segunda-feira, 3 de outubro de 2016

UM ESPÍRITA NO UMBRAL[1]



Hugo Lapa[2]
 

Um homem de 55 anos, espírita, sofreu um acidente e morreu de repente. Ele se viu saindo do corpo e chegando a um lugar escuro, feio, tétrico, com energias muito negativas.
Assim que começou a caminhar por aquele vale sombrio, viu três espíritos vestidos com capa preta caminhando em sua direção. Assim que chegaram, o homem perguntou:
– Que lugar é esse?
– Aqui é o que vocês espíritas chamam de umbral – disse um dos espíritos. O homem ficou chocado com aquela informação. Mal podia acreditar que estava no umbral. Considerou que talvez estivesse ali para participar de alguma atividade socorrista aos espíritos sofredores. O espírito negativo, que lia seus pensamentos, respondeu que não. Ele estava ali porque o umbral era a zona cósmica que mais guardava sintonia com suas energias.
– Mas isso é impossível!!! – disse o espírita em desespero.
– Não posso estar no Umbral. Deve haver algum erro… Em primeiro lugar eu sou espírita, faço parte dessa religião maravilhosa que é considerada o consolador prometido por Jesus. Realizo também projetos sociais de doação de sopa aos pobres. Ministro o passe magnético duas vezes por semana a uma multidão de pessoas lá no centro. Também ajudo financeiramente instituições de caridade muito necessitadas, além de dar palestras no centro para os iniciantes no Espiritismo. Definitivamente há algo errado…
- Não há nenhum erro – disse o espírito das sombras.
– Em seu atual estágio de evolução, você tem que ficar aqui mesmo. É verdade que você é espírita e faz parte desta doutrina consoladora, mas intimamente você julgava pessoas de outras religiões inferiores por não serem espíritas. Sim, você realizava projetos sociais dando sopa aos pobres, mas em seus pensamentos sentia-se o máximo praticando a caridade e julgava que os pobres não eram tão evoluídos por estarem amargando a pobreza, quando na verdade muitos deles eram mais puros que você. Sim, você ministrava o passe, mas considerava que seu passe era mais “poderoso” e mais curador do que o passe de outros passistas. Sim, você ajudava financeiramente instituições de caridade, mas dentro de ti sempre dava o dinheiro esperando receber algo em troca e sentindo-se alguém muito “caridoso”. E finalmente… Sim, você dava palestras aos iniciantes na doutrina, mas acreditava ter mais conhecimento que eles e se colocava numa posição de destaque e vaidade intelectual. Tudo isso suscitando uma das maiores chagas da humanidade, o “orgulho” e a “vaidade”.
O homem ficou impressionado com as revelações daquele espírito. De fato, revendo suas atitudes e sua perspectiva, intimamente havia quase sempre um sentimento de superioridade, de orgulho em relação aos outros, diante de tudo o que foi feito.
O espírita então olhou para dentro de si e começou a se arrepender de tudo aquilo, reconhecendo seu erro e sentindo-se mais humilde. Nesse momento, ele sentiu uma luz brilhando dentro dele e começou a se elevar. Ao perceber que estava se elevando e deixando o umbral, avistou outros espíritos ainda presos à condição umbralina e novamente lhe veio um orgulho e uma sensação de superioridade em relação aos mesmos. Após sentir isso, caiu novamente no umbral, e a queda dessa vez foi ainda mais dolorosa. Um dos espíritos trevosos disse:
– Você caiu novamente porque, no momento em que se elevava, começou a sentir uma certa superioridade em relação aos espíritos que aqui estavam, suscitando mais uma vez uma condição de orgulho. Além disso, “A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido”. (Lucas 12:48).
O homem ficou muito triste com tudo aquilo. Entrou dentro de si mesmo e com toda a sinceridade pensou: Sim, é isso mesmo. Eu fui uma pessoa arrogante por ser espírita e por tudo o que eu fazia. Esse orgulho neutralizou todo o mérito de minhas ações. Mas tudo bem, eu mereço estar aqui no umbral. Vou ficar por aqui mesmo, quem sabe eu aprendo alguma coisa. Não me importo mais comigo e entrego minha vida a Deus… Como disse Jesus, “Que seja feita a vontade de Deus e não a minha”.
O homem caiu no chão e apenas se entregou a Deus com fé. Nesse momento, não tinha mais nenhum sentimento de autoimportância. Fechou os olhos e deixou tudo fluir…
Nesse momento, seu corpo começou a se tornar um corpo de luz e, sem nem perceber, começou a se elevar novamente. Assim que chegou a uma zona mais elevada, abriu os olhos e, para sua surpresa, havia se libertado do umbral. Dessa vez, nem percebeu que estava se elevando e se libertando.
Um dos espíritos trevosos estava esperando por ele nesse plano mais elevado. Tirou a capa preta e uma luz maravilhosa começou a brilhar. O espírita percebeu que esse espírito não era negativo, mas um espírito de luz que o estava ajudando desde o início. O espírito disse:
– Tua renúncia de ti mesmo no último momento te salvou do umbral. Que tudo isso sirva de lição para você, meu filho. Toda essa experiência que você passou serve para os membros de qualquer religião. E não se esqueça jamais do que disse Jesus:
“Não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita”. (Mateus 6:3)




