$ 3,1
milhões das doações resultantes ‒ mais de 26.000 pessoas dos três grupos
fizeram doações ‒, os pesquisadores constataram que aqueles que receberam a
mensagem "Aqueça seu coração" foram aproximadamente 4,5% mais
propensos a doar ‒ se parece pouco, isso deu quase US$ 140 mil a mais.
Esses indivíduos também fizeram
doações médias quase 20% maiores do que as do grupo de controle.
"Descobrimos que as
mensagens são importantes. Mais especificamente, quando apelamos para o valor
que o doador colherá, as pessoas deram mais do que quando apelamos para como os
dólares ajudarão os destinatários. Esse resultado nos surpreendeu, mas é totalmente
condizente com o modelo de doação 'aqueça
seu coração': as pessoas doam em parte porque se sentem bem com o ato de
doar," disse o professor John List, da Universidade de Chicago.
Checagem com artigo científico:
Artigo: Do Appeals to
Donor Benefits Raise More Money than Appeals to Recipient Benefits?
Autores: John A. List,
James J. Murphy, Michael K. Price, Alexander G. James
Publicação: NBER Working
Papers
Vol.: 26559
Cheque você mesmo: https://ideas.repec.org/p/nbr/nberwo/26559.html
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