segunda-feira, 28 de maio de 2018

Hereward Carrington[1]

  1880-1958




Distinguido investigador psíquico britânico, autor de muitos livros importantes e populares sobre assuntos psíquicos. Seu interesse pelo assunto foi despertado aos 18 anos e seguiu uma linha anti espiritualista até que os Ensaios da Pesquisa Psíquica da Srta. X abalaram seu pessimismo. No ano de 1900, aos 19 anos, ingressou na Society for Psychical Research (SPR) e dedicou sua vida a esses estudos desde então. Ele logo se tornou conhecido por seu intelecto e erudição. Depois que o Dr. Hodgson morreu e o novo ASPR[2] foi estabelecido sob a liderança do Professor Hyslop, ele se tornou seu assistente e trabalhou nessa função até julho de 1908. 
Em nome da British SPR, e em companhia de Hon. Everard Feilding e W.W. Baggally, ele foi a Nápoles para investigar os fenômenos de Eusápia Paladino . Seu livro, "Eusápia Paladino e seus Fenômenos", resume suas experiências da seguinte forma: 
 "Minhas próprias sessões me convenceram enfim e conclusivamente que fenômenos genuínos realmente ocorrem, e, sendo esse o caso, a questão de sua interpretação surge naturalmente diante de mim. Eu acho que não é apenas a hipótese Espiritualista justificada como uma teoria de trabalho, mas é, de fato, o único capaz de explicar racionalmente os fatos ". 
Essa visão foi de certa forma reconsiderada após Eusápia Paladino, a seu convite, visitou a América em 1909 e foi exposta em Nova York. O registro oficial das sessões permaneceu na posse de Hereward Carrington inédito. Em suas Experiências Pessoais no Espiritismo, quatro anos depois, ele propôs a especulação de que os fenômenos eram essencialmente de origem biológica. Essa convicção não pôde ser quebrada pelas muitas sessões que ele teve com a Sra. Piper. 
Em 1921 ele foi o delegado americano no primeiro Congresso Internacional Psíquico em Copenhague. Em 1924, ele sentou-se no Comitê do Cientifica American para a investigação dos fenômenos do espiritismo. Ele participou de muitas sessões com Margear em Boston e considerou sua mediunidade genuína. Mas em 1932, após a descoberta do Sr. Dudley sobre a identidade das impressões digitais de Walter com as de um homem vivo (ver Crandon) e depois de ter feito uma investigação em Boston juntamente com o Sr. Arthur Goadby e a Sra. Carrington (então Marie Sweet Smith), ele se tornou menos positivo e afirmou no Boletim do Boston SPR:   "Certamente isso joga uma nuvem sobre todo o caso Margery". 
Em 1921, com um grupo interessado, fundou o American Psychical Institute and Laboratory. Estava em operação ativa por cerca de dois anos. Em 1933, sob sua direção e com a ajuda de sua esposa, foi reorganizado e incorporado sob o endereço 20, W. 58th Street, New York.
Carrington admite que a evidência para a sobrevivência é notavelmente forte quanto à existência de um mundo espiritual que ele sente, depois de quase 35 anos de investigação despreparados para dar um veredicto final. Resumindo suas próprias pesquisas em The Story of Psychic Science , 1930, ele diz: 
 "Eu posso dizer que nunca, em todo esse tempo, testemunhei qualquer fenômeno que tenha me parecido indubitavelmente espírita em caráter - embora, é claro, eu tenha visto muitos fenômenos inquestionavelmente supernormais. Ao mesmo tempo, eu compreendo muito bem que outros investigadores muito competentes viram e relataram manifestações muito mais impressionantes do que qualquer outra que tenha sido a minha sorte de testemunhar: e essas descobertas me impressionaram devidamente. Portanto, mantenho uma mente perfeitamente aberta sobre essa questão, continuando minhas investigações e provavelmente continue nesse estado de equilíbrio mental até que alguns fenômenos impressionantes e convincentes venham a balançar em uma direção ou na outra. " 
Parece como se os fenômenos impressionantes e convincentes tivessem acontecido com a visita da Sra. Eileen Garrett ao Instituto Psíquico Americano em 1933. Submetê-la a "testes de associação" psicanalíticos, combinada com um aparelho de gravação elétrica para decidir se os comunicadores são personalidades distintas do meio, ele chegou à conclusão: 
 "Agora posso dizer que nossos experimentos parecem ter mostrado a existência de entidades mentais independentes do controle do médium, e separadas e separadas da mente consciente ou subconsciente do médium." 
Seus livros: “Os Fenômenos Físicos do Espiritismo”, 1907; “The Coming Science”, 1908; “Eusápia Paladino e seus fenômenos”, 1909; “Morte, suas causas e fenômenos”, 1911; “Experiências Pessoais no Espiritismo”, 1918; “Magia Hindu”, 1913; “Os problemas da pesquisa psíquica”, 1914; “True Ghost Stories”, 1915; “Fenômenos Psíquicos e a Guerra”, 1918; “Fenômenos Psíquicos Modernos”, 1919; “Seus poderes psíquicos e como desenvolvê-los”, 1920; “Superior Psychical Development”, 1920; “Spiritualism” (com o Dr. James Walsh), 1925; “A projeção do corpo astral” (com Sylvan J. Muldoon), 1929; “A história da ciência psíquica” , 1930; “Houdini e Conan Doyle” (com Bernard ML Ernst), 1932; “Um Primer em Psychical Research” , 1933. 
Fonte (com pequenas modificações): Uma enciclopédia da ciência psíquica por Nandor Fodor (1934).




[2] Sociedade Americana para Pesquisa psíquica

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