60 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma das mais sábias mensagens que já li

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo e tentando seguir a Doutrina Espírita, há pelo menos um ano, comecei lendo contos e história, já li os livros de Kardeck, pretendo le-los novamente, paraa tirar ao máximo seus ensinamento. Estou ainda muito longe de me dizer Espírita, não frequento nenhum Centro, e não participo de mutirões de ajuda, tento, fazer o meu possível, ajudando aki e ali, mas sei q é muito pouco. Assim como este Espírita da História, tenho muito receio de onde vou parar quando desencarnar, mas é como ele mesmo disse, sejaa feita a vontade de Deus. Espero melhorar a cada dia mais, embora saiba que tenho muitos defeitos a serem corrigidos, como vejo em Palestras, tal como a reforma íntima. Meu Nome é Ricardo, Moro em Guapimirim, e gostaria de Saber se há algum Centro Espirita da Doutrina de Kardeck aqui em minha Cidade. meu Email é ricardocunhabrandao@bol,com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ricardo,
      Em Guapimirim - RJ, localizei o SEAE - Sociedade Espírita de Assistência e Estudo.

      Excluir
    2. Ola Ricardo, meu nome tbem é Ricardo e sou apaixonado pela doutrina espirita e ha alguns anos eu tenho intensificado meus estudos lendo e vendo videoa na internet, assim como vc, nao frequento nenhuma casa ainda mas estou aprendendo muito cada dia mais...principalmente com os videos do Haroldo Dutra Dias sobre Leviticos e Genesis e outros de varios temas dados por outros mediuns. Talves isso possa ajudar vc a tirar muitas duvidas tbem e ser um apaixonado como eu por essa doutrina de pura luz....ricardo_flima17@hotmail.com. Graça e Paz meu irmao...

      Excluir
    3. Ola Ricardo, meu nome tbem é Ricardo e sou apaixonado pela doutrina espirita e ha alguns anos eu tenho intensificado meus estudos lendo e vendo videoa na internet, assim como vc, nao frequento nenhuma casa ainda mas estou aprendendo muito cada dia mais...principalmente com os videos do Haroldo Dutra Dias sobre Leviticos e Genesis e outros de varios temas dados por outros mediuns. Talves isso possa ajudar vc a tirar muitas duvidas tbem e ser um apaixonado como eu por essa doutrina de pura luz....ricardo_flima17@hotmail.com. Graça e Paz meu irmao...

      Excluir
    4. Em Guapimirim conheço 2 (dois), o SEAE, na rua das hortências e a CCECIT, casa do irmao Thomas na rua. Pedro Ferreira de Almeida n.149 onde frequento.

      Excluir
  4. Que linda mensagem de aprendizado! Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito significativa e esclarecedora,a mensagem, obrigada vcs.

    ResponderExcluir
  7. Sem criar polêmicas, mas não existe DOUTRINA KARDECISTA, Hippolyte Léon Denizard Rivail, o verdadeiro nome de Allan Kardec, compilou os ensinamentos dos espíritos, nunca foi médium, foi um instrumento dos espíritos evoluídos , para difundir o Espiritismo, esta sim, uma Doutrina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Fernando,

      Concordo com seu ponto de vista. É algo que é interessante mencionar para outras pessoas que ainda não conheçam a doutrina suficientemente.

      Vale ressaltar também que como o sentido das palavras vai "evoluindo" :) junto com a língua, vão surgindo novas significações das mesmas ou formando novas palavras.

      Principalmente aqui no Brasil, onde é muito forte outras linhas religiosas / doutrinárias de cunho espiritual, como o candomblé (africana) e a umbanda (legitimamente brasileira).

      Como essas duas religiões foram muito combatidas por estarem relacionadas aos escravos nos séculos passados, estas se utilizaram do nome "centro espírita", "centro de mesa branca" e outras denominações em suas instalações, para infundir a idéia de ser um centro espírita com bases nos escritos franceses de Allan Kardec, procurando assim fugir da dura perseguição.

      Atualmente, o termo ESPIRITA / ESPIRITISMO causa uma certa confusão na população em geral. As pessoas confundindo as três doutrinas em uma só...

      Quando incluimos o termo KARDECISTA segue a doutrina espírita apresentada ao mundo por Allan Kardec, conforme sua explicação acima.

      Todas as três religiões / doutrinas, são muito importantes para a evolução do planeta, tocando os corações de seus seguidores de formas diferentes. Abençoadas por equipes espirituais de grande porte, embora com suas peculiaridades que um dia serão aplainadas.

      Muita paz.

      Excluir
    2. Fernando,concordo com você Qaulquer religião nos leva para o mesmo caminho Eu sou espiríta há mais de trinta anos, e seu quer vou passar pelo umbral. Pois o perdão é difícil de praticar.Imagina Jesus pedindo para sermos caridosos para com os criminosos. Sabe lá o que é temos que perdoar um ex
      trupador?

      Excluir
  8. bom... sendo bem pragmático. Quer dizer que o espirito que disse tudo isso a ao homem de 55 anos de forma tão evoluída ainda estava preso no Umbral? Tipo. O espirito morador do umbral foi evoluído o suficiente para descobrir os motivos deste homem de 55 anos estar no Umbral naquele momento, motivos como vaidade, orgulho, entre outras características do mal que o homeme de 55 anos nunca pode perceber ? Penso que para uma pessoa conseguir diagnosticar outra dessa maneira, ela é tão evoluída quanto. Entao porque ela estava no Umbral? Estranho. Como também achei bem estranho essa recuperação quase que imediata do homem de 55 anos. Isso não acontece assim. Ninguém muda instantaneamente e vê luz chegar ao seu alcance. Duvidosos demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André Aires, assim como acredito nos ensinamentos de Jesus na Bíblia, acho que não importa como aconteceu o fato ou a veracidade da história, mas sim a moral deixada por ela. Também acho que mesmo que uma pessoa seja tão sapiente da existência de erros e defeitos em si e/ou nos outros, tentar se desvencilhar desses erros, conseguir vencer esses vícios, pode ainda ser um ato muito difícil.

      Excluir
    2. Bom André,tambem pensei assim mas não tanto ao pé da letra.Percebi que esse espírito trevoso tava muito fajuto pro meu gosto mas depois a estranheza para por que ele se revelou quem realmente era,um Espírito amigo daquele homem ,que estava tentando socorrê-lo de alguma forma.Pra mim a moral da história foi válida.E o que importa no final das contas.

