quinta-feira, 28 de abril de 2016

Degrau por Degrau[1]


 

Fábio Jesus Flores
 

A Doutrina Espírita nos ensina que o único determinismo a que estamos fadados é a Evolução. Nascemos simples e ignorantes e chegaremos um dia à Perfeição.
Mas o que realmente Deus espera de nós?
Durante certo tempo que passamos nos Mundos Primitivos, depuramos sensações.
Somos expostos ao frio, ao calor, à fome, ao medo, ao instinto de preservação tanto quando matávamos ou nos reproduzíamos, buscando apenas satisfazer as mais importantes necessidades para que nos mantivéssemos vivos.
Quando adentramos ao Mundo Hominal fomos presenteados com a ferramenta que nos apresentará qual caminho pegaremos. Deus nos concede o poder de escolha, o Livre Arbítrio!
Detentores disso nossas fraquezas e virtudes vêm à tona.
O grande problema é que temos uma imensa facilidade pra gostar daquilo que é fácil, cômodo. Somos propícios a permanecer em nossas zonas de conforto e então tudo aquilo que precisa ser mudado, convertido, religado, é por nós, procrastinado.
Percebemos então, depois de muito sofrimento, que algo tem que ser mudado, mesmo que para isso haja sacrifícios.
E o sacrifício que dizemos nesse período de "despertar" são comportamentos que até então vinham "emperrando" nossas vidas.
Mas olha que coisa interessante: tudo aquilo que precisa ser mudado é ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE nosso!
Meu egoísmo é o MEU EGOISMO;
Minha intolerância é a MINHA INTOLERÂNCIA;
Meu ódio é o MEU ÓDIO;
Minhas más inclinações são MINHAS MÁS INCLINAÇÕES.
 
Daí, a falta de clareza muitas vezes nos faz achar que o mundo deve ser mudado para que se adapte aos nossos comportamentos. Olha aí o medo de deixar a zona de conforto.
Quando Lívia foi difamada para Públio Lentulus e este passou mais de 20 anos menosprezando e maldizendo a esposa, o que essa fez? Abriu uma creche? Um albergue? Foi servir sopa na noite pra mendigos?
Não. Lívia perdoou! Passou esse tempo todo perdoando e amando.
Possivelmente esse espírito necessitava desenvolver essa qualidade, no exercício de se melhorar, de Evoluir.
Ahhhh...
"Como fui tão cabeça oca esse tempo todo...!"
Se Deus coloca meus desafetos dentro de casa, como irmão, Pai, Mãe, filho, cunhado, sogra, sogro, genro, será que o que ele quer é que eu aprimore meus bons sentimentos e aniquile minhas más inclinações?
Sim!
A minha evolução é MINHA!
Ninguém pode evoluir por mim, assim como não posso evoluir pros outros.
Então, de nada adianta darmos passe, fazermos sopa, recolhermos roupas, falarmos mansamente quando colocamos os pés no Centro, nas Igrejas, nos Templos, e assim que retornamos para casa a primeira coisa que fazemos é maldizermos aquele que Deus nos concedeu como oportunidade de amar a fim de nos depurarmos nesse exercício, portanto irmãos, precisamos, todos, exercer a Caridade aos próximos mais próximos que temos.
Fazendo isso, com certeza, estamos agradando a Deus.
E não será uma recompensa de Deus o avanço na escala evolutiva, mas sim, consequência Natural na Lei Divina.
Ahhhh, ia me esquecendo... Ajudar aos "outros próximos", fazendo a sopa, tolerando diferenças, doando roupas e muito mais, ajuda a acelerar essa evolução!
 
Muita Luz e Paz a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário