JAGDISH
CHANDRA (caso de reencarnação)
Robert McLuhan e James G. Matlock
É o caso do jovem filho de um
advogado na Índia que, aos três anos de idade, começou a falar de uma vida
anterior como filho mimado de um oficial brâmane corrupto em uma cidade
distante. Seu pai publicou suas declarações em um jornal antes de verificá-las.
O caso foi questionado por críticos que sugerem que pode ter sido
fraudulentamente planejado pelo pai advogado.
Babu Pandey e Jai Gopal
Varanasi (anteriormente
Benares), no nordeste da Índia, é um destino para peregrinos, o mais importante
desses lugares ao longo das margens do rio Ganges. Milhares de pessoas o
visitam todos os anos para se banhar nas águas sagradas do rio, usando ghats
(cais com degraus para fins de banho). Os ghats são administrados por
pandas, brâmanes cujo trabalho é ajudar os peregrinos em troca de uma taxa, mas
que historicamente os exploram por dinheiro. Um panda particularmente rico e
importante foi Babu Pandey, cujo filho Jai Gopal morreu em 1922.
Jagdish Chandra
Em 1926, K.K.N. Sahay, advogado
de profissão, estava cuidando de sua esposa doente em casa em Bareilly quando
seu filho Jagdish Chandra, então com três anos e três meses de idade, viu um
carro a motor (então ainda raro na Índia) e pediu ao pai que lhe desse um.
Quando seu pai hesitou, Jagdish Chandra comentou que ele poderia pegar 'seu'
carro na casa de Babuji. Em resposta às perguntas, ele respondeu que Babuji
morava em Benares e era "seu" pai. Posteriormente, ele deu mais
detalhes sobre a vida anterior de que se lembrava.
K.K.N. Sahay então escreveu ao Leader,
um conhecido jornal de língua inglesa do norte da Índia, da seguinte forma:
Meu filho, Jagdish Chandra, conta a história de sua
vida anterior de uma forma muito conectada. Ele dá o nome de seu pai como
Babuji Pandey, local de residência em Benares, descreve a casa de Babuji em
Benares e faz menção particular a um grande portão, uma sala de estar e uma
sala subterrânea com um cofre de ferro fixado em uma das paredes.
Ele também descreve o pátio em que Babuji se senta à
noite. Ele descreve que Babuji e as pessoas que se reúnem lá bebem bhang [uma
bebida intoxicante]. Babuji tem malish [massagem] em seu corpo e pinta seu
rosto com pó ou terra antes do banho ao lavar o rosto pela manhã. Ele descreve
dois carros e um faetonte com um par [de cavalos] e diz que Babuji teve dois
filhos e uma esposa e todos morreram. Babuji está sozinho. Ele também descreveu
muitos assuntos particulares e familiares.
Não tenho amigos ou parentes em Benares. Minha esposa
nunca esteve lá. Eu nunca ouvi falar de Babuji antes.
Convido todos os cavalheiros que se sentirem
interessados a averiguar a verdade da história contada pelo menino com espírito
científico.
Sahay também listou sete pessoas
que conversaram com Jagdish Chandra sobre suas memórias. Ele escreveu novamente
ao jornal na semana seguinte para dizer que havia recebido cartas de pessoas
desconhecidas para ele em Benares identificando 'Babuji' como Babu Pandey,
também conhecido como Pandit Mathura Prasad Pandey. Um correspondente disse que
percebeu imediatamente que Jagdish Chandra estava falando sobre Babu Pandey,
que era seu cliente há alguns anos, e que, tendo contatado Babu, ele estava em
posição de confirmar que quase todos os detalhes fornecidos por Jagdish Chandra
estavam corretos.
A K.K.N. Sahay tomou medidas
para garantir que o máximo possível sobre o caso pudesse ser verificado antes
que qualquer contato fosse feito com a família Panday em Benares. Para esse
fim, ele seguiu o conselho de colegas advogados e pediu-lhes que testemunhassem
as declarações, enquanto as corroborações eram tratadas por correspondência e
não por contato pessoal. Ele então levou seu filho a Benares para conhecer a
família Pandey.
Nessa ocasião, Jagdish Chandra
fez alguns reconhecimentos de membros da família e indicou corretamente o
caminho para a casa de Babu Pandey através de um labirinto de ruas laterais,
aparentemente sem ajuda. Ele apontou para a tia de Jai Gopal. No dia seguinte,
ele foi ao encontro do próprio Babu Pandey, que, no entanto, não falou ou fez
qualquer comentário em sua presença. Nesta ocasião, Jagdish Chandra também
visitou o Dash Ashwamadh Ghat (píer de banho), que ele reconheceu à distância.