      Excluir
    3. Bom André,tambem pensei assim mas não tanto ao pé da letra.Percebi que esse espírito trevoso tava muito fajuto pro meu gosto mas depois a estranheza para por que ele se revelou quem realmente era,um Espírito amigo daquele homem ,que estava tentando socorrê-lo de alguma forma.Pra mim a moral da história foi válida.E o que importa no final das contas.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Anndre, ele era um espirito socorrista. Estava no umbral para socorrer o espirito de 55 anos.
      Existem espirito,de luz q ficam por la tentando fazer com q espiritos errantes percebam seus anos e perdoem para serem perdoados. ;)
      Resumidamente....

      Excluir
    6. Olá André,

      O relato, pode ser uma história verídica, ocorrida com algum irmão em evolução ou uma estória, imaginada pelo autor, seja encarnado ou desencarnado, para nos fazer pensar sobre o referrido assunto. De uma forma ou de outra, o objetivo foi atingido, pois estamos aqui conversando sobre o assunto.

      Se observarmos o penúltimo paragrafo do texto, observamos que o espírito "trevoso" era na verdade um espirito de luz, usando o artifício de se igualar ao ambiente que eles estavam em trabalho de salvação.

      Basicamente ele "vestiu" o manto, diminuindo sua posição, para não "espantar", acanhar ou incomodar os auxiliados, algo relatado em vários livros espíritas.

      De fato, orgulho, vaidade, egoísmo, etc, as vezes são sentimentos que contém nuances que podem ou não ser percebidas mais evidentemente.

      Somente espíritos bem evoluídos, vivenciados nas "lides" do altíssimo, tem a capacidade e sensibilidade de "ver" essas circunstâncias escrítas no nosso perispíritos, nos nossos pensamentos e nas nossas ações.

      Por isso, no caso apresentado, o espírito pode ser seu mentor ou seu amigo espiritual e estado presente na vida deste homem desde sempre, conhecendo-o melhor do ele mesmo.

      Como ressalta-se na sua dúvida, realmente a natureza não dá saltos... não se conquista a evolução de uma hora para outra... MAS o "limiar" sempre parece um salto.

      É como algumas pessoas dizem... como é que pode, num dia estava vivo e no outro morto... :)

      Enfim... na estória, essa situação orquestrada pelo espirito superior, pode ter sido provocada para "quebrar a casca de ovo" do coração do homem, algo que fez ele entender um pouco mais sobre si mesmo e dar esse passo mais à frente e continuar sua evolução espiritual.

      Ou seja, a evolução já estava lá... e foi descoberta pelo homem, com a ajuda do mentor.

      Muita paz a todos.

      Excluir
    7. Vocês não perceberam que o tal espírito das trevas, era na verdade, o mentor do homem de 55 anos? Um ser que sempre o acompanhou e portanto, sabia tudo da sua vida? Quanto a mudança automática de sintonia vibracional, quem garante que não pode ter ocorrido mesmo em fração de segundos, após um arrependimento puro e sincero, afinal orgulho e vaidade, infelismente, a maioria de nós temos.

      Excluir
    8. Algo como 'Eureka'!
      Embora o conto tenha o fator 'sequencia temporal' como motor para ilustrar a presunção, posso entender a mensagem claramente. Existe um momento mágico em nosso intimo em que ocorre como um 'click' e nosso ponto de vista muda radicalmente. É como a 'conversão'. Muitas pessoas acham que convertem quando na verdade, o que ocorre e algo como um momento magico onde realmente mudamos o curso da nossa estória!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite a todos ! A farta literatura Espírita e Espiritualista nos demonstra e ensina que os Obreiros de Luz se encontram em todos os Planos da Existência, sejam eles Físicos ou Extra-Físicos, assim como no Umbral e nas Zonas Abissais, portanto não há o porquê de se surpreender com a presença daquela entidade no zona umbralina, se travestindo de uma vestimenta que poderia aparentar um certa "inferioridade" mas que era apropriada para o local em que estava atuando, até para a sua própria proteção. Outro aspecto é que na Seara do Criador existe oportunidade para os tipos de Obreiros, de graus evolutivos diferentes e apropriados a cada função a ser exercida, então não esperemos que somente os super evoluídos estejam atuando a serviço do Bem. O Pai da Vida abraça a todos que queiram/possam servi-lo e lhes dá a oportunidade de redimirem atuando a favor do próximo mais necessitado e de si mesmos. A mensagem acima explana um fato que é comum em muitos de nós, quanto ao aspecto tempo nesse caso entendo ser irrelevante já que para nós no plano físico ele tem uma realidade e no extra-físico outro realidade totalmente diversa podendo ser maior ou menor conforme as circunstancias e o nosso grau de percepção. O que vale e a profundeza e beleza do ensinamento. Agostinho G. Pereira

    ResponderExcluir
  11. Prova da Misericórdia de Deus. Não nos abandona nunca. Esclarecidos ou não. Sabe das nossas imperfeições. Cada situação, é uma nova aprendizagem para o espírito encarnado e/ou desencarnado, que se preocupa com sua evolução espiritual.

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso e ainda existe muito por ai ! vamos refletir .

    ResponderExcluir
  13. Obrigada, Hugo Lapa, pelo post. Muito bom.
    Abraços extensivos à Camila

    ResponderExcluir
  14. QUERIDOS AMIGOS E IRMAOS QUANTOS DE NOS AGIMOS DESTA FORMA MUITAS VEZES NEM PERCEBEMOS NAO NOS ESQUEÇAMOS SOMOS HUMANOS COM SUAS FRAQUEZAS AMEI ESTE ENSINAMENTO .PARABENS A AGOSTINHO G.PEREIRA QUE ESCLARECEU MUITO BEM PAZ E LUZ A TODOS

    ResponderExcluir
  15. Jesus falava por parábolas e, se levadas ao pé da letra, algumas delas também parecem sem sentido à primeira vista. Concordo com os comentários sobre a importância da mensagem por aquilo que exemplifica, levando o leitor a refletir sobre suas atitudes atuais. A veracidade ou não da narrativa fica em segundo plano. O mais importante é que não deprecia ou deturpa a Doutrina Espírita. Parabéns ao autor!

    ResponderExcluir
  16. Amar ao aproximo sem ver a quem e ajudar sem ver a quem, mesmo nos tempos atuais onde somos enganados, prejudicados, temos que ser fortes e prosseguir na nossa ajuda interior, sabemos todos da dificuldade que o ser humano tem em lidar com este tipo de sentimento, as vezes cometemos muitos erros porém depois nos arrependemos, assim só temo que fechar os olhos e como dizia minha vozinha conte até 10 e os problemas somem , até mesmo as grandes provocações que são para mim um grande desafio podemos de vez em ficar loucos ou irados , ficar brando e com um sentimento não de pena e dó e sim de que estamos no caminho certo, muita luz a todos e muito amor nos corações de todos.

    ResponderExcluir
  17. Deixei de seguir esta doutrina (que por sinal tem belos ensinamentos) justamente por me deparar com pessoas dentro dela exatamente similares ao assumido espírita que acabou no umbral. De qualquer forma, fica uma reflexão, principalmente para os adeptos da doutrina, que não basta apenas o exercício da caridade, mas o amor ao próximo e tolerância com o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Paulo Telles! Talvez, se você tivesse focado mais no "Espiritismo" do que nos "espíritas", não houvesse se decepcionado e ajudasse a engrossar as fileiras dos bons trabalhadores dessa Doutrina "de belos ensinamentos", segundo as suas próprias palavras. As imperfeições são atributos da alma em expiação e estarão presentes em qualquer agrupamento humano. Dispensar um segmento ideológico por esse motivo é o mesmo que matar o cavalo para exterminar os carrapatos. Indulgência também é caridade. Paz e Luz, meu querido!

      Excluir
  18. Excelente texto . A doutrina espírita é esclarecedora.Se me permitem,gostaria de sugerir o filme Nosso Lar.
    Também obras como:O Livro dos Espíritos de Alan Kardec. Contém 1019 perguntas feitas aos Espíritos e respondidas por eles .Além do Evangelho Segundo o Espiritismo,também de Kardec...e vasta literatura....

    ResponderExcluir
  19. Eu estive no túmulo de Kardec na França. Uma humilde morada.