Ele também reconheceu um panda lá e parecia estar muito familiarizado com o
lugar. Ele recusou uma folha de bétele que lhe foi oferecida pelo panda,
dizendo que não poderia aceitar uma de uma pessoa de status inferior a si
mesmo. Ele também reconheceu outros marcos importantes.
Em 1927, Sahay publicou um
relatório detalhado do caso em um livreto.
Em 1961, Ian
Stevenson entrevistou Jagdish Chandra e membros de sua família em Bareilly,
bem como membros da família de Pandey em Benares. Stevenson realizou mais
entrevistas em quatro visitas de acompanhamento entre 1964 e 1973. Ele publicou
seu relatório do caso no primeiro volume de sua série Casos do Tipo
Reencarnação em 1975.
Declarações de Jagdish Chandra
Um total de 51 declarações
feitas por Jagdish Chandra quando criança foram gravadas por K.K.N. Sahay.
Destes, 36 foram anotados antes da tentativa de verificação e pelo menos 24
foram verificados antes de as duas famílias se conhecerem; outros onze não
puderam ser verificados. Jagdish Chandra, em entrevistas com Stevenson e em um
relatório escrito por ele mesmo, descreveu detalhes adicionais que ele disse
que se lembrava da vida anterior quando era criança. Alguns deles também foram
verificados.
Muitas crianças, nesses casos,
fazem declarações esporadicamente, muitas vezes em resposta a uma observação ou
incidente. As memórias de Jagdish Chandra foram desencadeadas ao ver o
automóvel, após o que ele fez a maioria de suas declarações sobre a vida
anterior em poucos dias. Memórias adicionais foram estimuladas durante a visita
a Benares. Algumas lembranças, por exemplo, de que eles nadavam no Ganges
diariamente e que ele usava uma tanga, eram prováveis, mas não podiam ser
verificadas. As memórias mais específicas estavam relacionadas a Babu Pandey e
sua esposa, a quem Jagdish Chandra chamava de 'tia'.
Alguns dos detalhes incluíram:
§ "Um soldado estava do lado de fora do
portão." Babu Pandey empregou guardas armados com cassetetes pesados, que
poderiam ter sido postados no portão.
§ "Havia piso de mármore na casa." Alguns
quartos do andar de cima da residência de Babu Pandey tinham um elegante piso
de mármore em um padrão xadrez.
§ 'A esposa de Babu Pandey se chamava Chachi. Ela usava
enfeites de ouro nos pulsos e orelhas, cozinhava e fazia pão. Ela tinha um véu
comprido e marcas no rosto. Chachi significa tia. Em uma família extensa, uma
criança pode ouvir seus primos chamando sua mãe de 'tia' e adquirir o hábito de
fazer o mesmo. Os outros detalhes também foram confirmados.
§ 'Seu irmão se chamava Jai Mangal. Ele morreu de
envenenamento. Suspeitava-se que o irmão de Jai Gopal, Jai Mangal, havia sido
envenenado acidentalmente, mas isso não era certo.
§ "Não havia filhas." As duas irmãs mais novas
de Jai Gopal nasceram depois que Jai Gopal morreu.
§ 'Babu Pandey tinha um carro.' Na verdade, Babu não
possuía carros, mas havia um disponível para empréstimo ou aluguel se Jai Gopal
quisesse dirigir.
§ 'Babu Pandey tinha um phateon e um par de cavalos,
também um ekka, um carro puxado por cavalos. Ele usava anéis de ouro nos dedos,
recebia peregrinos no grande salão da casa. Tudo confirmado como verdadeiro.
§ 'Existe um ghat chamado Dash Ashwamadh.' Dash
Ashwamadh é um dos ghats mais proeminentes de Benares.
§ 'Babu Pandey gostava de luta livre e eles tinham seu
próprio akhara (uma pequena arena para luta livre)'. Stevenson observou o
akhara situado na frente da casa.
§ "Babu Pandey pintou o rosto com cinzas ou argila
pela manhã e sentou-se no pátio à noite." Um informante confirmou que ele
"manchou o rosto com cinzas depois de lavá-lo todos os dias". Outro
disse que se sentava do lado de fora da casa por uma hora à noite.
As alegações de memória de
Jagdish Chandra chamaram a atenção da lei e ele deu uma declaração perante um
magistrado em Barielly em 28 de julho de 1926, antes de sua primeira visita a
Benares. Sahay incluiu uma transcrição literal em hindi, que foi traduzida para
Stevenson. Em seu depoimento, Jagdish Chandra deu seu nome como Jai Gopal,
revelando a força de sua identificação com o filho de Babu Pandey. Seu
testemunho incluiu muitos outros detalhes sobre a vida de Jai Gopal que foram
posteriormente verificados.
Comportamentos de Jagdish Chandra
Jagdish Chandra demonstrou um
comportamento incomum para uma criança da casta Kayastha, mas normal para um
brâmane. Por exemplo, ele insistia em ter permissão para comer antes de outros
membros da família (era costume convidar os brâmanes para começar a refeição
primeiro e os brâmanes ortodoxos esperam tal deferência ao comer com membros de
outras castas). Ele se recusou a comer com não-hindus ou a comer qualquer coisa
que tivesse sido preparada por eles. Ele também mostrou uma atitude
enfaticamente hostil em relação a todos os homens com barba. Isso pode estar
relacionado à antipatia dos muçulmanos por parte dos brâmanes ortodoxos.
No que diz respeito à dieta,
Jagidh Chandra gostava de doces, especialmente rabri - um favorito dos brâmanes
e especialmente dos pandas em Benares - e mostrava uma aversão apropriada a
alimentos salgados, alho, cebola, ovos e carne.
As memórias de Jagdish Chandra
foram desencadeadas pela visão do carro. Jai Gopal parece ter sido mimado por
seu pai e levado a entender sua alta posição como filho de um alto funcionário
brâmane. Jagdish Chandra disse mais tarde que a mãe de Jai Gopal havia
confirmado a ele que sempre que o menino queria dar um passeio, um carro era
chamado e ele era conduzido. O próprio Jagdish Chandra lembrou-se de quando
criança ter tido um desejo intenso por um carro, e foi isso que parece ter
estimulado o fluxo de memórias da vida anterior. O apego aos carros persistiu
mais tarde na vida.
Jagdish Chandra sentiu-se
rejeitado e magoado pela falta de interesse demonstrado por ele pela família de
Babu Pandey enquanto aquele homem estava vivo. No entanto, ele continuou a se
interessar por eles e visitou Benares novamente quando tinha quatorze anos
(embora não tenha entrado na casa ou encontrado ninguém) e novamente quando
tinha 26 anos. A essa altura, Babu Pandey havia morrido (ele morreu em 1933-4),
mas suas duas esposas, uma das quais era a mãe de Jai Gopal, e as duas irmãs
mais novas de Jai Gopal o receberam afetuosamente. Depois disso, ele continuou
a visitar a família com frequência e foi recebido por eles.
Ações de Babu Pandey
Babu Pandey não cooperou durante
a visita de Jagdish Chandra à sua casa. Uma razão pode ter sido o medo de que a
família do menino pudesse usar a alegação de que ele era seu filho renascido
para extrair dinheiro dele. Isso teria sido improvável, no entanto, já que K.K.N.
Sahay era um advogado próspero e considerado de alto caráter moral. Uma razão
mais provável foi que Jagdish Chandra revelou incidentes criminais no passado
de Babu. Um deles foi mais tarde descrito a Stevenson como o assassinato de um
peregrino por seu dinheiro e o descarte do corpo em um poço abandonado. A
preocupação de Babu teria sido agravada pelo interesse do magistrado no caso.
Ter aceitado a alegação de Jagdish Chandra teria sido arriscar que ele exponha
publicamente o assassinato; recusar-se a aceitá-lo, apesar da impressionante
precisão dos detalhes, pode ter suscitado suspeitas que levassem a uma
investigação mais aprofundada e à descoberta do crime. Daí a decisão de Babu de
permanecer em silêncio.
Análise de Stevenson
Stevenson sugere que o status do
pai de Jagdish Chandra, um homem educado e advogado, argumenta contra a
interpretação deste caso como um artifício fraudulento. O fato de K.K.N. Sahay
ter publicado detalhes do caso e permitido que colegas interrogassem seu filho
antes de buscar verificações de suas memórias teria tornado o engano ainda mais
difícil de manter. É difícil também conceber que um membro da casta Kayastha
treine seu filho nos hábitos e maneiras dos brâmanes.
A grande distância entre
Bareilly e Benares (cerca de 500 km), a separação das duas famílias por casta e
a vigilância rigorosa de Jagdish Chandra quando criança argumentam contra a
possibilidade de que ele possa ter coletado as informações detalhadas que
aprendeu sobre Babu Pandey e sua família sem que alguém soubesse disso.
Jagdish, irmão mais velho de
Chandra, disse a Stevenson que o menino falava menos da vida anterior após sua
primeira visita a Benares e, aos sete anos, parou de falar espontaneamente
sobre isso. Nas visitas de acompanhamento de Stevenson, no entanto, o próprio
Jagdish Chandra disse que suas memórias permaneciam claras e não haviam
desaparecido. Ele apenas parou de falar sobre elas.
Crítica de Nicol
Em uma resenha do livro em que o
relatório de Stevenson sobre o caso de Jagdish Chandra apareceu, J. Fraser
Nicol especulou que Jagdish Chandra poderia ter aprendido sobre Jai Gopal de
seus próprios pais ou de um servo da família.
Stevenson respondeu que, se fosse assim, não explicaria a identificação
comportamental de Jagdish Chandra com Jai Gopal.
Em uma tréplica, Nicol
esclareceu que estava indo além de propor que Jagdish Chandra tivesse ouvido
algo sobre Jai Gopal; ele estava sugerindo que 'ele poderia ter sido ensinado
por seu pai K. K. N. Sahay, ou mesmo por sua mãe'. Ele afirmou que o testemunho
de Jagdish Chandra perante o magistrado foi tão fluente que parecia ter sido
treinado.
Isso levou Stevenson a fornecer mais detalhes sobre as atividades de Sahay,
fazendo com que a alegação de fraude parecesse altamente implausível. Ele
deplorou 'extremos de incredulidade', como os demonstrados por Nicol.
Nicol respondeu com mais insinuações e concluiu devolvendo a Stevenson seu
reconhecimento de que, apesar de seus melhores esforços para chegar à verdade,
ele não tinha dúvidas de que às vezes estava errado.
O filósofo cético Paul Edwards
abraçou a lógica de Nicol em seu livro, Reincarnation: A Critical
Examination.
Ele apresentou uma teoria elaborada de como o caso foi inventado, mesmo
admitindo que isso era totalmente conjectural:
O cenário a seguir me parece uma explicação muito
melhor dos eventos do que qualquer suposição reencarnacionista. Aos três anos
de idade, Jagdish fez alguns comentários inocentes que o pai transformou em
memórias de reencarnação. A prima e seu marido que moravam em Benares e cuja
existência Sahay tentou esconder
forneceu-lhe informações sobre uma pessoa que havia morrido no momento
apropriado. Este era Jai Gopal, e Jagdish logo passou a acreditar no que seu
pai lhe disse, que ele havia vivido antes como Gopal em Benares. O pai então
começou sua campanha publicitária, terminando na jornada triunfante para
Benares.
"Nada disso é rebuscado se
Nicol estiver certo em sua suposição de que a declaração de Jagdish ao
magistrado foi aprendida de cor", afirma Edwards. "Desnecessário
dizer", ele admite, no entanto, "não tenho meios de saber se o cenário
que acabamos de esboçar se aproxima do que realmente aconteceu".
O pesquisador de reencarnação James
G. Matlock aponta que Edwards parece ter baseado seu julgamento apenas na
resenha do livro de Nicol. Se Edwards tivesse lido os relatos de casos de Sahay
ou Stevenson, ele teria aprendido, entre outras coisas, que este caso é uma das
exceções à regra sobre o desvanecimento das memórias no final da infância, que
Edwards considerava uma característica problemática de todos os casos de
reencarnação.
Jagdish Chandra, que nasceu em 1920, disse a Stevenson em 1969 que ainda tinha
lembranças claras da vida de Jai Gopal.
Este caso é um dos poucos casos de Stevenson com registros escritos feitos
antes que as reivindicações de memória fossem verificadas,
sem dúvida, uma das razões pelas quais os céticos estão tão interessados em
miná-lo.
Literatura
§ Edwards, P. (1996). Reincarnation: A Critical
Examination. Amherst, New York, USA:
Prometheus Books.
§ Matlock, J.G. (2023).
Reincarnation and past-life memory. In Probing Parapsychology: Essays on a
Controversial Science, ed. by G. Shafer. Jefferson, North Carolina, USA:
McFarland.
§ Nicol, J.F. (1976). Review
of Cases of the Reincarnation Type. Volume I: Ten Cases in India by Ian
Stevenson. Parapsychology Review
7/5 (Sept.-Oct.), 12-15.
§ Nicol, J.F. (1977a).
Letter to the Editor. Parapsychology Review 8/3 (May-June), 18-19.
§ Nicol, J.F. (1977b).
Letter to the Editor. Parapsychology Review 8/5 (Sept.-Oct.), 21-22.
§ Sahay, K.K.N. [1927]. Reincarnation:
Verified Cases of Rebirth after Death. Bareilly, India: Gupta.
§ Stevenson, I. (1975). Cases of the Reincarnation
Type. Vol. I: Ten Cases in India. Charlottesville, Virginia, USA: University Press of
Virginia.
§ Stevenson, I. (1977a).
Letter to the Editor. Parapsychology Review 8/1 (Jan.-Feb.), 19.
§ Stevenson, I. (1977b).
Letter to the Editor. Parapsychology Review 8/5 (Sept.-Oct.), 21.
§ Stevenson, I. (2001). Children
who Remember Previous Lives: A Question of
Reincarnation (rev. ed.). Jefferson, North Carolina, USA: McFarland.
Traduzido com
Google Tradutor