    ResponderExcluir
  20. O meus queridos com todo respeito e muito respeito por vc e sua crença e de todos respeito é tudo.. Mas olha só usar alguns versiculos da biblia e alguns dizerem que acreditam na palavra de Deus é dificil e contradizente pois a #biblia afirma que o homem morre uma só vez depois disso o juizo Hebrus 9:27 efesios 2.8 ao 10 vai dizer que somos salvos por meio da fé e não por obras Paulo vai dizer aos 2ºcorintios 11:14 que satanás se tranfigura em anjo de luz o próprio Senhor Jesus dizendo no ev de João 5:39 Examinai as escrituras,porque vós dizeis ter nelas a vida eterna,e são elas que de mim testificam. v 40 E não quereis vir a mim para terdes vida. salmos 139. vai falar sobre os nomes no livro apocalipse 21:27 vai falar sobre o nome escrito no livro da vida. quando ele fala sobre fazer a vontade de Deus e não a dele JESUS ESTA FALANDO SOBRE obediencia a palavra submissão em amor ao Pai em fim tantas outras coisas.... #mais o importante eu entendi sobre a lição que querem #passar 2ºcorintios 5:10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal. Mas se crer na palavra e não crer na ressurreição e na eternidade segundo a palavra e como dizer que um peixe pode viver fora da agua leiam 1º corintios 15:12 ao 18.... UM ABRAÇO COM CARINHO E RESPEITO (André Assis ).

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, paz

    Não compreendi porque a Doutrina Espírita é o consolador prometido por Jesus. Alguém teria paciência de me ensinar?

    ResponderExcluir
  22. Caro anôNimo. Simples assim: a doutrina espírita é o legado que Jesus dEixou para a Humanidade. Infelizmente foi substituído por outras crendices e fanatismo religiosos e tornou-se a religião hoje um grande comércio. Jesus não deixou bíblias. Os ensinamentos primordiais são espíritas reencarnacionistas. Leia o livro vida de Jesus ditada por ele mesmo. Sou espírita Litàurico. Paz e prosperidade a todos. Paulo César

    ResponderExcluir
  23. Que mensagem mais linda, me tocou profundamente!

    ResponderExcluir
  24. Dizem que vou aqui enquanto durmo... É algo q me assusta.... Tenho medo do q vou ver... Como sair daí

    ResponderExcluir
  25. Religioes inferiores??adimiro esse comentario do mentor...kardek é lindo mas a. limitaçao e o conformismo q mata....bacaninha texto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Me desculpe se eu não compreendi a sua dúvida Leopoldo Leão, mas na frase

      "você julgava pessoas de outras religiões, inferiores, por não serem espíritas"

      Informa que o HOMEM achava isso e não o mentor... este estava justificando um dos motivos pelo HOMEM estar no umbral.

      Foi apenas uma questão de falta de vírgulas :)

      Muita paz.

      Excluir
  26. Eu nasci no espiritismo, fui criado no espiritismo - apesar de frequentar esporadicamente a igreja católica para deixar minha querida vó satisfeita - mas infelizmente virei ateu.

    Infelizmente por dois motivos: o primeiro é que ser ateu não é uma opção, é um processso lógico de contestar, então não tive opção, fui forçado pelo meu pensamento lógico. E o segundo motivo é que eu preferiria acreditar que um dia eu veria minha vó novamente, um querido amigo que se matou e um outro que morreu devido á uma doença grave.

    Um das estórias que me fizeram a começar a pensar a respeito, foi uma do Umbral, de que um dos lares, se não o André Luiz talvez outro, não me lembro. Utilizava um canhão, de laser, magnetismo ou outra força que apenas existia do lado de lá, para afastar os espiritos desesperados que vinham do Umbral.

    Analisando aquele estória, só pude começar a concluir, que não passava de fantasia. Não que Chico Xavier não seja uma pessoa boa, que ajuda todo mundo (isso é praticamente irrefutável), mas talvez, seja apenas um ser humano com um coração gigantesco e uma imaginação maior ainda.

    Só queria compartilhar minha experiência, Paz para todos.

    ResponderExcluir
  27. amei... acho que sou assim... preciso me repensar... ser mais humilde... e não me achar superior a ninguém, só porque tenho conhecimentos a mais não quer dizer que sou mais do que ninguem...Ana Gomes

    ResponderExcluir
  28. Como ser humilde sem ser usado pelos outros?

    ResponderExcluir
  29. Excelente texto. De fato serve para todas as religiões!

    ResponderExcluir
  30. Excelente texto. De fato serve para todas as religiões!

    ResponderExcluir
  31. Olá Edyrio...o que tenho a informar: como estas são as tuas palavras...."Como essas duas religiões foram muito combatidas por estarem relacionadas aos escravos nos séculos passados, estas se utilizaram do nome "centro espírita", "centro de mesa branca" e outras denominações em suas instalações, para infundir a idéia de ser um centro espírita com bases nos escritos franceses de Allan Kardec, procurando assim fugir da dura perseguição"......Apenas uma correção: O Candomblé não é uma religião espirita, é uma religião que cultua Orixás....isso significa que: Orixá é uma palavra de origem Yoruba, que tem como principio o culto "à cabeça"...ou seja. Orixá está na cabeça, intricico à memória do Indivíduo...O candomblé não trata do espírito como o Kardecismo o trata...No Candomblé não há incorporação de espíritos...no Candomblé são tratadas energias da natureza,é um conceito totalmente diferente de outras religiões...No entanto isso não invalida qualquer outra posição religiosa. Outra observação...Na Umbanda o espiritismo é mais abrangente pelo fato de estar ligado aos espíritos daqueles que por algum motivo revivem em incorporações para praticar a caridade...As casas de candomblé são denominadas de Roça, Barracão,e outras denominaçãoes que ficam na dependência de suas raízes de origem...já nas casas de Umbanda, alguma são denominadas de centros espíritas...e alguma até desenvolvem doutrinas kardecistas....espero ter colaborado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Pássaro Branco,

      Muito obrigado por me ajudar a complementar meu conhecimento. Sou sempre grato a todos os que participam para contribuir e dividir suas idéias. Fazendo isso, estamos cada fez mais ricos daquilo que "não enferruja e a traça não roi" :)

      Já tinha conhecimento que as duas religiões são diferentes no aspecto teológico mencionado em sua resposta.

      Devo ter me expressado de maneira errada no texto. Considero o candomblé, uma religião espiritualista, ou seja, que seus adeptos acreditam que existe um "algo" (que deve ter um termo diferente dentro da camdomblé) que nós espíritas chamamos de espírito, que se mantém de maneira auto-consciente, após a morte do corpo.

      Interessante mencionar que o termos "espírito", "espírita", "espiritismo" foram criados na época por Allan Kardec, com registros em cartório e tudo :)

      Acredito você já saiba de cor, mas eu não conhecia e talvez alguém que esteja lendo este comentário, talvez não... pesquisando um pouco mais sobre o assunto, descobri que:

      No camdomblé, quando desencarnamos, vamos para a terra de nossos ancestrais - Órun. Em algumas circunstâncias ritualísticas, um antepassado pode ser invocado e quando incorporado, ser chamado de Egúngún - mascarado, em sua indumentária característica, trazendo bênçãos e orientações aos que assim desejam.

      Todas as vezes em que se reverenciam os Orixás no camdomblé, uma parte das cerimônias é destinada aos ancestrais da comunidade, nas dependências, também conhecidos como Ésá.

      Enfim, acredito que embora os ritos no candomblé sejam diferentes da umbamda, os espíritos tem um lugar de destaque
      em ambas.

      Espero ter contribuído também. Um abraço fraterno ao amigo Pássaro Branco.

      Muita paz a todos.

      Excluir
  32. Tudo serve como aprendizado e assim como diz a doutrina estamos sempre evoluindo, que nós sirva para melhorar a cada dia das impurezas e imperfeições carnais. Amém

    ResponderExcluir